PAULO FREIRE NA ATUALIDADE: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: QUÍMICA DA VIDA E SAÚDE DA UFSM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v16i31.77

Resumo

Este trabalho teve como objetivo identificar, no contexto atual, concepções de pós-graduandos do PPGECQVS/UFSM sobre a Teoria Educacional de Paulo Freire. Trata-se de uma pesquisa investigativa, transversal, de caráter quali-quantitativo. Utilizou-se como instrumento um questionário com perguntas abertas e fechadas. Foi utilizada estatística descritiva para os dados quantitativos e análise de conteúdo para os textuais. Foram elencadas três categorias de análise: a. Educação Escolar Brasileira na Atualidade, b. Projeto Político Pedagógico e Paulo Freire e c. Paulo Freire, da teoria à prática. A maioria dos participantes eram mulheres com formação inicial em Ciências Biológicas, com experiência profissional docente acima de seis anos, e o primeiro contato com a Teoria Educacional de Paulo Freire, entre todos os participantes, foi dependente do perfil curricular de cada curso de graduação; assim como os que referiram não ter tido contato na formação inicial o tiveram na pós-graduação. Concluiu-se que os alunos percebem o contexto educacional brasileiro em crise financeira, de incentivo aos docentes, administrativa, governamental e distante dos pensamentos freireanos; assim como,  que a Teoria de Freire é possível e aplicável, porém necessita de ampla colaboração de docentes, discentes e entes governamentais.

Biografia do Autor

Vanessa Lago Morin, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Fisioterapeuta, especialista em gestão e atenção no sistema público de saúde, Mestra em Ciências da Saúde e doutoranda do curso de Pós-graduação em Educação em Ciências - Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria.

Gabriela Brum de Deus, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Licenciatura em Educação Física. Mestranda do curso de Pós-graduação em Educação em Ciências - Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista CAPES.

Natiele Medina Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Licenciatura em Ciências Biológicas. Mestranda do curso de Pós-graduação em Educação em Ciências - Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista CAPES.

Karine Gehrke Graffunder, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Licenciatura em Ciências Biológicas. Mestranda do curso de Pós-graduação em Educação em Ciências - Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista CAPES.

Cristiane Muenchen, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Licenciatura Plena em Física. Mestre em Educação. Doutora em Educação Científica e Tecnológica. Docente dos Programas de Pós-Graduação: Educação em Ciências - Química da Vida e Saúde e Educação Matemática e Ensino de Física da Universidade Federal de Santa Maria.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 2 ed. São Paulo: Edições 70, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Editora Paz e Terra; 2011.

________. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. 9ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GADOTTI, M. Educar para um outro mundo possível. Publisher Brasil, 2006.

LIMA, G. C. Questão ambiental e educação: contribuições para o debate. Ambiente & Sociedade. Ano II, n. 5, p. 135-153, 1999.

MARIGO, A. F. C.; LOGAREZZI, A. J. M.; MELLO, R. R. Aprendizagem dialógica na

escola, na pesquisa e na formação docente: contribuições do “Projeto Roda com Arte”. Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão, v. 4, n. 6, p. 142-155, 2015.

NOVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa [online], São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, dez. 2017. Disponível em: <https://goo.gl/d2qtTT>. Acesso em: 25.06.19.

NUNES, A. A. S. Contribuições de Paulo Freire para a formação de educadores: fundamentos e práticas de um paradigma contra-hegemônico. Revista Exitus. Santarém, v. 7, n. 3, p. 347-373, 2017.

Regimento Geral da Pós-Graduação Stricto Sensu e Lato Sensu da Universidade Federal de Santa Maria. 2014.

Regulamento do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Universidade Federal de Santa Maria. 2014.

TIBÚRCIO, G. S. Desafios e possibilidades do Pibid: uma análise das práticas docentes em educação ambiental de educadoras/es em formação inicial dos cursos de biologia e de educação física da Unesp de Rio Claro. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) – Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de São Carlos, São Paulo. 161 p.

Publicado

2020-06-29

Como Citar

Morin, V. L., de Deus, G. B., Oliveira, N. M., Graffunder, K. G., & Muenchen, C. (2020). PAULO FREIRE NA ATUALIDADE: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: QUÍMICA DA VIDA E SAÚDE DA UFSM. Vivências, 16(31), 171-178. https://doi.org/10.31512/vivencias.v16i31.77

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO