A GESTÃO DA SALA DE AULA NA FORMAÇÃO DOCENTE
O CASO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i38.852Resumo
Sendo a escola fundamental para a sociedade, a formação dos professores deve estar em constante estado de reflexão. Admitindo que a ação docente é orientada por diversos saberes, é sempre pertinente questionar-se a respeito da presença ou não de determinados conceitos nos currículos das licenciaturas. É o caso da gestão da sala de aula, que contempla um conjunto de saberes cotidianamente utilizados pelos professores. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no âmbito do estágio pós-doutoral em Educação, que teve como objetivo identificar a presença de noções de gestão da sala de aula em cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Londrina. A pesquisa pode ser classificada como aplicada, exploratória, descritiva e um estudo de campo, pois coleta dados com o recurso de um questionário on-line. Esta pesquisa foi realizada com 44 alunos de licenciatura de 3 cursos e que frequentavam diversos períodos. O instrumento de pesquisa escolhido foi um questionário on-line. Solicitou-se aos participantes identificassem aquilo que consideram um bom e um mau professor, uma boa e uma má aula. A partir dos resultados foi possível interpretar uma parcela da realidade da formação docente no contexto estudado. Percebeu-se que grande parte dos alunos apresentou uma visão bastante genérica e idealizada do caracterizaria um bom professor e uma boa aula. Em relação ao objetivo da pesquisa, observou-se que noções de gestão da sala de aula foram poucas e superficialmente citadas. Isto pode ser a evidência de que este conceito ainda não está presente adequadamente nas licenciaturas.
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