INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i39.789Resumo
Este estudo tem como objetivo investigar a produção cientifica sobre a inclusão de crianças com deficiência nas aulas de educação física escolar. Para isso, foi realizado um estudo de revisão bibliográfica de artigos publicados de 2011 a 2021 na base de dados Scielo, utilizando a associação de palavras-chave “inclusão” and “educação física” and “escolar”. Para serem incluídos, os estudos deveriam discorrer sobre o tema da inclusão de crianças com deficiência na educação fisica escolar. Após a aplicação dos critérios de elegibilidade, foram selecionados 11 estudos publicados de 2011 a 2019. Prevaleceram estudos publicados em 2018, tendo como principais deficiências abordadas a intelectual, física e visual, com maior ênfase no ensino fundamental e com a temática relacionada com a educação especial, educação física e inclusão escolar. Conclui-se que a inclusão de crianças com deficiência nas aulas de educação física escolar deve ser considerada como base para as práticas pedagógicas, atendendo as necessidades de todos os alunos.
Referências
ALVES, M. L. T.; DUARTE, E. A percepção dos alunos com deficiência sobre a sua inclusão nas aulas de Educação Física escolar: um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 28, n. 2, p. 329-338, 2014.
ANDRADE, J. M. A.; DE FREITAS, A. P. Possibilidades de atuação do professor de educação física no processo de aprendizagem de alunos com deficiência. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 22, n. 4, p. 1163-1176, 2016.
BENITEZ, P.; DOMENICONI, C. Inclusão escolar: o papel dos agentes educacionais brasileiros. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 35, n. 4, p. 1007-1023, 2015.
BRASIL, Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Portal da legislação; Disponível em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm >. Acesso em: 24 out. 2020.
CIDADE, R. E.; FREITAS, P. S. Educação física e inclusão: considerações para a prática pedagógica na escola. Revista integração, v. 14, p. 27-30, 2002.
CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA, 2002. Disponível em: <http://www.cbo.com.br/publicacoes/jotazero/ed90/comunicado.htm>. Acesso em 27 nov 2020.
PAULA, A. F. M.; BALEOTTI, L. R.. Inclusão escolar do aluno com deficiência física: contribuições da terapia ocupacional/school inclusion of the student with physical dysfunction: occupational therapy contributions. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, v. 19, n. 1, 2011.
NASCIMENTO, M. Contribuições da inclusão do atletismo no currículo escolar do ensino fundamental. Ágora: Revista de divulgação científica, v. 17, n. 2, p. 94-108, 2010.
LEONARDO, N. S. T.; BRAY, C. T.; ROSSATO, S. P. M. Inclusão escolar: um estudo acerca da implantação da proposta em escolas de ensino básico. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 15, n. 2, p. 289-306, 2009.
LORO, A. P. Jogos e brincadeiras: pluralidades interventivas/Alexandre Paulo Loro. Curitiba: InterSaberes, 2018.
MATOS, S. N.; MENDES, E. G. Demandas de professores decorrentes da inclusão escolar. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 21, n. 1, p. 9-22, 2015.
NACIF, M. F. P. et al. Educação Física Escolar: Percepções do Aluno com Deficiência1. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 22, n. 1, p. 111-124, 2016.
REIS, M. X.; EUFRÁSIO, D. A.; BAZON, F. V. M. A formação do professor para o ensino superior: prática docente com alunos com deficiência visual. Educação em Revista, v. 26, n. 1, p. 111-130, 2010.
SOARES, K. C. D. Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica/ Kátia Cristina Dambiski Soares, Marcos Aurélio Silva Soares. Curitiba: InterSaberes, 2017.
TREINTA, F. T. et al. Metodologia de pesquisa bibliográfica com a utilização de método multicritério de apoio à decisão. Production, v. 24, n. 3, p. 508 520, 2014.
UNESCO. Declaração de Salamanca. Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf> Acesso em: 19 de nov. de 2020.
VELTRONE, A. A.; MENDES,E. G. Descrição das propostas do Ministério da Educação na avaliação da deficiência intelectual. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 21, n. 50, p. 413-421, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.