REPENSAR DA PRÁTICA DOCENTE CONSIDERANDO A PERSPECTIVA DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E DA METACOGNIÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i38.824Resumo
Repensar a prática docente é fundamental para todos os professores, no sentido de ressignificar suas aulas, considerando outras abordagens para possibilitar um melhor aprendizado aos estudantes, sendo a formação continuada um momento propício a esta reflexão. O ensino de ciências por investigação (EnCI) apresenta-se como uma importante estratégia para a formação cidadã, porém ainda pouco utilizado pelos docentes e com muitas lacunas formativas. Assim, a presente pesquisa buscou identificar quais as dificuldades que os docentes apresentam com relação à utilização em sala de aula, do EnCI, e quais suas percepções sobre esta abordagem didática. Os resultados identificaram que os professores ainda pautam suas aulas em moldes rígidos, suprimindo as etapas de investigação, conclusão e comunicação por parte dos alunos, devido ao forte caráter protocolar de suas propostas de aula com caráter investigativo, evidenciando pouca familiaridade com a abordagem do EnCI e suas potencialidades, como habilidades que podem ser promovidas por esse tipo de estratégia aliada ao pensamento metacognitivo, e mesmo com relação à aprendizagem de conteúdos científicos.
Referências
ARROYO, M.G. Currículo: território em disputa. 5 ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
AŞIK, G.; ERKTIN, E. Metacognitive Experiences: Mediating the Relationship between Metacognitive Knowledge and Problem Solving. Education and Science, v. 144, n. 197, p. 85-103, 2019.
ASSUNÇÃO, T.V.; SILVA, A.P.T.B. Dos PCNEM à nova BNCC para o ensino de ciências: um diálogo sob a ótica da alfabetização científica. Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 25, n. 1, p. 235-251, 2020. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5746/pdf. Acesso em 21 mai 2022.
BAPTISTA, M.L.M. Concepção e implementação de atividades de investigação: um estudo com professores física e química do ensino básico. Tese de Doutorado – Universidade de Lisboa, 2010.
BARDIN, L. Análise de conteúdo: edição revista e ampliada. São Paulo: Edições 70, 2016.
BOSZKO, C.; ROSA, C.T.W. Diários de aprendizagem como ferramenta metacognitiva: análise dos registros produzidos por professores de física em formação inicial. Alexandria: R. Educ. Ci. Tec., v.14, n.1, p.479-500, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/73011/46137. Acesso em 21 mai 2022.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.9394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 21 mai 2022.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf. Acesso em 21 mai. 2022.
BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf. Acesso em 21 mai. 2022.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, 2013. Disponível em http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2018-pdf/102481-rceb003-18/file. Acesso em 21 mai. 2022.
CACHAPUZ, A.; GIL-PÉREZ, D.; CARVALHO, A. M. P.; PRAIA, J.; VILCHES, A. A necessária renovação do Ensino das Ciências. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2011.
CAMARGO, C.M.; FRANZOLIN, F. A autonomia permitida pelas atividades práticas e/ou investigativas presentes nos livros didáticos de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental. Educere et educare, v.13, p. 1-24, 2018. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18554/13635. Acesso em 21 mai. 2022.
CAMPOS, N. F.; SCARPA, D.L. Que desafios e Possibilidades Expressam os Licenciandos que Começam a Aprender sobre Ensino de Ciências por Investigação? Tensões entre Visões de Ensino Centradas no Professor e no Estudante. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, n. 3, p. 727-759, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4811/3029. Acesso em 21 mai. 2022.
CARDOSO, M.J.C.; SCARPA, D.L. Diagnóstico de Elementos do Ensino de Ciências por Investigação (DEEnCI): Uma Ferramenta de Análise de Propostas de Ensino Investigativas. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, n. 3, p. 1025-1059, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4788/3026. Acesso em 21 mai. 2022.
CARVALHO, A. M. P. Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino por Investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, n. 3, p. 765-794, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4852/3040. Acesso em 21 mai. 2022.
