COMPORTAMENTOS MUSICAIS NA EDUCAÇÃO MUSICAL

ARTE ENQUANTO RESISTÊNCIA E SUPERAÇÃO DA INDÚSTRIA CULTURAL

Autori

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i38.870

Abstract

Ao ressaltar a perda de alteridade da Grande Música em face da Indústria Cultural, Theodor W. Adorno vê, de uma forma dialética, o prejuízo musical que a Grande Música sofre na mídia sob o ponto de vista de horizonte musical bem como pedagógico. Assim, esse artigo, de natureza teórica e enfoque qualitativo, conduz-se pelo objetivo de problematizar, à luz do pensamento de Adorno, a respeito da diferença entre a Grande Música e a música de massa como fenômenos musicais e como a Grande Música é prejudicada nessa relação de alienação e consumo a partir do conceito adorniano de comportamentos musicais. A ideia nuclear é criar possibilidades para a identificação desses comportamentos musicais a fim de que eles possam ser trabalhados pelo educador musical, dentro de uma proposta de uma pedagogia que resista à barbárie, buscando a superação e a não repetição de fatos de amplo declínio humano, tal como bem nos orienta a filosofia de Adorno.

Biografia autore

Arnaldo Nogaro, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Erechim, RS, Brasil

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Possui Mestrado em Antropologia Filosófica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e graduação em Filosofia pela Faculdade Filosofia Imaculada Conceição (1987). Tem experiência na área de Filosofia, Antropologia Filosófica, Formação de Professores e Filosofia da Educação com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, educação escolar, aprendizagem, docência universitária e formação docente. Foi Pró-Reitor de Ensino da URI de 2016-2018. É Reitor da URI para a Gestão 2018-2022 e professor titular dos cursos de graduação e pós-graduação do Câmpus de Erechim e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - do Câmpus de Frederico Westphalen. 

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Pubblicato

2023-01-01

Come citare

Santo, E. R. do E., & Nogaro, A. (2023). COMPORTAMENTOS MUSICAIS NA EDUCAÇÃO MUSICAL: ARTE ENQUANTO RESISTÊNCIA E SUPERAÇÃO DA INDÚSTRIA CULTURAL. Vivências, 19(38), 283–300. https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i38.870

Fascicolo

Sezione

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO