FUNDAMENTOS TÉCNICOS EM ESCOLARES COM DIFERENTES TEMPOS DE EXPERIÊNCIA NO FUTSAL

Autores

  • Frederico Deponti Brasil Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santiago, RS, Brasil
  • Laryssa Freitas Piecha Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santiago, RS, Brasil
  • Marcos Franken Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santiago, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i38.755

Resumo

As ações dos jogadores nos fundamentos técnicos do futsal são regidas por capacidades cognitivas que estão associadas com o tempo de experiência em crianças. Assim, o objetivo deste estudo foi comparar fundamentos técnicos em escolares praticantes de futsal com diferentes tempos de experiência da categoria sub-11. 20 crianças praticantes de futsal (19 do sexo masculino e uma do sexo feminino), com idade entre nove e onze anos, participantes de uma escolinha de futsal foram divididas em dois grupos de praticantes: com menor tempo de experiência (G1); e, com maior tempo de experiência (G2), todos em fase de aprendizagem e de treinamento do futsal. Ambos grupos foram avaliados pelo teste Skills, adaptado ao futsal. Foram obtidas e comparadas a idade, massa corporal, estatura, condução de bola, domínio de bola, precisão do chute e precisão de passe com o pé direito e esquerdo. A avaliação ocorreu individualmente com um período de adaptação da criança as tarefas do teste. Comparações das variáveis entre os grupos foram realizadas entre o tempo de experiência e os fundamentos técnicos foram testadas com α de 5%. Os achados deste estudo indicam que todos os fundamentos técnicos apresentaram valores similares (p > 0,05). Assim, na categoria sub-11, o tempo de experiência não foi um fator determinante no nível de aprendizado dos fundamentos técnicos e nas características antropométricas das crianças. Portanto, independente do tempo de experiência em jogadores da categoria sub-11, os mesmos podem apresentar desempenho similar nos fundamentos técnicos do futsal.

Biografia do Autor

Frederico Deponti Brasil, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santiago, RS, Brasil

Possui Graduação em Educação Física (2021) pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus Santiago, onde obteve participação como bolsista em projetos de ensino, extensão e de iniciação cientifica . Atualmente tem experiência, com a apresentação de trabalhos e participação em eventos, na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: natação, futsal, desempenho, biomecânica e indicadores.

Laryssa Freitas Piecha, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santiago, RS, Brasil

Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física.
Acadêmica de Educação Física, cursei 4 semestres de Bacharelado, atualmente fiz uma mudança para a Licenciatura, cursando 7º semestre, irei completar as duas. Toda a oportunidade que aparece na área executo o máximo de mim, procuro estar informada e busco conhecimentos para que possa repassar aos alunos, clientes. Estou sempre me dedicando no que faço e aprimorando as experiências.

Marcos Franken, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santiago, RS, Brasil

Possui graduação em Educação Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2007), especialização em Fisiologia do Exercício (2010), mestrado em Ciências do Movimento Humano (2011) e doutorado em Ciências do Movimento Humano (2017) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Professor da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Câmpus de Santiago, onde atua como Docente do Curso de Graduação em Educação Física e é Pós-Doutorando na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Professor de Cursos de Especialização nas áreas de Biomecânica e do Treinamento Esportivo. Têm experiência na área de Educação Física, com ênfase em Biomecânica, Fisiologia do Exercício, Treinamento Esportivo e Aprendizagem atuando principalmente nos seguintes temas: aspectos biomecânicos, fisiológicos e pedagógicos nos esportes aquáticos e terrestres. Foi Treinador de atletas de natação a nível nacional, de grupos de corrida, de treinamento personalizado e Professor e Coordenador de academias, clubes e escolas de atividades aquáticas e natação.

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Publicado

2023-01-01

Como Citar

Brasil, F. D. ., Piecha, L. F. ., & Franken, M. (2023). FUNDAMENTOS TÉCNICOS EM ESCOLARES COM DIFERENTES TEMPOS DE EXPERIÊNCIA NO FUTSAL. Vivências, 19(38), 57–68. https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i38.755

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO