ANÁLISE DE UMA WEBCONFERÊNCIA TENDO COMO TEMA A PRESENÇA DAS MULHERES NA FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i38.781

Resumo

O presente artigo objetiva investigar a realização de uma webconferência intitulada “Mulheres na Física” que foi ministrada pela professora e física Marcia Cristina Bernardes Barbosa, em novembro de 2021, com transmissão simultânea efetuada pelo canal “Debate Consciência” do YouTube; particularmente, foram examinadas as concepções dos participantes acerca dos temas tratados durante o evento. Foi feita inicialmente uma revisão teórica acerca da literatura existente sobre questões de gênero e acerca da presença de mulheres na Física. Os métodos utilizados para estruturar e implementar a webconferência foram caracterizados de modo pormenorizado e as ferramentas Analytics do YouTube foram usadas para fornecer dados de modo a estudar o engajamento participantes. Foram analisadas as opiniões e visões dos participantes deste evento sobre os assuntos abordados nele, a partir das respostas fornecidas por 36 voluntários para as perguntas de um “Formulário Google”, cujo link foi fornecido pelo chat durante a transmissão. Esta pesquisa evidenciou que para combater desigualdades de gênero é fundamental durante a educação básica refletir criticamente acerca de estereótipos que associam a ciência ao sexo masculino e, também, apresentar episódios da História da Ciência que tratem de mulheres cientistas que foram protagonistas em suas áreas, de modo a fornecer modelos para as meninas.

Biografia do Autor

Nicoli Rocha Santos, Instituto Federal de São Paulo, Caraguatatuba, SP, Brasil

Licencianda em Física pelo IFSP-Caraguatatuba.

Ricardo Roberto Plaza Teixeira, Instituto Federal de São Paulo, Caraguatatuba, SP, Brasil

Licenciado e Bacharel em Física pela UNICAMP (1984), Licenciado e Bacharel em História pela USP (2000), Mestre em Física pela USP (1988), Doutor em Física pela USP (1996) e Professor Titular de Física do IFSP-Caraguatatuba.

Referências

AGRELLO, Deise Amaro; GARG, Reva. Mulheres na Física: poder e preconceito nos países em desenvolvimento. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. 1, 1305, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbef/v31n1/v31n1a05.pdf. Acesso em: 21 mar. 2022.

BARCA, Lacy. As múltiplas imagens do cientista no cinema. Comunicação & Educação, São Paulo, v.10, n.1, p.31-39, 2005. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37507. Acesso em: 22 mar. 2022.

CHASSOT, Attico. A Ciência é masculina? É, sim senhora!... Contexto e Educação, v. 19, n. 71/72, p. 9-28, 2004. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/1130. Acesso em: 22 mar. 2022.

COLE, J. Fair science: Women in the scientific community. New York: Free Press, 1979.

CORDEIRO, Marinês Domingues. Mulheres na Física: um pouco de história. Caderno Brasileiro do Ensino de Física, v. 34, n. 3, p. 669-672, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n3p669. Acesso em: 21 mar. 2022.

FERREIRA, Gabriela; SOUZA, Alicia Aparecida de; SILVEIRA, Camila. A Representação Feminina nas Ciências Exatas de uma Universidade Federal. Revista Feminismos, v. 7, n. 3, p. 32-46, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/32371. Acesso em: 22 mar. 2022.

KOSMINSKY, Luis; GIORDAN, Marcelo. Visões de ciências e sobre o cientista entre estudantes do Ensino Médio. Revista Química Nova na Escola, v. 15, p. 11-18, 2002. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc15/v15a03.pdf. Acesso em: 21 mar. 2022.

LIMA JUNIOR, Paulo et al. Excelência, evasão e experiências de integração dos estudantes de graduação em Física. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 22, e12165. Disponível em: https://doi.org/10.1590/21172020210140. Aceso em: 22 mar. 2022.

LESLIE, Larry L.; MCCLURE, Gregory T.; OAXACA, Ronald L. Women and minorities in science and engineering: A life sequence analysis. Journal of Higher Education, v. 69, n. 3, p. 239-276, 1998. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00221546.1998.11775134. Acesso em: 22 mar. 2022.

MELO, Hildete Pereira de. Ciência e tecnologia no feminino 1990/1999. Revista Feminismos, v. 2, n. 3, p. 125-138, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/30038. Acesso em: 22 mar. 2022.

MENEZES, Débora Peres. Mulheres na Física: a realidade em dados. Caderno Brasileiro do Ensino de Física, v. 34 n. 2, p. 341-343, 2017a. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n2p341. Acesso em: 22 mar. 2022.

MENEZES, Leopoldina Cachoeira. Professoras de matemática e produção do conhecimento: aspectos estruturais e simbólicos. Anais do 13th Women 's World Congress, Florianópolis, 2017b. Disponível em: http://www.en.wwc2017.eventos.dype.com.br/resources/anais/1494014128_ARQUIVO_Artigo_Leopoldinamenezes_Modelo.doc.pdf. Acesso em: 22 mar. 2022.

MOSS-RACUSIN, Corinne A. et al. Science faculty’s subtle gender biases favor male students. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, Washington, DC, v.109, n.41, p.16474-16479, 2012. Disponível em: http://www.pnas.org/content/109/41/16474.full.pdf. Acesso em: 22 mar. 2022.