CHAER, G.; DINIZ, R. R. P.; RIBEIRO, E. A. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Evidência, v. 7, n. 7, p. 251-266, 2011.
DEBOER, G. E. Historical Perspectives on Inquiry Teaching in Schools In: Flick, L. D, & Lederman, N. G. (Org.), Scientific Inquiry and Nature of Science, Netherland, NED, Springer, p.17-35, 2006.
DEWEY, J. Experiência e educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.
DIVRIK, R.; PILTEN, P.; TAS, A. M. Effect of Inquiry-Based Learning Method Supported by Metacognitive Strategies on Fourth-Grade Students’ Problem-Solving and Problem-Posing Skills: A Mixed Methods Research. International Electronic Journal of Elementary Education, v. 3, n. 2, p. 287-308, 2020. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1285560.pdf. Acesso em 21 mai. 2022.
FRANCO, L.G.; MUNFORD, D. O Ensino de Ciências por Investigação em Construção: Possibilidades de Articulações entre os Domínios Conceitual, Epistêmico e Social do Conhecimento Científico em Sala de Aula. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, v. 20, p. 687-719, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/19262/19573. Acesso em 21 mai 2022.
GALIAN, C.V.A.; PIETRI, E.; SASSERON, L.H. Modelos de professor e aluno sustentados em documentos oficiais: dos PCN à BNCC. Educação em Revista (Online), v. 37, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/25551/27823. Acesso em 21 mai. 2022.
GALIAN, C.V.A.; SILVA, R.R.D. Apontamentos para uma avaliação de currículos no Brasil: a BNCC em questão. Estudos em Avaliação Educacional, v. 30, p. 508-535, 2019. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/5693/3798. Acesso em 21 mai. 2022.
GONÇALVES, U. T. DE V.; OSÓRIO, T. DA R.; COUTINHO, C. Água como temática para uma abordagem investigativa do método científico. Vivências, v. 15, n. 29, p. 61-80, 5 out. 2019. Disponível em www.revista.uri.br/index.php/vivencias/article/view/51 . Acesso em 21 mai 2022.
KRASILCHIK, M. Reforma e Realidade: o caso do Ensino de Ciências. São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 1, p. 85-93, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/spp/a/y6BkX9fCmQFDNnj5mtFgzyF/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 21 mai. 2022.
LEITE J. C.; RODRIGUES, M. A.; MAGALHÃES JUNIOR, C. A. Ensino por investigação na visão de professores de Ciências em um contexto de formação continuada. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 8, p. 42-56, 2015. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2958/1990. Acesso em 21 mai. 2022.
LOCATELLI, S.W. Using alternative strategy for implementing simple investigative activities to learn chemistry in the classroom. Natural Science Education, v.18, n.2, p.87-92, 2021. Disponível em: https://oaji.net/articles/2022/514-1644348091.pdf. Acesso em 21 mai. 2022.
MUNFORD, D.; LIMA, M.E.C.C. Ensinar ciências por investigação: O que estamos de acordo?. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 9, p. 89-111, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/ZfTN4WwscpKqvwZdxcsT84s/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 21 mai. 2022.
PAZ, G.S.B.; MOLINA, E.R.; ROVAY, R.P.; BARBOSA, F.F.; LOCATELLI, S.W Atividades investigativas de química nos anos iniciais do ensino fundamental: a extensão universitária como espaço de formação continuada. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, v. 7, n.1, p. 193-207, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19059/16133. Acesso em 21 mai. 2022.
PECHULA, M.; DEL-POZZO, L.; BOCANEGRA, C. Considerações sobre o ensino de ciências e o uso de materiais didáticos midiáticos: possibilidades e limites. Contrapontos (Online), v. 12, p. 145-153, 2012. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/ctp/v12n02/v12n02a03.pdf. Acesso em 21 mai. 2022.
