A GESTÃO DA SALA DE AULA NA FORMAÇÃO DOCENTE

O CASO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i38.852

Resumo

Sendo a escola fundamental para a sociedade, a formação dos professores deve estar em constante estado de reflexão. Admitindo que a ação docente é orientada por diversos saberes, é sempre pertinente questionar-se a respeito da presença ou não de determinados conceitos nos currículos das licenciaturas. É o caso da gestão da sala de aula, que contempla um conjunto de saberes cotidianamente utilizados pelos professores. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no âmbito do estágio pós-doutoral em Educação, que teve como objetivo identificar a presença de noções de gestão da sala de aula em cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Londrina. A pesquisa pode ser classificada como aplicada, exploratória, descritiva e um estudo de campo, pois coleta dados com o recurso de um questionário on-line. Esta pesquisa foi realizada com 44 alunos de licenciatura de 3 cursos e que frequentavam diversos períodos. O instrumento de pesquisa escolhido foi um questionário on-line. Solicitou-se aos participantes identificassem aquilo que consideram um bom e um mau professor, uma boa e uma má aula. A partir dos resultados foi possível interpretar uma parcela da realidade da formação docente no contexto estudado. Percebeu-se que grande parte dos alunos apresentou uma visão bastante genérica e idealizada do caracterizaria um bom professor e uma boa aula. Em relação ao objetivo da pesquisa, observou-se que noções de gestão da sala de aula foram poucas e superficialmente citadas. Isto pode ser a evidência de que este conceito ainda não está presente adequadamente nas licenciaturas.

Referências

AGATHON, F. Les Douze vertus d’un bon maître. Versailles: s/e, 1856.

BISSONNETTE, S.; GAUTIER, C.; CASTONGUAY, M. L’Enseignement explicite des comportements. Montreal: Cheneliére, 2017.

BOTO, C. Instrução pública e projeto civilizador. São Paulo: Editora Unesp, 2017.

BUTLEN, M. Os Desafios da participação dos profissionais da escola na formação dos professores. In: SILVA JÚNIOR, C. A. et at. Por uma revolução no campo da formação de professores. São Paulo: Editora Unesp, 2015.

COLL, C.; MIRAS, M. A Representação mútua professor/aluno e suas repercussões sobre o ensino e a aprendizagem. In: COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A. (orgs.). Desenvolvimento psicológico e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

COMENIUS, I. A. Didactica Magna. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.

DAUANNY, E. B.; LIMA, M. S. L.; PIMENTA, S. G. A Produção teórico-prática sobre o estágio na formação do professor: uma revisão crítica. Revista Interdisciplinar Sulear, a.1, n.3, nov., 2019, p.1-18. Disponível em: https://revista.uemg.br/sulear/article/view/4274/2394. Acesso em 23 abr. 2022.

DUBET, F. Quando o sociólogo quer saber o que é ser professor. Revista Brasileira de Educação, n. 5, maio/ago. 1997, p. 222-231. Disponível em: http://anped.tempsite.ws/novo_portal/rbe/rbedigital/RBDE05_6/RBDE05_6_19_ANGELINA_E_MARILIA.pdf. Acesso em 21 abr. 2022

DUSSEL, I.; CARUSO, M. A Invenção da sala de aula. São Paulo: Moderna, 2003.

EMMER, E. T.; SABORNIE, E. J. Handbook of classroom management. New York: Routldge, 2015.

FIGUEIREDO, M. L. Características de um bom professor na percepção de universitários. Revista Perspectivas Online: Humanas & Sociais Aplicadas, v.8, n.22, ago., 2018, p.37-51. Doi: 0.25242/887682220181386

GATTI, B. A. Formação de professores: compreender e revolucionar. In: SILVA JÚNIOR, C. A. et at. Por uma revolução no campo da formação de professores. São Paulo: Editora Unesp, 2015.

GASPARIN, J. L. Comênio ou da arte universal de ensinar tudo a todos totalmente. Maringá: Eduem, 2015.

GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: políticas e programas. Revista Paradigma, v.42, n.extra 2, maio, 2021, p.1-17. Doi: 10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.p01-17.id1044.

GATTI, B. A.; SHAW, G. S. L.; PEREIRA, J. G. L. T. Perspectivas para formação de professores pós pandemia: um diálogo. Revista Práxis Educacional, v.17, n.45, p.511-535, 2021. Doi: 10.22481/praxisedu.v17i45.8361.

GAUTIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia. Ijuí: Editora Unijuí, 2013.

GAUTHER, C. De La Méthode et de la manière: les atitudes professionnelles à privilégier en enseignement. Revista Educação & Formação, v.1, n.2, maio/ago., 2016, p.25-49. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/317274290_De_la_methode_et_de_la_maniereles_attitudes_professionnelles_a_privilegier_en_enseignement. Acesso em 22 abr. 2022

GAUTHIER, C.; BISSONNETTE, S.; RICHARD, M. Ensino explícito e desempenho dos alunos: a gestão dos aprendizados. Petrópolis: Vozes, 2014.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GOMES, M. O. Residência educacional. In: SILVA JUNIOR, C. A. et al (orgs). Por uma revolução no campo da formação docente. São Paulo: Editora da Unesp, 2015.

