POSSIBILIDADES DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: O MAPA CONCEITUAL COMO RECURSO INTEGRADOR
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i29.80Abstract
Ainda hoje é um desafio propor, pensar e desenvolver práticas interdisciplinares, seja pela estrutura institucional do ensino, seja por nossa formação específica ou pela falta de espaços e vontades coletivas de diálogo. O curso de Educação do Campo – Licenciatura, da Universidade Federal do Pampa, Campus Dom Pedrito, elaborou seu Projeto Pedagógico pensando em uma perspectiva interdisciplinar tanto no que se refere aos seus objetivos como no que se refere ao campo de atuação profissional do futuro docente. As aprendizagens compartilhadas nesse texto foram possíveis por meio da integração de professores e licenciandas; da articulação das ações de ensinar e aprender por meio de atividades diversificadas dentro e fora da sala de aula; e da sistematização dos conhecimentos de diferentes componentes curriculares através da construção de um mapa conceitual. Tais ações de integração, articulação e sistematização possibilitaram o trabalho interdisciplinar desenvolvido durante o sétimo semestre do curso e a compreensão dos conhecimentos estudados.
Riferimenti bibliografici
BRASIL. Lei nº 7853, de 24 de Outubro de 1989. Brasília: CORDE. 1989.
CORREIA, P. R. M.; CORDEIRO, G. B.; CICUTO, C. A. T.; JUNQUEIRA, P. G. Nova abordagem para identificar conexões disciplinares usando mapas conceituais: em busca da interdisciplinaridade no Ensino Superior. Ciência & Educação. Bauru, v. 20, n. 2, p. 467-479, 2014. Disponível em < http://dx.doi.org/10.1590/1516-73132014000200013>. Acesso 25 fev 2019.
FAZENDA, I. C. A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade e/ou ideologia. São Paulo: Loyola, 1992.
LUZ, M. Carijo: saber cultural do Rio Grande do Sul, símbolo da resistência e conhecimento indígena e camponês na fabricação artesanal de erva-mate. Porto Alegre: Catarse, 2014. 148 p.
MOREIRA, E. M; LIMA, M. C. de A. Caderno de Educação do Campo - Desenvolvimento Sustentável dos Assentamentos Federais. Santa Maria: Editora e Gráfica Caxias, 2016.
NOVAK, J.; CAÑAS, A. A teoria subjacente aos Mapas Conceituais e como elaborá-los e usá-los. Práxis Educativa, v. 5, n. 1, p. 9-29, 2010.
UNIPAMPA. Projeto Interdisciplinar V - Trabalho Com Princípio Educativo. Dom Pedrito: UNIPAMPA, 2016a.
UNIPAMPA. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Dom Pedrito: UNIPAMPA, 2016b. Disponível em: http://dspace.unipampa.edu.br/bitstream/riu/111/3/PPC_Educa%C3%A7%C3%A3o%20do%20Campo.pdf. Acesso em 02 abril 2018.
WANDERLEY, M.N.B. O mundo rural como um espaço de vida: reflexões sobre a propriedade da terra, agricultura familiar e ruralidade. Porto Alegre: UFRGS, 2009.