EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i38.889

Resumo

Este artigo é uma revisão sistemática a partir de análises textuais sobre os percalços da educação do campo para o desenvolvimento sustentável. Para isso, realizou-se uma pesquisa dos artigos disponíveis na plataforma ERIC (Education Resources Information Center). Foram encontrados 20 artigos a partir da busca com as palavras-chave. Para discussão dos artigos foi realizado uma categorização temática, quais sejam as categorias: histórico, inclusão social, políticas e reformas, inovações, parcerias e práticas de educação, trabalho x educação, relação sujeito x campo, ruralidade e ações extensionistas; a partir das dimensões do desenvolvimento sustentável. Os resultados apontam para a necessidade de desenvolver projetos e ações específicas para a realidade do campo e deixa claro a importância do educador em entender as contradições sociais e econômicas que os atores do meio rural enfrentam, com a análise e superação dessas contradições é possível pensar em um desenvolvimento para educação do campo. Como contribuição do estudo se apresentam parâmetros e lacunas em relação a educação do campo e o desenvolvimento sustentável.

Biografia do Autor

Kerli Tatiane Grisa Simonetti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, PR, Brasil

Pedagoga, Mestranda em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Mariana Grisa Simonetti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, PR, Brasil

Nutricionista, Mestranda em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. 

Geysler Rogis Flor Bertolini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR, Brasil

Docente do Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável, do Mestrado Profissional em Administração e do Mestrado em Contabilidade da Unioeste. Doutor em Engenharia de Produção.

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Publicado

2023-01-01

Como Citar

Simonetti, K. T. G., Simonetti, M. G., & Bertolini, G. R. F. (2023). EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Vivências, 19(38), 301–322. https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i38.889

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO