AULAS-PASSEIO FREINETIANAS NO CLUBE DE REGATAS VASCO DA GAMA
INTEGRAÇÃO SOCIOEDUCACIONAL DE UM PROJETO DE EXTENSÃO INTERINSTITUCIONAL
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i38.796Resumo
Relata a experiência vivenciada pela visita ao Clube de Regatas Vasco da Gama, que visou aproximar o público de um projeto de extensão interinstitucional aos acervos memoriais e do clube carioca, utilizando para isso a técnica freinetiana da aula-passeio, cunhada pelo educador francês Célestin Freinet. Tal técnica leva os alunos a um contato direto com a realidade, visitando espaços não formais de conhecimento, para além das salas de aula tradicionais. Ao mesmo tempo que visita, o aluno experimenta e aprende. Ao conhecer os acervos memoriais que compõe a história do esporte, seus ídolos, títulos e conquistas são reforçadas as conexões entre público-alvo e a cidade do Rio de Janeiro. Trata-se pesquisa de cunho quali-quantitativo, de caráter exploratório. A coleta e tratamento de dados realizou-se por meio de pesquisa bibliográfica e nas mídias sociais em busca de conhecimento prévio acerca do objeto investigado; observação direta; e por avaliação de reação com o público por meio de um questionário aplicado imediatamente após a visitação. A aula-passeio possibilitou a 35 beneficiários do projeto conhecer o espaço esportivo, inédito para 100% dos presentes; e cerca de 80% avaliaram com a visita com nota máxima. A conclusão aponta que a apropriação de acervos memoriais de valor histórico e sociocultural permite a produção de novos conhecimentos, estimula o interesse sobre práticas esportivas diversas, podendo tornar-se uma oportunidade para adentrar uma carreira profissional, incentivar a formação de atletas de alto desempenho culminando no desenvolvimento integral do cidadão e promovendo mudanças na estratificação social dos sujeitos.
Referências
Agradecimentos a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.