POSSIBILIDADES DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: O MAPA CONCEITUAL COMO RECURSO INTEGRADOR

Autores

  • Sinara da Silva Chagas UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (UNIPAMPA), Campus Dom Pedrito, Dom Pedrito, Rio Grande do Sul, Brasil. Licenciada em Educação do Campo. sinarachagas69@gmail.com. http://orcid.org/0000-0002-4822-4885
  • Celina Santos dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (UNIPAMPA), Campus Dom Pedrito, Dom Pedrito, Rio Grande do Sul, Brasil. Licenciada em Educação do Campo. celinasantosdp@hotmail.com. http://orcid.org/0000-0002-2876-1720
  • Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (UNIPAMPA), Campus Dom Pedrito, Dom Pedrito, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutora em Educação em Ciências. anamoura@unipampa.edu.br http://orcid.org/0000-0001-7447-4805
  • Moisés da Luz UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (UNIPAMPA), Campus Dom Pedrito, Dom Pedrito, Rio Grande do Sul, Brasil. Mestre em Desenvolvimento Rural. moisesdaluz2018@gmail.com http://orcid.org/0000-0002-6849-070X

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i29.80

Resumo

Ainda hoje é um desafio propor, pensar e desenvolver práticas interdisciplinares, seja pela estrutura institucional do ensino, seja por nossa formação específica ou pela falta de espaços e vontades coletivas de diálogo. O curso de Educação do Campo – Licenciatura, da Universidade Federal do Pampa, Campus Dom Pedrito, elaborou seu Projeto Pedagógico pensando em uma perspectiva interdisciplinar tanto no que se refere aos seus objetivos como no que se refere ao campo de atuação profissional do futuro docente. As aprendizagens compartilhadas nesse texto foram possíveis por meio da integração de professores e licenciandas; da articulação das ações de ensinar e aprender por meio de atividades diversificadas dentro e fora da sala de aula; e da sistematização dos conhecimentos de diferentes componentes curriculares através da construção de um mapa conceitual. Tais ações de integração, articulação e sistematização possibilitaram o trabalho interdisciplinar desenvolvido durante o sétimo semestre do curso e a compreensão dos conhecimentos estudados.

Biografia do Autor

Sinara da Silva Chagas, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (UNIPAMPA), Campus Dom Pedrito, Dom Pedrito, Rio Grande do Sul, Brasil. Licenciada em Educação do Campo. sinarachagas69@gmail.com.

Acadêmica do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA. Licenciada em Educação do Campo pela UNIPAMPA, Campus Dom Pedrito/RS. 

Celina Santos dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (UNIPAMPA), Campus Dom Pedrito, Dom Pedrito, Rio Grande do Sul, Brasil. Licenciada em Educação do Campo. celinasantosdp@hotmail.com.

Licenciada em Educação do Campo pela Universidade Federal do Pampa, Campus Dom Pedrito/RS.

Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (UNIPAMPA), Campus Dom Pedrito, Dom Pedrito, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutora em Educação em Ciências. anamoura@unipampa.edu.br

Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa, Campus Dom Pedrito/RS. Possui Pós-doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2016, bolsista PNPD/CAPES). Possui Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (2015, bolsista da CAPES), mestrado em Educação Ambiental (2004) e graduação em Oceanologia (2000), todos pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Licenciada em Pedagogia (2015) pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR. É líder do Grupo de Pesquisa Coeducar: Aprender em Ação, Metodologias de Ensino e Formação de Professores e integrante do Grupo de Pesquisa: Educação a Distância e Tecnologia - EaD-TEC (FURG).Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, metodologias de ensino, educação ambiental, tecnologias na educação, educação a distância e pesquisa.

Moisés da Luz, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (UNIPAMPA), Campus Dom Pedrito, Dom Pedrito, Rio Grande do Sul, Brasil. Mestre em Desenvolvimento Rural. moisesdaluz2018@gmail.com

Professor Substituto na Universidade Federal do Pampa, Campus Dom Pedrito/RS (2018). Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS), Mestre em Desenvolvimento Rural (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS)

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Publicado

2019-10-14

Como Citar

da Silva Chagas, S., Santos dos Santos, C., de Oliveira Salgueiro de Moura, A. C., & da Luz, M. (2019). POSSIBILIDADES DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: O MAPA CONCEITUAL COMO RECURSO INTEGRADOR. Vivências, 15(29), 279–288. https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i29.80

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO