RELEVÂNCIA DO CONHECIMENTO DE ECONOMIA PARA AS PRÓXIMAS GERAÇÕES

Autores

  • Marcelo Vargas Universidade Estadual do Paraná, Apucarana, PR, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5852-1285
  • Bruno Wroblevski da Rocha Universidade Estadual do Paraná, Apucarana, PR, Brasil https://orcid.org/0000-0002-3229-0175
  • Angie Paola Boldrin Gobetti Universidade Estadual do Paraná, Apucarana, PR, Brasil
  • Jéssica Leticia Souza da Silva Universidade Estadual do Paraná, Apucarana, PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i38.845

Resumo

Em uma sociedade bem informada, o conhecimento de economia deve fazer parte de sua cultura, contribuindo com a tomada de decisão dos indivíduos. Através do projeto de extensão “Descomplicando a Economia (DECO)” realizou-se um curso para os alunos do ensino fundamental II e médio de escolas públicos, mostrando que os conceitos de economia podem ser simples e influenciar suas vidas. Desta forma, o objetivo do artigo foi analisar a relevância do conhecimento de economia na vida dos alunos. Para este fim, foi realizado uma pesquisa bibliográfica sobre a extensão universitária e projetos de extensão, como educação econômica. Além disso, realizou-se um estudo de campo aplicando dois questionários (um antes do curso e outro ao final) com quinze perguntas ao todo, a qual procurou-se captar dos alunos, inicialmente, o conhecimento sobre economia e, posteriormente, a visão do conteúdo trabalhado. Após a análise das informações, observou-se que 71,54% dos alunos estavam interessados em entender sobre assuntos relacionados com a economia do país e 96,47% achavam importante saber sobre estes acontecimentos no seu cotidiano. Ademais, 91,34% entendiam que seria essencial aprender economia na escola e 78,42% se sentiam capazes de ajudar seus pais a compreender sobre economia. Aliás, os alunos apontaram ser importante o conhecimento de economia, haja vista entenderem que suas vidas serão positivamente influenciadas. Além disto, existe a necessidade de haver novos projetos de extensão que transmitam aos alunos os conhecimentos de economia, ou ainda, o ensinamento de economia deveria fazer parte da grade curricular e estar nos livros didáticos.

Biografia do Autor

Marcelo Vargas, Universidade Estadual do Paraná, Apucarana, PR, Brasil

Doutor em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná (2020). Possui mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (2009), especialização em Economia Empresarial pela Universidade Estadual de Londrina (2004) e graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (2002). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus de Apucarana com Dedicação Exclusiva. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Setor Público, Desenvolvimento Econômico e História do Pensamento Econômico. Possui interesse de pesquisa em inovação, relação universidade-empresa e economia do setor público.

Bruno Wroblevski da Rocha, Universidade Estadual do Paraná, Apucarana, PR, Brasil

Possui graduação em Ciências Econômicas (2017) pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Mestre em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutorando em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possui interesse nas áreas de Economia do Trabalho, Pobreza e Desigualdade, Métodos Quantitativos em Economia e Avaliação de Políticas Públicas.

Angie Paola Boldrin Gobetti, Universidade Estadual do Paraná, Apucarana, PR, Brasil

Possui graduação em Ciências Econômicas pela UNESPAR - Campus Apucarana (2016). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica. 

Jéssica Leticia Souza da Silva, Universidade Estadual do Paraná, Apucarana, PR, Brasil

Possui graduação em Ciências Econômicas pela UNESPAR - Campus Apucarana (2017). Tem experiência na área de Economia e Administração, com ênfase em Economia.

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Publicado

2023-01-01

Como Citar

Vargas, M., Rocha, B. W. da, Gobetti, A. P. B., & Silva, J. L. S. da. (2023). RELEVÂNCIA DO CONHECIMENTO DE ECONOMIA PARA AS PRÓXIMAS GERAÇÕES. Vivências, 19(38), 255–269. https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i38.845

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO