COMPORTAMENTOS MUSICAIS NA EDUCAÇÃO MUSICAL
ARTE ENQUANTO RESISTÊNCIA E SUPERAÇÃO DA INDÚSTRIA CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i38.870Resumo
Ao ressaltar a perda de alteridade da Grande Música em face da Indústria Cultural, Theodor W. Adorno vê, de uma forma dialética, o prejuízo musical que a Grande Música sofre na mídia sob o ponto de vista de horizonte musical bem como pedagógico. Assim, esse artigo, de natureza teórica e enfoque qualitativo, conduz-se pelo objetivo de problematizar, à luz do pensamento de Adorno, a respeito da diferença entre a Grande Música e a música de massa como fenômenos musicais e como a Grande Música é prejudicada nessa relação de alienação e consumo a partir do conceito adorniano de comportamentos musicais. A ideia nuclear é criar possibilidades para a identificação desses comportamentos musicais a fim de que eles possam ser trabalhados pelo educador musical, dentro de uma proposta de uma pedagogia que resista à barbárie, buscando a superação e a não repetição de fatos de amplo declínio humano, tal como bem nos orienta a filosofia de Adorno.
Referências
ADORNO, Theodor W. Filosofia da nova música. São Paulo: Editora Perspectiva S.A, 1974.
ADORNO, Theodor W. Indústria Cultural. In: COHN, Gabriel (Org.). Comunicação e Indústria Cultural. São Paulo, Nacional, 1977.
ADORNO, Theodor W. Textos Escolhidos. São Paulo: Editora Nova Cultural Ltda/SP, 1986.
ADORNO, Theodor W. Minima moralia: reflexões a partir da vida danificada. Tradução: Luiz Eduardo Bicca. 2ª Ed. São Paulo: Ática, 1993.
ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995.
ADORNO, Theodor W. Em defesa de Bach contra seus admiradores. Prismas – crítica cultural e sociedade. São Paulo: Ática, 1998.
ADORNO, Theodor W. O Fetichismo na música e a regressão da audição. Textos escolhidos. São Paulo: Nova Cultural. (Coleção Os Pensadores). 2000.
ADORNO, Theodor W. Moda intemporal - sobre o jazz. In: Prismas – crítica cultural e sociedade. São Paulo: Ed. Ática, 2001.
ADORNO, Theodor W. Indústria Cultural e sociedade. Seleção de textos Jorge Mattos Brito de Almeida traduzido por Juba Elisabeth Levy... [et a1.]. — São Paulo: Paz e Terra, 2002.
ADORNO, Theodor W. Fragmento sobre música e linguagem. Tradução Manoel Dourado Bastos. Transformação Revista de Filosofia, Universidade Estadual Paulista/UNESP, v. 31, n. 2, p. 167-171, 2008.
ADORNO, Theodor W. Introdução à Sociologia da Música. Tradução Fernando Barros de Moraes. São Paulo: Ed. Unesp, 2011.
ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento. Tradução de Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1986.
DALBOSCO, C. A. Educação superior e os desafios da formação para a cidadania democrática1. Avaliação. Campinas; Sorocaba, SP, v. 20, n. 1, p. 123-142, mar. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/QDSV7wHqtszRMqYYrnGrdZf/?format=pdf&lang=pt Acesso em: Set. de 2021.
FREITAG, Bárbara. Política educacional e indústria cultural. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1987.
HAN, Byung-Chul. Psicopolítica – o neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Belo Horizonte: Editora Âyiné, 2020.
MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. São Paulo: Boitempo, 2013.
RESTREPO, Luis Carlos. O direito à ternura. Petrópolis/RJ: Vozes, 1998.
SEVERINO, Antônio Joaquim. A busca do sentido da formação humana: tarefa da Filosofia da Educação. Educação e Pesquisa. São Paulo, v.32, n.3, p. 619-634, set./dez. 2006.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Desafios da formação humana no mundo contemporâneo. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, n.29, p.153-164, jul./dez., 2010.
TÜRCKE, Christoph. Sociedade excitada. Campinas: Editora da Unicamp, 2010.
ZUIN, Antônio Álvaro. Indústria cultural e semiformação: a atualidade da educação após Auschwitz. Educação e Filosofia. Uberlândia, v. 25, n. 50, p. 607-634, jul./dez. 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.