PAULO FREIRE NA ATUALIDADE: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: QUÍMICA DA VIDA E SAÚDE DA UFSM
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v16i31.77Abstract
Este trabalho teve como objetivo identificar, no contexto atual, concepções de pós-graduandos do PPGECQVS/UFSM sobre a Teoria Educacional de Paulo Freire. Trata-se de uma pesquisa investigativa, transversal, de caráter quali-quantitativo. Utilizou-se como instrumento um questionário com perguntas abertas e fechadas. Foi utilizada estatística descritiva para os dados quantitativos e análise de conteúdo para os textuais. Foram elencadas três categorias de análise: a. Educação Escolar Brasileira na Atualidade, b. Projeto Político Pedagógico e Paulo Freire e c. Paulo Freire, da teoria à prática. A maioria dos participantes eram mulheres com formação inicial em Ciências Biológicas, com experiência profissional docente acima de seis anos, e o primeiro contato com a Teoria Educacional de Paulo Freire, entre todos os participantes, foi dependente do perfil curricular de cada curso de graduação; assim como os que referiram não ter tido contato na formação inicial o tiveram na pós-graduação. Concluiu-se que os alunos percebem o contexto educacional brasileiro em crise financeira, de incentivo aos docentes, administrativa, governamental e distante dos pensamentos freireanos; assim como, que a Teoria de Freire é possível e aplicável, porém necessita de ampla colaboração de docentes, discentes e entes governamentais.
Riferimenti bibliografici
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 2 ed. São Paulo: Edições 70, 2011.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Editora Paz e Terra; 2011.
________. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. 9ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GADOTTI, M. Educar para um outro mundo possível. Publisher Brasil, 2006.
LIMA, G. C. Questão ambiental e educação: contribuições para o debate. Ambiente & Sociedade. Ano II, n. 5, p. 135-153, 1999.
MARIGO, A. F. C.; LOGAREZZI, A. J. M.; MELLO, R. R. Aprendizagem dialógica na
escola, na pesquisa e na formação docente: contribuições do “Projeto Roda com Arte”. Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão, v. 4, n. 6, p. 142-155, 2015.
NOVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa [online], São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, dez. 2017. Disponível em: <https://goo.gl/d2qtTT>. Acesso em: 25.06.19.
NUNES, A. A. S. Contribuições de Paulo Freire para a formação de educadores: fundamentos e práticas de um paradigma contra-hegemônico. Revista Exitus. Santarém, v. 7, n. 3, p. 347-373, 2017.
Regimento Geral da Pós-Graduação Stricto Sensu e Lato Sensu da Universidade Federal de Santa Maria. 2014.
Regulamento do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Universidade Federal de Santa Maria. 2014.
TIBÚRCIO, G. S. Desafios e possibilidades do Pibid: uma análise das práticas docentes em educação ambiental de educadoras/es em formação inicial dos cursos de biologia e de educação física da Unesp de Rio Claro. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) – Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de São Carlos, São Paulo. 161 p.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2020 Vanessa Lago Morin et al.
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.