FUNDAMENTOS TÉCNICOS EM ESCOLARES COM DIFERENTES TEMPOS DE EXPERIÊNCIA NO FUTSAL
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i38.755Resumo
As ações dos jogadores nos fundamentos técnicos do futsal são regidas por capacidades cognitivas que estão associadas com o tempo de experiência em crianças. Assim, o objetivo deste estudo foi comparar fundamentos técnicos em escolares praticantes de futsal com diferentes tempos de experiência da categoria sub-11. 20 crianças praticantes de futsal (19 do sexo masculino e uma do sexo feminino), com idade entre nove e onze anos, participantes de uma escolinha de futsal foram divididas em dois grupos de praticantes: com menor tempo de experiência (G1); e, com maior tempo de experiência (G2), todos em fase de aprendizagem e de treinamento do futsal. Ambos grupos foram avaliados pelo teste Skills, adaptado ao futsal. Foram obtidas e comparadas a idade, massa corporal, estatura, condução de bola, domínio de bola, precisão do chute e precisão de passe com o pé direito e esquerdo. A avaliação ocorreu individualmente com um período de adaptação da criança as tarefas do teste. Comparações das variáveis entre os grupos foram realizadas entre o tempo de experiência e os fundamentos técnicos foram testadas com α de 5%. Os achados deste estudo indicam que todos os fundamentos técnicos apresentaram valores similares (p > 0,05). Assim, na categoria sub-11, o tempo de experiência não foi um fator determinante no nível de aprendizado dos fundamentos técnicos e nas características antropométricas das crianças. Portanto, independente do tempo de experiência em jogadores da categoria sub-11, os mesmos podem apresentar desempenho similar nos fundamentos técnicos do futsal.
Referências
AGUIRRE, P. F.; CHAVES, P. M.; FRANKEN, M. Comparação do desempenho de fundamentos técnicos em crianças de diferentes faixas etárias no futsal. Rev Bras Futsal e Futebol. v. 11, n. 42, p. 105-110, 2019.
ANDRADE, V. L. et al. Velocidade da bola no chute no futsal: comparação entre garotos com diferentes níveis de desempenho e correlação de variáveis preditoras do desempenho. Rev Bras Educ Fís Esp. Vol. 29, Núm. 3. p. 371-81. 2015.
BARBIERI, F. A.; GOBBI, L. T. B. Assimetrias laterais no movimento de chute e rendimento no futebol e no futsal. Motricidade. v. 5, n. 2, p. 33-47, 2009.
BARBIERI, F. A. et al. Análise Cinemática da Variabilidade do Membro de Suporte Dominante e não Dominante Durante o Chute no Futsal. Rev Port Ciênc Desp. v. 8, n. 1, p. 68-76, 2008.
BERTUOL, L.; VALENTINI, N. C. Ansiedade competitiva de adolescentes: gênero, maturação, nível de experiência e modalidades esportivas. Rev Educ Fis. v. 17, n. 1, p. 65-74, 2006.
CAETANO, R. A. et al. Análise do tempo de posse de bola e a sua influência no resultado dos jogos do campeonato mundial de futsal. Rev Bras Futsal e Futebol. v. 7, n. 23, p. 16-20, 2015.
CRUZ, R. A. R. S. et al. Quantificação dos aspectos técnicos de uma equipe de futsal durante uma competição oficial. Rev Acta Bras Mov Hum. v. 3, n. 4, p. 57-67, 2013.
DARONCO, L. S. E.; FLÔRES, F. S. Fundamentos técnicos: a base do futsal. Lect: Educ Fís Dep. v. 16, n. 163, 2011.
FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL. Habilidades e Destrezas do Futebol: Os Skills do Futebol. Editora Federação Portuguesa de Futebol. Lisboa. 1986.
GARGANTA, J.; AMARAL, R. A modelação do jogo em futsal. Análise sequencial do 1X1 no processo ofensivo. Rev Port Cien Desp. v. 5, n. 3, p. 298-310, 2005.
GARGANTA, J. Trends of tactical performance analysis in team sports: bridging the gap between research, training and competition. Rev Port Cien Desp. v. 9, n. 1, p. 81–89, 2009.
GUIA, N.; FERREIRA, N.; PEIXOTO, C. A eficácia do processo ofensivo em futebol. O incremento do rendimento técnico-táctico. Lect: Educ Fís Dep. v. 10, n. 79, 2004.
GRECO, P. J. O modelo pendular do comportamento e da ação tática nos esportes coletivos. Rev Bras Psicol Esp Exerc. v. 0, p. 107–129, 2006.
GRÉHAIGNE, J.; BOUTHIER, D.; DAVID, B. Dynamic-system analysis of opponent relationship in collective action in soccer. J Sports Sci. v. 15, p. 137-149, 1997.
ISAK. International Society for the Advancement of Kinanthropometry (ISAK). International standards for anthropometric assessment: A manual for teaching materials for accreditation. 2nd. Ed., 2006.
MUTTI, D. Futsal: Da Iniciação ao Alto Nível. São Paulo, Phorte, 2003.
OLIVEIRA, S. R. S. et al. Futebol feminino de competição: uma análise das tendências do comportamento das mulheres/atletas em competir, vencer e estabelecer metas. Rev Bras Educ Fís Esp. v. 20, n. 3, p. 209-18, 2006.
PINTO, J. G. V. et al. The reduced games in futsal and its influence in tactical and technical actions in athletes under-13. Eur J Phys Educ Sport Sci. v. 4, p. 54-62, 2018.
PITTOLI, T. E. M. Scout no futsal: o que os números mostram sobre o jogo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física-Licenciatura). Universidade Estadual Paulista. Rio Claro, 2008.
RÉ, A. H. N. et al. Anthropometric characteristics, field test scores and match-related technical performance in youth indoor soccer players with different playing status. Int J Perform Analys Sport. v. 14, p. 482-492, 2014.
RÉ, A. H. N. Características do futebol e do futsal: implicações para o treinamento de adolescentes e adultos jovens. Lect: Educ Fís Dep. v. 13, p. 127, 2008.
RÉ, A. H. N. Desempenho de adolescentes no futsal: relações com medidas antropométricas, motoras e tempo de prática. Tese (Doutorado) - Escola de Educação Física e Esporte. Universidade de São Paulo. São Paulo, 2007.
REIS, M. et al. Assessment of the performance of novice futsal players in the execution of futsal – specific motor skills. Hum Mov. v. 20, n. 3, p. 29–37, 2019.
RUSSELL, M.; KINGSLEY, M. Influence of Exercise on Skill Proficiency in Soccer. Sports Med. v. 41, n. 7, p. 523-539, 2011.
SAAD, M. A.; NASCIMENTO, J. V.; MILISTETD, M. Nível de desenvolvimento técnico-tático de jovens jogadores de futsal, considerando a experiência esportiva. Rev Educ Fís. v. 24, n. 4, p. 535-544, 2013.
TENROLLER, C. A. Futsal: Ensino e prática. Canoas: Ed. ULBRA, 2004.
VIEIRA, L. H. P. et al. Preliminary results on organization on the court, physical and technical performance of Brazilian professional futsal players: comparison between friendly pre-season and official match. Motriz. v. 22, n. 2, p. 80-92, 2016.
VOSER, R. C.; GIUSTI, J. G. O. Futsal e a Escola: Uma Perspectiva Pedagógica. Porto Alegre: Artmed. 2002.
VOSER, R. C. Futsal: princípios técnicos e táticos. 3ª edição. Canoas. ULBRA, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.