REPENSAR DA PRÁTICA DOCENTE CONSIDERANDO A PERSPECTIVA DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E DA METACOGNIÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i38.824

Resumo

Repensar a prática docente é fundamental para todos os professores, no sentido de ressignificar suas aulas, considerando outras abordagens para possibilitar um melhor aprendizado aos estudantes, sendo a formação continuada um momento propício a esta reflexão. O ensino de ciências por investigação (EnCI) apresenta-se como uma importante estratégia para a formação cidadã, porém ainda pouco utilizado pelos docentes e com muitas lacunas formativas. Assim, a presente pesquisa buscou identificar quais as dificuldades que os docentes apresentam com relação à utilização em sala de aula, do EnCI, e quais suas percepções sobre esta abordagem didática. Os resultados identificaram que os professores ainda pautam suas aulas em moldes rígidos, suprimindo as etapas de investigação, conclusão e comunicação por parte dos alunos, devido ao forte caráter protocolar de suas propostas de aula com caráter investigativo, evidenciando pouca familiaridade com a abordagem do EnCI e suas potencialidades, como habilidades que podem ser promovidas por esse tipo de estratégia aliada ao pensamento metacognitivo, e mesmo com relação à aprendizagem de conteúdos científicos.

Biografia do Autor

Giovanni Scataglia Botelho Paz, Universidade Federal do ABC, Santo André, SP, Brasil

Licenciado em Química, mestre e doutorando em Ensino e História das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC. Possui interesse na formação continuada de professores que ensinam ciências e as interrelações entre a alfabetização científica e a metacognição. Atualmente é professor de Ciências na Rede Municipal de São Paulo.

Solange Wagner Locatelli, Universidade Federal do ABC, Santo André, SP, Brasil

Professora na Universidade Federal do ABC. Doutora em Ensino de Ciências, com experiência de atuação na Educação Básica e com formação de professores. Pesquisa na área de metacognição e ensino por investigação e na Educação para surdos.

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Publicado

2023-01-01

Como Citar

Paz, G. S. B., & Locatelli, S. W. (2023). REPENSAR DA PRÁTICA DOCENTE CONSIDERANDO A PERSPECTIVA DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E DA METACOGNIÇÃO. Vivências, 19(38), 209–225. https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i38.824

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO