PAULO FREIRE NA ATUALIDADE: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: QUÍMICA DA VIDA E SAÚDE DA UFSM
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v16i31.77Resumo
Este trabalho teve como objetivo identificar, no contexto atual, concepções de pós-graduandos do PPGECQVS/UFSM sobre a Teoria Educacional de Paulo Freire. Trata-se de uma pesquisa investigativa, transversal, de caráter quali-quantitativo. Utilizou-se como instrumento um questionário com perguntas abertas e fechadas. Foi utilizada estatística descritiva para os dados quantitativos e análise de conteúdo para os textuais. Foram elencadas três categorias de análise: a. Educação Escolar Brasileira na Atualidade, b. Projeto Político Pedagógico e Paulo Freire e c. Paulo Freire, da teoria à prática. A maioria dos participantes eram mulheres com formação inicial em Ciências Biológicas, com experiência profissional docente acima de seis anos, e o primeiro contato com a Teoria Educacional de Paulo Freire, entre todos os participantes, foi dependente do perfil curricular de cada curso de graduação; assim como os que referiram não ter tido contato na formação inicial o tiveram na pós-graduação. Concluiu-se que os alunos percebem o contexto educacional brasileiro em crise financeira, de incentivo aos docentes, administrativa, governamental e distante dos pensamentos freireanos; assim como, que a Teoria de Freire é possível e aplicável, porém necessita de ampla colaboração de docentes, discentes e entes governamentais.
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