IMBERNÓN, F. Novos desafios da docência no século XXI: a necessidade de uma nova formação docente. In: SILVA JÚNIOR, C. A. et at. Por uma revolução no campo da formação de professores. São Paulo: Editora Unesp, 2015.

KNOSTER, T. The Teacher’s pocket guide for effective classroom management. Baltimore: Paul Brookes Publishing, 2014.

LOPES, R. M.; LIMA, A. M. O Bom professor de física: o que pensam os futuros professores? Revista Intermeio, v.25, n.50.1, 2019, p.205-222. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/9448. Acesso em 02 jul. 2022.

LÜDKE, M.; IVENICKI, A. Teoria e prática na formação de professores: Brasil, Escócia e Inglaterra. Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 11, mar., 2022. Doi: https://doi.org/10.1590/S0104-40362022003003648

MACEDO, R. S.; SANTOS, C. F. A Teoria etnoconstitutiva de currículo e a construção por professores municipais do “referencial curricular franciscano”. Revista Espaço do Currículo, v.14, n.1, p.1–14, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/57420. Acesso em 17 fev. 2022.

MARTINS, L. M. O Desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013.

MARZANO; R. J.; MARZANO, J. S. The Key to classroom management. Educational Leadership, v.61, n.1, set., 2003, p.6-13. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Robert-Marzano/publication/283749466_The_Key_to_Classroom_Management/links/56f26c0908aed354e57293d3/The-Key-to-Classroom-Management.pdf. Acesso em 20 jun. 2022.

MESQUITA, S. S. A. Referenciais do “bom professor” de Ensino Médio: exercício de articulação teórica. Cadernos de Pesquisa, v.48, n.168, abr./jun., 2018, p.506-531. Doi: https://doi.org/10.1590/198053144820.

MONTERO, M. L. Comportamento do professor e resultados da aprendizagem: análise de algumas relações. In: COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A. (orgs.). Desenvolvimento psicológico e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

MOTA, E. A. D.; PRADO, G. V. T.; PINA, T. A. Buscando possíveis sentidos de saber e conhecimento na docência. Cadernos de Educação, n.30, jan./jun., 2008, p.109-134. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/. Acesso em 23 abr. 2022.

NAVA, P. Chão de Ferro. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

OECD. Talis 20018: results. Disponível em: https://www.oecd.org/education/talis-2018-results-volume-i-1d0bc92a-en.htm. Acesso em 21 abr. 2022.

OLIVER, R. M.; WEHBY, J. H.; RESCHLY, D. J. Teacher classroom management practies: effects on disruptive or aggressive student behavior. Campbell Systematic Reviews, v.7, n.1, 2011, p.1-55. Doi: https://doi.org/10.4073/csr.2011.4.

PERRENOUD, P. et al. As Competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2007.

PUENTES, R. V.; AQUINO, O. F.; QUILLICI NETO, A. Profissionalização dos professores: conhecimentos, saberes e competências necessários à docência. Educar em Revista, n.34, 2009, p.169-184. Doi: https://doi.org/10.1590/S0104-40602009000200010

ROGERS, B. Gestão do relacionamento e comportamento em sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2008.

SAVIANI, D. Escola e democracia. Campinas: Autores Associados, 1999.

SAVIANI, D. História da formação docente no Brasil: três momentos decisivos. Revista do Centro de Educação, v.30, n.2, jul./dez., 2005, p.11-26. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3735. Acesso em 22 abr.2022.

SFORNI, M. S. F. Interação entre didática e teoria histórico-cultural. Revista Educação & Realidade, v. 40, n. 2, abr./jun., 2015, p.375-397. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/45965. Acesso em 21 abr. 2022.

SILVA, R. R. Disciplina escolar e gestão de sala de aula no campo educacional brasileiro. Revista Educação & Realidade, v.41, n.2, p.533-554, abr./jun., 2016. Doi: https://doi.org/10.1590/2175-623646473.

TANURI, L. M. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, n.14, ago., 2000, p.61-88. Doi: https://doi.org/10.1590/S1413-24782000000200005.

TITCHEN, A.; HOBSON, D. Compreensão da fenomenologia mediante perspectivas inversas. In: SOMEKH, B.; LEWIN, C. (orgs.). Teoria e métodos de pesquisa social. Petrópolis: Vozes, 2015. p.170-182.

VAILLANT, D. Para uma mudança radical na formação inicial de professores. In: SILVA JUNIOR, C. A. et al (orgs). Por uma revolução no campo da formação docente. São Paulo: Editora da Unesp, 2015.

VIGOTSKI, L. S. A Construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

VIGOTSKI, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Editora Icone/Editora da Universidade de São Paulo, 1988. p.103-117.

WANG, M. C.; HAERTEL, G. D.; WALBERG, H. J. Toward a knowledge base for school learning. Review of Educational Research, v.63, n.3, outono, 1993, p.249-294. Disponível em: http://files.eric.ed.gov/fulltext/ED399311.pdf. Acesso em 20 jun. 2022.

Publicado

2023-01-01

Como Citar

A GESTÃO DA SALA DE AULA NA FORMAÇÃO DOCENTE: O CASO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. (2023). Vivências, 19(38), 149–167. https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i38.852

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO