RODAS POÉTICAS

EDUCAÇÃO E FRUIÇÃO EM DANÇA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i38.798

Resumo

O presente trabalho apresenta a ação de extensão “Rodas Poéticas: Educação e Fruição em Dança” que abordou os estudos e as relações entre a Arte/Dança-Educação e se propôs, por meio de Rodas Poéticas, realizar um momento de formação para professores em atuação na Educação Básica e/ou estudantes da graduação. Esta experiência foi desenvolvida junto ao Grupo de Pesquisa Estudos Poéticos Educação e Linguagem, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), durante o primeiro semestre de 2021. A escolha do tema intitulado “Educação e Fruição em Dança” se deu devido a lacuna existente na formação continuada de professores de Dança, já que a maior parte dos cursos de formação continuada em Artes são ofertados em outras linguagens. Assim, o curso pretendeu colocar a Dança em primeiro plano. O objetivo geral foi ampliar as concepções de dança das e dos participantes por meio da fruição de obras artísticas e vivências poéticas em dança. Como objetivos específicos traçamos: a) Reconhecer grupos de dança nacionais e internacionais. b) Improvisar em dança. c) Compor sequências de movimento em dança. d) Refletir criticamente sobre as experiências pessoais e coletivas em Dança e Educação vivenciadas nas aulas. O curso contou com professores e estudantes de diferentes regiões. As aulas formam realizadas de forma síncrona e assíncrona contendo momentos de conversas, exposição de materiais (vídeos, textos, PPTs), fazeres em dança e produção de textos.

Biografia do Autor

Diego Ebling do Nascimento, Universidade Federal do Tocantins e Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutorando em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul/RS (UNISC) na linha de pesquisa Aprendizagem, Tecnologias e Linguagem na Educação, sob orientação da professora Dra. Sandra Regina Simonis Richter. É professor-artista-pesquisador do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduado em Dança: Licenciatura pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Mestre e licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) na linha de pesquisa Memória, Cultura e Sociedade; Especialista em Dança e Consciência Corporal pela Universidade Gama Filho (UGF); em Artes Híbridas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); e em Docência do Ensino Superior pelo Instituto Tocantinense de Ensino Superior e Pesquisa (ITOP). É integrante do grupo de pesquisa Estudos Poéticos: Educação e Linguagem (UNISC). Atua em projetos de ensino, pesquisa e extensão voltados à formação de professores de Educação Física e professores e artistas da Dança. Tem experiência com estudos na área de Arte-Educação com ênfase em Dança e Consciência Corporal. E-mail para contato: digue_esef@yahoo.com.br. 

Sandra Regina Simonis Richter, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil

Graduada em Educação Artística Habilitação Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora e professora adjunta do Departamento de Ciências, Humanidades e Educação, atuando na Graduação, na Extensão e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul. Atualmente é coordenadora do PPGEdu da UNISC, pesquisadora do grupo Peabiru: Educação Ameríndia e Interculturalidade, líder do grupo de pesquisa Estudos Poéticos: Educação e Linguagem. Desenvolve pesquisas com ênfase na relação entre educação e fenomenologia desde os temas artes, crianças e infâncias, educação infantil e ensino fundamental, corpo sensível operante, imaginação poética e experiência lúdica de linguagem.

Aline da Silva Pinto, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e Universidade Feevale, Novo Hambrugo, RS, Brasil

Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social / Universidade Feevale, Mestre em Educação/ Unilasalle-RS, Especialista em Educação Psicomotora/ FAPA-RS, Formação em Licenciatura Plena em Educação Física/ lPA-RS. Atualmente atua como docente do curso de Educação Física da Universidade Feevale e do Curso de Graduação em Dança: Licenciatura, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Pesquisadora da área de Corpo e Envelhecimento. É coordenadora do projeto cultural Dançar da Universidade Feevale. Participa do Grupo de Pesquisa "Corpoéticas" da UERGS.

Referências

BOLSANELLO, Débora Pereira. Educação Somática: ecologia do movimento humano - pensamentos e práticas. 1. ed. Curitiba: Editora Juruá, 2016.

