O ARCO DE MAGUEREZ NA FORMAÇÃO DOCENTE

METODOLOGIA ATIVA PARA UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR A PARTIR DO RIO MACACO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i38.851

Resumo

Charles Maguerez elaborou um método com o objetivo de desenvolver o pensamento criativo e crítico. A metodologia do Arco de Maguerez incorpora as situações-problema na educação com o objetivo de desenvolver o aprendizado, estimulando uma participação ativas dos alunos, através de pesquisas, levantamento de hipóteses, debates e possível aplicação na realidade. Esse trabalho teve como objetivo analisar a Metodologia do Arco de Maguerez associado ao processo de ensino e aprendizagem de Educação Ambiental na relação com o Rio Macaco que abastece o município de Palmeira das Missões/RS, isso devido ao fato desta metodologia utilizar um problema podendo ser da realidade física ou social. A metodologia dessa pesquisa foi baseada nas cinco etapas. A aplicação foi realizada por meio de um programa de qualificação profissional de professores. Primeiramente, foram determinados os pontos-chave sobre o Rio Macaco, e subsequentemente as hipóteses foram criadas e reforçadas pela leitura por parte dos professores de textos selecionados segundo a temática. Foram propostas, na etapa final, intervenções para a aplicação do Arco de Maguerez em sala de aula. Finalmente, foi possível observar que a aplicação da metodologia da problematização, por meio de um programa de qualificação professional com os professores, pode trazer novas abordagens de ensino com uma visão da realidade que cercam os alunos, oportunizando que exerçam sua criticidade e protagonismo.

Biografia do Autor

Jeferson Rosa Soares, niversidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG); Tecnólogo em Gestão Ambiental pela Universidade Norte do Paraná
(UNOPAR); Professor do Estado de Santa Catarina. Área temática: Educação Ambiental, Bacias Hidrográficas, Agroecologia, Educação do Campo, Recursos Hídricos.

Ana Paula Santos de Lima, niversidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2009) e especialização em Educação Ambiental pela Universidade Cidade de São Paulo (2012). Mestra (2014) e doutora (2019) em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde na UFSM. Atuação na área de educação em ciências, aprendizagem por projetos, ensino, formação continuada de docentes, TIC e metodologias ativas. Atualmente aluna de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências na UFRGS. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação do Campo e Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), RS.

Roselane Zordan Costella, niversidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Possui Licenciatura em Geografia, Mestrado e Doutorado na linha de pesquisa em ensino de Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Cursou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia (UFRGS) estendido na Universidad de Valencia (Espanha). Tem vasta experiência na Educação Básica e no Ensino Superior como professora e assessora de ensino. Professora Associada, classe D, nível 02 da Faculdade de Educação ? FACED/UFRGS no Departamento de Ensino e Currículo (DEC), no Núcleo de Estudos em Educação e Geografia (NEEGEO). Professora no Programa de Pós-Graduação em Geografia (POSGEA/UFRGS). Coordenou a Coordenadoria das Licenciaturas da UFRGS/COORLICEN? gestão 2015 ? 2017. Coordenou Institucionalmente o Programa de Incentivo de Bolsas de Iniciação à Docência ? PIBID/UFRGS ? gestão 2013 - 2017. Coordenou o PIBID Geografia nos anos de 2018 - 2019. Foi Coordenadora Pedagógica do PNLD do Ensino Fundamental Anos Finais - ano 2017 - Componente Geografia, Coordenadora Pedagógica do PNLD do Ensino Médio - ano 2018 - Componente Geografia e Coordenadora Pedagógica do PNLD do Ensino Médio - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas em diálogo com a Matemática - 2021, Coordenadora Adjunta do PNLD do Ensino Médio - 2021. Pesquisa as seguintes temáticas: avaliações externas, BNCC, alfabetização/letramento cartográfico, autonarrativas e formação docente. 

José Vicente Lima Robaina, niversidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Mestre em Educação – UFRGS; Graduado em
Licenciatura Curta em Ciências e Licenciatura Plena em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Professor do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação, do curso de Educação do Campo: licenciatura em Ciências da Natureza e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - UFRGS/Campus Porto Alegre. Coordenador do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação do Campo e Ciências da Natureza (GPEEC NATUREZA), certificado na CAPES e na UFRGS.