NATIONAL ACADEMIES OF SCIENCES. Who Will Do the Science of the Future? A Symposium on Careers of Women in Science. Washington, D.C., U.S.A.: The National Academies Press, 2000. Disponível em: https://www.nap.edu/catalog/10008/who-will-do-the-science-of-the-future-a-symposium. Acesso em: 22 mar. 2022.

NATIONAL ACADEMIES OF SCIENCES. Beyond Bias and Barriers: Fulfilling the Potential of Women in Academic Science and Engineering. Washington, D.C., U.S.A.: The National Academies Press, 2007. Disponível em: https://www.nap.edu/catalog/11741/beyond-bias-and-barriers-fulfilling-the-potential-of-women-in. Acesso em: 22 mar. 2022.

NELSON, Donna J.; CHENG, H. N. Diversity in the Scientific Community (Volume 1): Quantifying Diversity and Formulating Success. Washington, D.C., U.S.A.: American Chemical Society, 2017.

NUNES, Joás Murilo et al. Você conhece uma cientista?: investigação temática sobre a ausência da história das mulheres na ciência no ensino básico da cidade de Castanhal – PA. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 11, p. 86211-86221, 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/19566. Acesso em: 22 mar. 2022.

PUGLIESE, Gabriel. Um sobrevoo no “Caso Marie Curie”: um experimento de antropologia, gênero e ciência. Revista de Antropologia, v. 50, n. 1, p. 347- 385, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ra/a/xZy55p7Sk9BZPYBNnYjZmWC/?lang=pt. Acesso em: 21 mar. 2022.

QUINTEIRO NOVO, Juliane; SANT’ANNA JÚNIOR, Osvaldo; PIEDADE, Gabriela Bassan. Mulheres nas Ciências: as ações educativas do Dia Internacional da Mulher do Museu Histórico do Instituto Butantan. Rede de Redes – Diálogos e Perspectivas das Redes de Educadores de Museus no Brasil, II Encontro da Rede de Educadores de Museus de São Paulo, 2017. Disponível em: https://www.sisemsp.org.br/redederedes/artigos/media/pdfs/nucleo3_artigo13.pdf. Acesso em: 22 mar. 2022.

ROSA, Jéssica Andressa da. Mulheres cientistas em evidência: a importância da História da Ciência no ensino. 2019. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da natureza) – Universidade Federal da Fronteira Sul, Erechim, RS, 2019. Disponível em: https://rd.uffs.edu.br/bitstream/prefix/3640/1/ROSA.pdf. Acesso em: 22 mar. 2022.

SAITOVITCH, Elisa Maria Baggio et al. Mulheres na Física: Casos históricos, panorama e perspectivas. São Paulo: Editora Livraria da Física / Sociedade Brasileira de Física, 2015. Disponível em: http://www1.fisica.org.br/gt-genero/images/arquivos/Mulheres_Pioneiras_/livro-mulheres-na-fisica.pdf. Acesso em: 22 mar. 2022.

SCAVONE. Miriam. Violência contra a mulher no ambiente universitário. Pesquisa Instituto Avon/Data Popular, 2015. Disponível em: http://www.ouvidoria.ufscar.br/arquivos/PesquisaInstitutoAvon_V9_FINAL_Bx20151.pdf. Acesso em: 22 mar. 2022.

SEDENÕ, Eulália Perez. Ciência, valores e guerra na perspectiva CTS. In: ALFONSO-GOLDFARB, Ana Maria; BELTRAN, Maria Helena Roxo (orgs.). Escrevendo a História da Ciência: tendências, propostas e discussões historiográficas. São Paulo: EDUC, 2005.

SILVA, Giselle Soares Menezes; SCALFI, Graziele A. de Moraes. Adolescentes e o imaginário sobre cientistas: análise do teste "Desenhe um cientista" (DAST) aplicado com alunos do 2º ano do Ensino Médio. Anais do Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación, Buenos Aires, Argentina, 2014. Disponível em: https://seara.ufc.br/wp-content/uploads/2021/02/giselle-2014-in-congresso-ibero-americano-de-ciencia-tecnologia-inovacao-e-educacao-2014-buenos-aires.-memorias-do-congresso.-buenos-aires-oei..pdf. Acesso em: 22 mar. 2022.

STEINKE, Jocelyn. Women scientist role models on screen. Science Communication, v. 21, n. 2, p. 38-63, 1999. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/249678709_Women_Scientist_Role_Models_on_Screen_A_Case_Study_of_Contact. Acesso em: 22 mar. 2022.

ZUCKERMAN, Harriet; COLE, Jonathan R.; BRUER, John T. The Outer Circle: Women in the Scientific Community. New York, U.S.A.: W. W. Norton & Company, 1991.

Publicado

2023-01-01

Como Citar

Santos, N. R., & Teixeira, R. R. P. (2023). ANÁLISE DE UMA WEBCONFERÊNCIA TENDO COMO TEMA A PRESENÇA DAS MULHERES NA FÍSICA. Vivências, 19(38), 323–343. https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i38.781

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO