RELEVÂNCIA DO CONHECIMENTO DE ECONOMIA PARA AS PRÓXIMAS GERAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i38.845Resumo
Em uma sociedade bem informada, o conhecimento de economia deve fazer parte de sua cultura, contribuindo com a tomada de decisão dos indivíduos. Através do projeto de extensão “Descomplicando a Economia (DECO)” realizou-se um curso para os alunos do ensino fundamental II e médio de escolas públicos, mostrando que os conceitos de economia podem ser simples e influenciar suas vidas. Desta forma, o objetivo do artigo foi analisar a relevância do conhecimento de economia na vida dos alunos. Para este fim, foi realizado uma pesquisa bibliográfica sobre a extensão universitária e projetos de extensão, como educação econômica. Além disso, realizou-se um estudo de campo aplicando dois questionários (um antes do curso e outro ao final) com quinze perguntas ao todo, a qual procurou-se captar dos alunos, inicialmente, o conhecimento sobre economia e, posteriormente, a visão do conteúdo trabalhado. Após a análise das informações, observou-se que 71,54% dos alunos estavam interessados em entender sobre assuntos relacionados com a economia do país e 96,47% achavam importante saber sobre estes acontecimentos no seu cotidiano. Ademais, 91,34% entendiam que seria essencial aprender economia na escola e 78,42% se sentiam capazes de ajudar seus pais a compreender sobre economia. Aliás, os alunos apontaram ser importante o conhecimento de economia, haja vista entenderem que suas vidas serão positivamente influenciadas. Além disto, existe a necessidade de haver novos projetos de extensão que transmitam aos alunos os conhecimentos de economia, ou ainda, o ensinamento de economia deveria fazer parte da grade curricular e estar nos livros didáticos.
Referências
ALONSO, O. Criando riqueza: Um guia prático de investimentos e finanças pessoais para leigos. São Paulo: Empiricus, 2016.
ARAUJO, R. M. B. de. Alfabetização econômica: compromisso social na educação de crianças. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2009.
ARAUJO, R. M. B. de. O pensamento econômico das crianças: para iniciar o debate. Revista Tecer, v. 3, n.5, p. 135-151, 2010. DOI: 10.15601/1983-7631/RT.V3N5P135-151.
BALASSIANO, M. G.; PESSOA, S. A. Desempenho da economia brasileira nos últimos oito quadriênios (1987-2018): Um estudo em painel comparando os dados observados e previstos. In: Encontro de Economia da Região Sul – ANPEC SUL 2021, XXIV, 2021, Florianópolis. Artigos Selecionados... Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2021. Disponível em: https://www.anpec.org.br/sul/2021/submissao/files_I/i6-0e903480b394a0e4be63b63df9a6c313.pdf. Acesso em: 01 jun. 2022.
BATISTA, N. N. F.; SILVA, R. da. Experimentos econômicos para estudantes do ensino médio da rede pública de Ribeirão Preto/SP. Revista de Cultura e Extensão, v. 4, p. 45-56, 2010. DOI: 10.11606/issn.2316-9060.v4i0p45-56.
BUENO, E. S. Educação Econômica – uma necessidade: Orientações que visam o consumismo consciente. Disponível em:
http://acervo.plannetaeducacao.com.br/portal/impressao.asp?artigo=1864. Acesso em: 19 nov. 2017.
CASTRO, L. M. C. A Universidade, a extensão universitária e a produção de conhecimentos emancipadores. In: Reunião Anual da ANPED, 27, 2004. Caxambu. Textos de trabalhos... Disponível em: http://27reuniao.anped.org.br/gt11/t1111.pdf. Acesso em: 15 jan. 2018.
FERMIANO, M. B. Pré-adolescentes (“tweens”) – desde a perspectiva da teoria piagetiana à da Psicologia Econômica. 2010. 475f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.
FORPROEX. Fórum de Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus. 2012. Disponível em: https://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf. Acesso em: 10 dez. 2017.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GODFREY, N. S. Dinheiro não dá em árvore: um guia para os pais criarem filhos financeiramente responsáveis. São Paulo: Jardim dos Livros, 2007.
KIYOSAKI, R. T. Pai rico, pai pobre. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.
NOGUEIRA, M. D. P. (org). Extensão Universitária: diretrizes conceituais e políticas – Documentos básicos do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras 1987 – 2000. Belo Horizonte: PROEX/UFMG, 2000.
OLIVEIRA, A. A. V.; RODRIGUES, L. T. D.; SILVA, L. A. da; GUERRA, D. V.; GUEDES, T. M.; LUCENA, D. M. S. de; ARAUJO, A. M. M. de; SOUSA, E. M. D. de. A importância do projeto de extensão programa de apoio ao ensino de ciências e biologia no ensino fundamental e médio como ferramenta de humanização dos estudantes da área de saúde da UFPB. In: Encontro de Extensão, 10, 2008, João Pessoa. Resumos... João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2008. Disponível em: http://www.prac.ufpb.br/anais/xenex_xienid/x_enex/RESUMOS/AREA4/4CCSDMOUT02.pdf Acesso em: 12 jan. 2018.
OLIVEIRA, M. F. de. Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisas em administração. Catalão: UFG, 2011.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED). Diretrizes curriculares da Educação Básica. Matemática. Curitiba, PR: SEED/DEB, 2008.
PEROBELLI, F. F. C.; VIDAL, T. L.; ALVES, I. C. C.; AVELAR, K. M.; RIBEIRO, G. Economia nas escolas: Relatos de uma experiência. International Journal of Knowledge Engineering and Management, v. 6, n. 14, p. 51-69, 2017. DOI: 10.47916/ijkem-vol6n14-2017-3.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
RODRIGUES, A. L. L.; PRATA, M. S.; BATALHA, T. B. S.; COSTA, C. L. N. A.; PASSOS NETO, I. F. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Cadernos de Graduação - Ciências Humanas e Sociais, v. 1, n. 16, p. 141-148, 2013. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/494. Acesso em: 09 jan. 2018.
ROSSETTI, J. P. Os comportamentos dos consumidores e dos produtos: fundamentos teóricos. In: ______. Introdução à economia. 20. ed. São Paulo: Atlas, 2003. p. 445-483.
SCHEIDEMANTEL, S. E.; KLEIN, R.; TEIXEIRA, L. I. A importância da extensão universitária: o projeto construir. In: Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2, 2004. Anais... Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2004. Disponível em: https://www.ufmg.br/congrext/Direitos/Direitos5.pdf. Acesso em: 09 jan. 2018.
SERRANO, R. M. S. M. Conceitos de extensão universitária: um diálogo com Paulo Freire. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/0B0WeZ6rpkrFBQXFnMVlHYTJDalE?resourcekey=0-9V5qEaLbl6gXaegkSzlKDw. Acesso em: 08 jan. 2018.
VASCONCELLOS, M. A. S. de; GARCIA, M. E. Introdução à Economia. In: ______. Fundamentos de Economia. 3. ed. São Paulo, Atlas, 2008a. p. 1-15.
VASCONCELLOS, M. A. S. de; GARCIA, M. E. Inflação. In: ______. Fundamentos de Economia. 3. ed. São Paulo, Atlas, 2008b. p. 223-231.
VASCONCELOS, M. L. M. C. A formação do professor de 3º Grau. São Paulo: Pioneira, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.