Referências

BERBEL, N. A. N. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface — Comunicação, Saúde, Educação, v.2, n.2, 1998.

BERBEL, N. A. N. A metodologia da problematização com o Arco de Maguerez: uma reflexão teórico-epistemológica. Londrina: EDUEL, 2012. 204p.

BERBEL, N. A. N.; GAMBOA, S. A. S. A metodologia da problematização com o Arco de Maguerez: uma perspectiva teórica e epistemológica. Filosofia e Educação, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 264–287, 2011. DOI: 10.20396/rfe.v3i2.8635462. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635462. Acesso em: 20 jan. 2022.

BEREZUK, P. A.; MOREIRA, A. L. O. R. Atividades de campo e educação ambiental: conhecimentos e relações dos professores. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, v. 8, n. 2, p. 16-41, 2018.

BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de Ensino - Aprendizagem. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2015.

BRANDÃO, E. C. T. A.; SANTOS, S. S. C. Educação Ambiental na escola e no parque: experiências com o arco de Maguerez na educação básica. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 16, n. 1, p. 410-429, 2021.

BRASIL. Temas Contemporâneos e Transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. 2019.

COLOMBO, A. A.; BERBEL, N. A. A Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez e sua relação com os saberes de professore. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 28, n. 2, p. 121-146, jul./dez. 2007.

PINTO, L. J. F.; CLEOPHAS, M. G. Adaptação do Arco de Maguerez como metodologia problematizadora na promoção de uma educação voltada para a água. Revista de Educação Ambiental. 2017. Disponível em: http://www.revistaea.org/artigo.php?Idartigo=2744 Acesso em: 28 jan 2022.

PESSANO, E. F. C et al. A contextualização como estratégia para a formação continuada de professores em uma unidade de atendimento socioeducativo. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias Vol. 14, Nº 3, 340-360, 2015.

SANTOS, L. R. O.; SOUZA, R. M.; COSTA, J. J. A metodologia da problematização no contexto da educação básica: possíveis caminhos para a formação de reeditores ambientais. Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica, Recife, v.3, n.1, p.27-274, 2017, Cap UFPE.

SANTOS, L. R. O.; SOUZA, R. M.; COSTA, J. J. Transposição metodológica: A problematização com o Arco de Maguerez no diálogo com a educação básica. Práticas de Ensino na Comunidade, p. 15, 2019.

SOARES, J. R.; COSTELLA, R. Z., ROBAINA, J. V. L. Percepções socioambientais de estudantes do ensino fundamental sobre o Rio Macaco em Palmeira das Missões/RS. 2021. Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 38(1), 315–335. https://doi.org/10.14295/.v38i1.12312.

SOARES, J. R. et al. Metodologia da problematização com o arco de Maguerez: conhecimento de professores de escolas municipais em Palmeira das Missões/RS. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 11, n. 1, 2022. DOI: 10.35819/tear.v11.n1.a5836. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5836. Acesso em: 28 jan. 2022.

SOARES, J. R. et al. Rio Macaco: Uma análise sobre a concepção socioambiental de estudantes no município de Palmeira das Missões/RS. XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XIII ENPEC - ENPEC EM REDES – 27 de setembro a 01 de outubro 2021.

WOLLMANN, E. M. A Temática Atmosfera como ferramenta para o Ensino de Química. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.

WOLLMANN, E. M. et al. A formação de professores para a inserção da prática ambiental: um relato de experiência. ETD-Educação Temática Digital, v. 16, n. 3, p. 532-550, 2014.

Publicado

2023-01-01

Como Citar

Soares, J. R., Lima, A. P. S. de, Costella, R. Z., & Robaina, J. V. L. (2023). O ARCO DE MAGUEREZ NA FORMAÇÃO DOCENTE: METODOLOGIA ATIVA PARA UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR A PARTIR DO RIO MACACO. Vivências, 19(38), 169–186. https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i38.851

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO