ANÁLISE DE UMA WEBCONFERÊNCIA TENDO COMO TEMA A PRESENÇA DAS MULHERES NA FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i38.781Resumo
O presente artigo objetiva investigar a realização de uma webconferência intitulada “Mulheres na Física” que foi ministrada pela professora e física Marcia Cristina Bernardes Barbosa, em novembro de 2021, com transmissão simultânea efetuada pelo canal “Debate Consciência” do YouTube; particularmente, foram examinadas as concepções dos participantes acerca dos temas tratados durante o evento. Foi feita inicialmente uma revisão teórica acerca da literatura existente sobre questões de gênero e acerca da presença de mulheres na Física. Os métodos utilizados para estruturar e implementar a webconferência foram caracterizados de modo pormenorizado e as ferramentas Analytics do YouTube foram usadas para fornecer dados de modo a estudar o engajamento participantes. Foram analisadas as opiniões e visões dos participantes deste evento sobre os assuntos abordados nele, a partir das respostas fornecidas por 36 voluntários para as perguntas de um “Formulário Google”, cujo link foi fornecido pelo chat durante a transmissão. Esta pesquisa evidenciou que para combater desigualdades de gênero é fundamental durante a educação básica refletir criticamente acerca de estereótipos que associam a ciência ao sexo masculino e, também, apresentar episódios da História da Ciência que tratem de mulheres cientistas que foram protagonistas em suas áreas, de modo a fornecer modelos para as meninas.
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