POSSIBILIDADES DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: O MAPA CONCEITUAL COMO RECURSO INTEGRADOR
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i29.80Resumo
Ainda hoje é um desafio propor, pensar e desenvolver práticas interdisciplinares, seja pela estrutura institucional do ensino, seja por nossa formação específica ou pela falta de espaços e vontades coletivas de diálogo. O curso de Educação do Campo – Licenciatura, da Universidade Federal do Pampa, Campus Dom Pedrito, elaborou seu Projeto Pedagógico pensando em uma perspectiva interdisciplinar tanto no que se refere aos seus objetivos como no que se refere ao campo de atuação profissional do futuro docente. As aprendizagens compartilhadas nesse texto foram possíveis por meio da integração de professores e licenciandas; da articulação das ações de ensinar e aprender por meio de atividades diversificadas dentro e fora da sala de aula; e da sistematização dos conhecimentos de diferentes componentes curriculares através da construção de um mapa conceitual. Tais ações de integração, articulação e sistematização possibilitaram o trabalho interdisciplinar desenvolvido durante o sétimo semestre do curso e a compreensão dos conhecimentos estudados.
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