PEDASTE, M.; MAEOTS, M.; SIIMAN, L.A.; JONG, T.; RIESEN, S.A.N.; KAMP, E.T.; MANOLI, C.C.; ZACHARIA, Z.C.; TSOURLIDAKI, E. Phases of inquiry-based learning: Definitions and the inquiry cycle. Educational Research Review, v. 14, p. 47-61, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/272946536_Phases_of_inquiry-based_learning_Definitions_and_the_inquiry_cycle/link/55156e140cf2f7d80a32e62d/download. Acesso em 21 mai. 2022.
ROCHA, C.J.T.; MALHEIRO, J.M.S Metacognição e a experimentação investigativa: a construção categorias interativa dialógicas. Educação (Santa Maria, online), v. 44, n. 32, p. 1-26, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/34409/pdf. Acesso em 21 mai. 2022.
ROSA, C.T.W.; VILLAGRÁ, J.A.M. Questionamento metacognitivo associado à abordagem didática por indagação: análise de uma atividade de ciências no ensino fundamental. Investigações em Ensino de Ciências (online), v. 25, p. 60-76, 2020. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/1467 . Acesso em 21 mai. 2022.
SANTANA, R. S.; FRANZOLIN, F. O Ensino de Ciências por Investigação e os desafios da implementação na práxis dos professores. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 9, p. 218-237, 2018. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1427/1010. Acesso em 21 mai. 2022.
SANTANA, R. S.; LOCATELLI, S. W.; FRANZOLIN, F. Possibilidades e desafios na implementação de atividades investigativas: particularidades docentes. Ensenanza de Las Ciencias, Extra, p. 1065-1065, 2017. Disponível em: https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/335615/426427. Acesso em 21 mai. 2022.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da Cidade: Ensino Fundamental: Ciências Naturais. São Paulo: SME/COPED, 2017.
SASSERON, L. H. Ensino de Ciências por Investigação e o Desenvolvimento de Práticas: Uma Mirada para a Base Nacional Comum Curricular, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, n. 3, p. 1061-1085, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4833/3034. Acesso em 21 mai. 2022.
SALINITRI, G.; PALAZZOLO, S.; NAHAICIUE, R.; IACOBELLI, E.; LI, Y.; ZHOU, G. Analysis of Canadian Inquiry-based Science Teaching Practices and its Implications for Reciprocal Learning. Universal Journal of Educational Research, v. 6, n. 1, p. 2280-2293, 2018.
SILVA, R.A.; OLIVEIRA, I.M.; SUART, R.C. Análise dos níveis de investigação de planos e aulas desenvolvidos por uma professora em formação inicial em química. Investigações no Ensino de Ciências, v. 26, n. 2, p. 145-169, 2021. Disponível em: https://media.proquest.com/media/hms/PFT/1/t2ryL?_s=%2BT6LkyuuAJt8tr7QOjpIX17cxdg%3D. Acesso 21 mai. 2022.
SILVA, M. E. O.; MARQUES, P. R. B. O.; MARQUES, C. V. V. C. O. O enredo das aulas experimentais no Ensino Fundamental: concepções de professores sobre atividades práticas no Ensino de Ciências. Revista Prática Docente, v. 5, p. 271-288, 2020. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/606/270. Acesso em 21 mai. 2022.
SOUZA, V.F.M.; SASSERON, L. H. As perguntas em aulas investigativas de ciências: a construção teórica de categorias. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, p. 29-44, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4229/2794. Acesso em 21 mai. 2022.
TEZA, P.; MIGUEZ, V. B.; FERNANDES, R. F.; SOUZA, J. A.; DANDOLINI, G. A.; ABREU, A. F. Geração de ideias: aplicação da técnica world café. Journal of Knowledge Engineering and Management, v. 2, p. 1-15, 2013.
ZÔMPERO, A. F.; LABURÚ, C. E. Atividades investigativas no ensino de ciências: aspectos históricos e diferentes abordagens. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 13, p. 67-80, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/LQnxWqSrmzNsrRzHh3KJYbQ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 21 mai. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.