GAMES DE LITERATURA PARA FORMAÇÃO DO LEITOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i38.830

Resumo

Formar leitores competentes que saibam refletir, questionar e inferir sobre as leituras realizadas na Educação Básica, ocorre a partir do trabalho de professores e em especial do profissional da área de Letras, a quem geralmente se atribui essa função. Tendo em vista o cenário educacional do século XXI, esse processo pode ser otimizado com recursos do mundo digital, isso porque não basta realizar uma leitura de texto impresso, mas ler, analisar e inferir sobre todos os tipos de textos e formas textuais que circulam no meio digital como um todo nos quais a multimodalidade é um traço comum que precisa ser reconhecido pelos estudantes. Nessa perspectiva, buscando um vínculo entre tecnologias digitais e formação de leitores na escola, este estudo apresenta uma discussão teórico-crítica acerca do uso de games de literatura para a formação do leitor crítico-reflexivo, a fim de conhecer plataformas digitais que podem ser exploradas pelos docentes nas elaborações de práticas mediadoras de leitura com uso de games. Para tanto, o estudo fundamenta-se em pressupostos teóricos de AGUIAR; BORDINI (1993), FAVA (2018), CANDIDO (2011), ORLANDI (2018), entre outras fontes fundamentais para o aporte teórico deste trabalho. A investigação mostra que é essencial fomentar a formação de leitores digitais profícuos e que o uso de games, além de auxiliar os professores para aulas mais atrativas, desperta o interesse dos estudantes através da ludicidade e interação, oportunizando o reconhecimento da multimodalidade na construção textual.

Biografia do Autor

Bibiana Zanella Pertuzzati, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Frederico Westphalen, RS, Brasil

Graduada em Letras: Língua Portuguesa pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, câmpus de Frederico Westphalen e Mestre em Letras: Literatura Comparada pela mesma instituição. Acadêmica de Fisioterapia (URI-FW) e bolsista de Iniciação Científica de fomento FAPERGS, orientada pela Profa. Dra. Ana Paula Teixeira Porto.

Ana Paula Teixeira Porto, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Frederico Westphalen, RS, Brasil

Mestre e Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS). Professora orientadora do trabalho, docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, câmpus de Frederico Westphalen. 

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Publicado

2023-01-01

Como Citar

Pertuzzati, B. Z. ., & Porto, A. P. T. (2023). GAMES DE LITERATURA PARA FORMAÇÃO DO LEITOR. Vivências, 19(38), 89–100. https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i38.830

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO