INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO

Autores

  • Willian Augusto Frese Centro Universitário Internacional, Curitiba, PR, Brasil
  • Jéssica dos Santos Centro Universitário Internacional, Curitiba, PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i39.789

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar a produção cientifica sobre a inclusão de crianças com deficiência nas aulas de educação física escolar. Para isso, foi realizado um estudo de revisão bibliográfica de artigos publicados de 2011 a 2021 na base de dados Scielo, utilizando a associação de palavras-chave “inclusão” and “educação física” and “escolar”. Para serem incluídos, os estudos deveriam discorrer sobre o tema da inclusão de crianças com deficiência na educação fisica escolar. Após a aplicação dos critérios de elegibilidade, foram selecionados 11 estudos publicados de 2011 a 2019. Prevaleceram estudos publicados em 2018, tendo como principais deficiências abordadas a intelectual, física e visual, com maior ênfase no ensino fundamental e com a temática relacionada com a educação especial, educação física e inclusão escolar. Conclui-se que a inclusão de crianças com deficiência nas aulas de educação física escolar deve ser considerada como base para as práticas pedagógicas, atendendo as necessidades de todos os alunos.

Biografia do Autor

Willian Augusto Frese, Centro Universitário Internacional, Curitiba, PR, Brasil

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pelo Centro Universitário Internacional (2021).

Jéssica dos Santos, Centro Universitário Internacional, Curitiba, PR, Brasil

Possui graduação em Educação Física pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2016). 

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Publicado

2023-06-15

Como Citar

Frese, W. A. ., & Santos, J. dos. (2023). INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO. Vivências, 19(39), 145–156. https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i39.789

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO