AULAS-PASSEIO FREINETIANAS NO CLUBE DE REGATAS VASCO DA GAMA

INTEGRAÇÃO SOCIOEDUCACIONAL DE UM PROJETO DE EXTENSÃO INTERINSTITUCIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i38.796

Resumo

Relata a experiência vivenciada pela visita ao Clube de Regatas Vasco da Gama, que visou aproximar o público de um projeto de extensão interinstitucional aos acervos memoriais e do clube carioca, utilizando para isso a técnica freinetiana da aula-passeio, cunhada pelo educador francês Célestin Freinet. Tal técnica leva os alunos a um contato direto com a realidade, visitando espaços não formais de conhecimento, para além das salas de aula tradicionais. Ao mesmo tempo que visita, o aluno experimenta e aprende. Ao conhecer os acervos memoriais que compõe a história do esporte, seus ídolos, títulos e conquistas são reforçadas as conexões entre público-alvo e a cidade do Rio de Janeiro. Trata-se pesquisa de cunho quali-quantitativo, de caráter exploratório. A coleta e tratamento de dados realizou-se por meio de pesquisa bibliográfica e nas mídias sociais em busca de conhecimento prévio acerca do objeto investigado; observação direta; e por avaliação de reação com o público por meio de um questionário aplicado imediatamente após a visitação. A aula-passeio possibilitou a 35 beneficiários do projeto conhecer o espaço esportivo, inédito para 100% dos presentes; e cerca de 80% avaliaram com a visita com nota máxima. A conclusão aponta que a apropriação de acervos memoriais de valor histórico e sociocultural permite a produção de novos conhecimentos, estimula o interesse sobre práticas esportivas diversas, podendo tornar-se uma oportunidade para adentrar uma carreira profissional, incentivar a formação de atletas de alto desempenho culminando no desenvolvimento integral do cidadão e promovendo mudanças na estratificação social dos sujeitos.

 

Biografia do Autor

Jaqueline Santos Barradas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutora em Ciência da Informação (IBICT- UFRJ, 2015). Mestre em Administração (IBMEC/RJ, 2008). Bacharel em Biblioteconomia (UNIRIO, 1988). Professora adjunta do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Valeska Angelo Torres, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Discente do Bacharelado matutino em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Rebeca de Sant’Ana Correa, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Discente do Bacharelado matutino em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

Agradecimentos a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Publicado

2023-01-01

Como Citar

Barradas, J. S., Torres, V. A., & Correa, R. de S. (2023). AULAS-PASSEIO FREINETIANAS NO CLUBE DE REGATAS VASCO DA GAMA: INTEGRAÇÃO SOCIOEDUCACIONAL DE UM PROJETO DE EXTENSÃO INTERINSTITUCIONAL. Vivências, 19(38), 243–253. https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i38.796

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO