O ARCO DE MAGUEREZ NA FORMAÇÃO DOCENTE
METODOLOGIA ATIVA PARA UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR A PARTIR DO RIO MACACO
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i38.851Resumo
Charles Maguerez elaborou um método com o objetivo de desenvolver o pensamento criativo e crítico. A metodologia do Arco de Maguerez incorpora as situações-problema na educação com o objetivo de desenvolver o aprendizado, estimulando uma participação ativas dos alunos, através de pesquisas, levantamento de hipóteses, debates e possível aplicação na realidade. Esse trabalho teve como objetivo analisar a Metodologia do Arco de Maguerez associado ao processo de ensino e aprendizagem de Educação Ambiental na relação com o Rio Macaco que abastece o município de Palmeira das Missões/RS, isso devido ao fato desta metodologia utilizar um problema podendo ser da realidade física ou social. A metodologia dessa pesquisa foi baseada nas cinco etapas. A aplicação foi realizada por meio de um programa de qualificação profissional de professores. Primeiramente, foram determinados os pontos-chave sobre o Rio Macaco, e subsequentemente as hipóteses foram criadas e reforçadas pela leitura por parte dos professores de textos selecionados segundo a temática. Foram propostas, na etapa final, intervenções para a aplicação do Arco de Maguerez em sala de aula. Finalmente, foi possível observar que a aplicação da metodologia da problematização, por meio de um programa de qualificação professional com os professores, pode trazer novas abordagens de ensino com uma visão da realidade que cercam os alunos, oportunizando que exerçam sua criticidade e protagonismo.
Referências
BERBEL, N. A. N. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface — Comunicação, Saúde, Educação, v.2, n.2, 1998.
BERBEL, N. A. N. A metodologia da problematização com o Arco de Maguerez: uma reflexão teórico-epistemológica. Londrina: EDUEL, 2012. 204p.
BERBEL, N. A. N.; GAMBOA, S. A. S. A metodologia da problematização com o Arco de Maguerez: uma perspectiva teórica e epistemológica. Filosofia e Educação, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 264–287, 2011. DOI: 10.20396/rfe.v3i2.8635462. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635462. Acesso em: 20 jan. 2022.
BEREZUK, P. A.; MOREIRA, A. L. O. R. Atividades de campo e educação ambiental: conhecimentos e relações dos professores. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, v. 8, n. 2, p. 16-41, 2018.
BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de Ensino - Aprendizagem. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2015.
BRANDÃO, E. C. T. A.; SANTOS, S. S. C. Educação Ambiental na escola e no parque: experiências com o arco de Maguerez na educação básica. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 16, n. 1, p. 410-429, 2021.
BRASIL. Temas Contemporâneos e Transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. 2019.
COLOMBO, A. A.; BERBEL, N. A. A Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez e sua relação com os saberes de professore. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 28, n. 2, p. 121-146, jul./dez. 2007.
PINTO, L. J. F.; CLEOPHAS, M. G. Adaptação do Arco de Maguerez como metodologia problematizadora na promoção de uma educação voltada para a água. Revista de Educação Ambiental. 2017. Disponível em: http://www.revistaea.org/artigo.php?Idartigo=2744 Acesso em: 28 jan 2022.
PESSANO, E. F. C et al. A contextualização como estratégia para a formação continuada de professores em uma unidade de atendimento socioeducativo. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias Vol. 14, Nº 3, 340-360, 2015.
SANTOS, L. R. O.; SOUZA, R. M.; COSTA, J. J. A metodologia da problematização no contexto da educação básica: possíveis caminhos para a formação de reeditores ambientais. Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica, Recife, v.3, n.1, p.27-274, 2017, Cap UFPE.
SANTOS, L. R. O.; SOUZA, R. M.; COSTA, J. J. Transposição metodológica: A problematização com o Arco de Maguerez no diálogo com a educação básica. Práticas de Ensino na Comunidade, p. 15, 2019.
SOARES, J. R.; COSTELLA, R. Z., ROBAINA, J. V. L. Percepções socioambientais de estudantes do ensino fundamental sobre o Rio Macaco em Palmeira das Missões/RS. 2021. Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 38(1), 315–335. https://doi.org/10.14295/.v38i1.12312.
SOARES, J. R. et al. Metodologia da problematização com o arco de Maguerez: conhecimento de professores de escolas municipais em Palmeira das Missões/RS. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 11, n. 1, 2022. DOI: 10.35819/tear.v11.n1.a5836. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5836. Acesso em: 28 jan. 2022.
SOARES, J. R. et al. Rio Macaco: Uma análise sobre a concepção socioambiental de estudantes no município de Palmeira das Missões/RS. XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XIII ENPEC - ENPEC EM REDES – 27 de setembro a 01 de outubro 2021.
WOLLMANN, E. M. A Temática Atmosfera como ferramenta para o Ensino de Química. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.
WOLLMANN, E. M. et al. A formação de professores para a inserção da prática ambiental: um relato de experiência. ETD-Educação Temática Digital, v. 16, n. 3, p. 532-550, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.