RODAS POÉTICAS
EDUCAÇÃO E FRUIÇÃO EM DANÇA
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i38.798Resumo
O presente trabalho apresenta a ação de extensão “Rodas Poéticas: Educação e Fruição em Dança” que abordou os estudos e as relações entre a Arte/Dança-Educação e se propôs, por meio de Rodas Poéticas, realizar um momento de formação para professores em atuação na Educação Básica e/ou estudantes da graduação. Esta experiência foi desenvolvida junto ao Grupo de Pesquisa Estudos Poéticos Educação e Linguagem, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), durante o primeiro semestre de 2021. A escolha do tema intitulado “Educação e Fruição em Dança” se deu devido a lacuna existente na formação continuada de professores de Dança, já que a maior parte dos cursos de formação continuada em Artes são ofertados em outras linguagens. Assim, o curso pretendeu colocar a Dança em primeiro plano. O objetivo geral foi ampliar as concepções de dança das e dos participantes por meio da fruição de obras artísticas e vivências poéticas em dança. Como objetivos específicos traçamos: a) Reconhecer grupos de dança nacionais e internacionais. b) Improvisar em dança. c) Compor sequências de movimento em dança. d) Refletir criticamente sobre as experiências pessoais e coletivas em Dança e Educação vivenciadas nas aulas. O curso contou com professores e estudantes de diferentes regiões. As aulas formam realizadas de forma síncrona e assíncrona contendo momentos de conversas, exposição de materiais (vídeos, textos, PPTs), fazeres em dança e produção de textos.
Referências
BOLSANELLO, Débora Pereira. Educação Somática: ecologia do movimento humano - pensamentos e práticas. 1. ed. Curitiba: Editora Juruá, 2016.
DANTAS, Mônica Fagundes. Dança, o enigma do movimento. Editora Appris, 2020.
DE GOUVÊA, Raquel Valente. O corpo do improvisador. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, v. 2, n. 19, p. 083-091, 2012.
ESTUDOS POÉTICOS. Sobre o Grupo. Página online, 2016. Disponível em: http://estudospoeticosunisc.blogspot.com/. Acessado em abril de 2021.
FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. 2. ed. São Paulo: Annablume, 2006.
LINO, Dulcimarta Lemos; RICHTER, Sandra Regina Simonis. Libretos de Criação: experiência de brincar com sons em Rodas Poéticas na Educação Infantil. Orfeu, v. 2, n. 2, p. 069-090, 2017.
MARQUES, Danieli Alves Pereira et al. Dança e expressividade: uma aproximação com a fenomenologia. Movimento, v. 19, n. 1, p. 243-263, 2013.
MARQUES, Isabel A. Linguagem da dança: arte e ensino. São Paulo: Digitexto, 2010.
MARQUES, Isabel. Notas sobre o corpo e o ensino de dança. Revista Caderno Pedagógico, v. 8, n. 1, 2011.
MAUSS, Marcel. As técnicas corporais. In: Sociologia e antropologia, São Paulo: EPU & Edusp, 1974.
MEYER, Marlyse. Caminhos do imaginário no Brasil: Maria Padilha e toda a sua quadrilha. Revista Brasileira de Literatura Comparada, v. 1, n. 1, p. 127-166, 2017.
MILLER, Jussara. Dança e educação somática: a técnica na cena contemporânea. In: WOSNIAK, Cristiane; MARINHO, Nirvana. O avesso do avesso do corpo: educação somática como práxis. Joinville: Nova Letra, 2011.
PRIMO, Rosa. Ligações da Dança Contemporânea na Sociedade de Controle. In: Roberto Pereira; Silvia Soter. (Org.). Lições de Dança 5. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2005.
RICHTER, Sandra R S; FRONCKOWIAK, A. C. Experiência poética e aprendizagem na infância. 93 f. Relatório Técnico Processo N. 477709/2007-09 CNPq. 2010.
RICHTER, Sandra R. S.; FRONCKOWIAK, A. C.; LINO, Dulcimarta L. Dimensão poética das linguagens e educação da infância. 82 f. Relatório Técnico. UNISC/ ProPPG, PPGEdu, 2013.
RICHTER, Sandra Regina Simonis; LINO, Dulcimarta. Rodas poéticas: experiências lúdicas de linguagem na educação infantil. In: ALBUQUERQUE Simone Santos de; FELIPE, Jane; CORSO, Luciana Vellinho. (Org.). Para pensar a docência na educação infantil. 1ed.Porto Alegre: Evangraf, 2019, v. 1, p. 197-221.
SANTOS, Inaicyra Falcão dos. Corpo e ancestralidade: uma proposta pluricultural de dança-arte-educação. 3. ed. São Paulo: Terceira Margem, 2015.
SOARES, Luciana Lara; MOTA, Marcus. Construção de sentidos na dança contemporânea. Anais ABRACE, v. 12, n. 1, 2011.
STRAZZACAPPA, M.. Técnicas Corpóreas: a procura do outro que somos nós mesmos ou “à la recherche de nous-mêmes auilleurs”. Ilinx Revista Científica do Lume, v. 1, 2012.
UNISC. Grupos de pesquisa. Página online, 2021. Disponível em: https://www.unisc.br/pt/cursos/todos-os-cursos/mestrado-doutorado/mestrado/mestrado-e-doutorado-em-educacao/grupos-pesquisa-educacao. Acessado em: abril de 2021.
WOODRUFF, Dianne. Treinamento na dança: Visões mecanicistas e holísticas. In: Cadernos do GIPE-CIT, nº 2, p. 31-39, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.