DANTAS, Mônica Fagundes. Dança, o enigma do movimento. Editora Appris, 2020.

DE GOUVÊA, Raquel Valente. O corpo do improvisador. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, v. 2, n. 19, p. 083-091, 2012.

ESTUDOS POÉTICOS. Sobre o Grupo. Página online, 2016. Disponível em: http://estudospoeticosunisc.blogspot.com/. Acessado em abril de 2021.

FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. 2. ed. São Paulo: Annablume, 2006.

LINO, Dulcimarta Lemos; RICHTER, Sandra Regina Simonis. Libretos de Criação: experiência de brincar com sons em Rodas Poéticas na Educação Infantil. Orfeu, v. 2, n. 2, p. 069-090, 2017.

MARQUES, Danieli Alves Pereira et al. Dança e expressividade: uma aproximação com a fenomenologia. Movimento, v. 19, n. 1, p. 243-263, 2013.

MARQUES, Isabel A. Linguagem da dança: arte e ensino. São Paulo: Digitexto, 2010.

MARQUES, Isabel. Notas sobre o corpo e o ensino de dança. Revista Caderno Pedagógico, v. 8, n. 1, 2011.

MAUSS, Marcel. As técnicas corporais. In: Sociologia e antropologia, São Paulo: EPU & Edusp, 1974.

MEYER, Marlyse. Caminhos do imaginário no Brasil: Maria Padilha e toda a sua quadrilha. Revista Brasileira de Literatura Comparada, v. 1, n. 1, p. 127-166, 2017.

MILLER, Jussara. Dança e educação somática: a técnica na cena contemporânea. In: WOSNIAK, Cristiane; MARINHO, Nirvana. O avesso do avesso do corpo: educação somática como práxis. Joinville: Nova Letra, 2011.

PRIMO, Rosa. Ligações da Dança Contemporânea na Sociedade de Controle. In: Roberto Pereira; Silvia Soter. (Org.). Lições de Dança 5. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2005.

RICHTER, Sandra R S; FRONCKOWIAK, A. C. Experiência poética e aprendizagem na infância. 93 f. Relatório Técnico Processo N. 477709/2007-09 CNPq. 2010.

RICHTER, Sandra R. S.; FRONCKOWIAK, A. C.; LINO, Dulcimarta L. Dimensão poética das linguagens e educação da infância. 82 f. Relatório Técnico. UNISC/ ProPPG, PPGEdu, 2013.

RICHTER, Sandra Regina Simonis; LINO, Dulcimarta. Rodas poéticas: experiências lúdicas de linguagem na educação infantil. In: ALBUQUERQUE Simone Santos de; FELIPE, Jane; CORSO, Luciana Vellinho. (Org.). Para pensar a docência na educação infantil. 1ed.Porto Alegre: Evangraf, 2019, v. 1, p. 197-221.

SANTOS, Inaicyra Falcão dos. Corpo e ancestralidade: uma proposta pluricultural de dança-arte-educação. 3. ed. São Paulo: Terceira Margem, 2015.

SOARES, Luciana Lara; MOTA, Marcus. Construção de sentidos na dança contemporânea. Anais ABRACE, v. 12, n. 1, 2011.

STRAZZACAPPA, M.. Técnicas Corpóreas: a procura do outro que somos nós mesmos ou “à la recherche de nous-mêmes auilleurs”. Ilinx Revista Científica do Lume, v. 1, 2012.

UNISC. Grupos de pesquisa. Página online, 2021. Disponível em: https://www.unisc.br/pt/cursos/todos-os-cursos/mestrado-doutorado/mestrado/mestrado-e-doutorado-em-educacao/grupos-pesquisa-educacao. Acessado em: abril de 2021.

WOODRUFF, Dianne. Treinamento na dança: Visões mecanicistas e holísticas. In: Cadernos do GIPE-CIT, nº 2, p. 31-39, 1999.

Publicado

2023-01-01

Como Citar

Nascimento, D. E. do, Richter, S. R. S., & Pinto, A. da S. (2023). RODAS POÉTICAS: EDUCAÇÃO E FRUIÇÃO EM DANÇA. Vivências, 19(38), 227–242. https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i38.798

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO