EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autori

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i38.889

Abstract

Este artigo é uma revisão sistemática a partir de análises textuais sobre os percalços da educação do campo para o desenvolvimento sustentável. Para isso, realizou-se uma pesquisa dos artigos disponíveis na plataforma ERIC (Education Resources Information Center). Foram encontrados 20 artigos a partir da busca com as palavras-chave. Para discussão dos artigos foi realizado uma categorização temática, quais sejam as categorias: histórico, inclusão social, políticas e reformas, inovações, parcerias e práticas de educação, trabalho x educação, relação sujeito x campo, ruralidade e ações extensionistas; a partir das dimensões do desenvolvimento sustentável. Os resultados apontam para a necessidade de desenvolver projetos e ações específicas para a realidade do campo e deixa claro a importância do educador em entender as contradições sociais e econômicas que os atores do meio rural enfrentam, com a análise e superação dessas contradições é possível pensar em um desenvolvimento para educação do campo. Como contribuição do estudo se apresentam parâmetros e lacunas em relação a educação do campo e o desenvolvimento sustentável.

Biografie autore

Kerli Tatiane Grisa Simonetti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, PR, Brasil

Pedagoga, Mestranda em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Mariana Grisa Simonetti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, PR, Brasil

Nutricionista, Mestranda em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. 

Geysler Rogis Flor Bertolini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, PR, Brasil

Docente do Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável, do Mestrado Profissional em Administração e do Mestrado em Contabilidade da Unioeste. Doutor em Engenharia de Produção.

Riferimenti bibliografici

ANTONIO, C. A.; LUCINI, M. Ensinar e aprender na educação do campo: processos históricos e pedagógicos em relação. Cad. CEDES, Campinas, v. 27, n. 72, p. 177- 195, Ago/2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v27n72/a05v2772.pdf. Acesso em: 13 jun. 2021.

ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2004.

AZANO, A.P.; BIDDLE, C. Rompendo armadilhas dicotômicas e repensando a formação de problemas para a educação rural. Educador rural, v.40, n.2, 2019.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BECH, D.; JOHANSSON, M.; OHRN, E.; RONNLUND, M. PER-ÂKE, R.. Rurality and educational relationships: metrocentric and local values in rural communities and rural schools. European Educational Research Journal, v.18, n.1, 2019.

BENJAMIN, C.; CALDART, R.S. Projeto popular e escolas do campo. Brasília, DF: Articulação Nacional por uma Educação Básica do Campo, 2000. Coleção por uma Educação Básica do campo, n. 3.

BEZERRA NETO, L.B. Educação rural no Brasil: do ruralismo pedagógico ao movimento por uma educação do campo. Uberlândia: Navegando Publicações, 2016.

BIDDLE, C.; AZANO, A.P. Building and Rebuilding the "Rural School Problem": A Century of Rural Education Research. Review of Research in Education, v.40, n.1, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Educação do Campo: diferenças mudando paradigmas, MEC, SECAD, 2007.

CALDART, R. Por uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção. In: Miguel Gonzalez Arroyo, Roseli Salete Caldart, Monica Castagna Molina (Orgs.). Por uma educação do campo. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

CHAVES, K. M. da S., FOSCHIERA, A. A. Práticas de Educação do Campo no Brasil: Escola Família Agrícola, Casa Familiar Rural e Escola Itinerante. Revista Pegada, Presidente Prudente, v. 15, n. 2, p. 76-94, dez. 2014.

CRUZ, Y.L.R. SILVA, C. Precarização da educação e fechamento de uma escola do campo na microrregião do Bico do Papagaio, Tocantins. Ver. Cocar, v. 14 n. 28, 2020.

DIESEL, V.; MINÁ, M. D. The Brazilian Experience with Agroecological Extension: A Critical Analysis of Reform in a Pluralistic Extension System. Journal of Agricultural Education and Extension, v.22, n.5, 2016.

FERNANDES, B. M. Educação do campo e o desenvolvimento territorial rural. Revista Nera, Presidente Prudente, n. 18, p. 125-135, jan./jun. 2011.

FISCHMAN, G.E.; GANDIN, L.A. O legado pedagógico e ético de uma reforma educacional "bem-sucedida": o "Projeto Escola Cidadã". International Review of Education , v.62, n.1, 2016.

FONSECA, M. V. A educação como expressão do urbano na cidade de Mariana na primeira metade do século 19. Hist. Educa, Porto Alegre, v. 20, n. 48, p. 193-212, jan./abr.

FRANTZ, R. S.; MCCLARTY, K.L. Reflection of education for gifted people on specific cultural, political and economic characteristics of each country. Gifted and Talented International , v.31, n.1, 2016.

GENTIL, H. S.; MACHADO, I. L. A configuração da educação do campo em dois assentamentos rurais em Mato Grosso. Educação, Santa Maria, v. 40, n. 1, p. 155-168, jan./abr. 2015.

GONÇALVES, M.A.; SILVA, M.A. Trabalho e educação: o ensino profissional e o desenvolvimento rural. Roteiro, Joaçaba, v. 36, n. 1, p. 187-206, jan./jun. 2011.

GUEDES, A. C.; SILVEIRA, P. R. C.; SANTOS, V. F. Da escola no campo à escola do campo: superando as velhas institucionalidades. In: GUIMARÃES, G. M. et al. (Orgs.). O rural contemporâneo em debate: temas emergentes e novas institucionalidades. Ijuí: Ed. Unijuí, 2015. 400 p.

GUIMARÃES, S. Public Policies and Teacher Education in Brazil after 1990. Policy Futures in Education, v.10, n.3, 2012.

INÁCIO, D.; DROZDA, F. O.; SILVA, W. de A.; MARQUES, M. A. M.; SELEME, R. A importância da manufatura aditiva como tecnologia digital para a indústria 4.0: uma revisão sistemática. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 653–667, 2020. DOI: 10.48075/comsus.v7i3.23861.

JACOBI, P. Educação Ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 118, p. 189-205, mar. 2003.

KOVALSKI, M. L.; OBARA, A. T. O estudo da etnobotânica das plantas medicinais na escola. Ciênc. Educ., Bauru, v. 19, n. 4, p. 911-927, 2013.

LACERDA, C. L. de; SANTOS, C. A. dos. In: Memória e história do Pronera: contribuições para a educação do campo no Brasil. In: SANTOS, C. A. dos; MOLINA, M. C.; JESUS, S. M.dos S. A. (org). – Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2010.

LEWIS, L.A.; KUSMAUL, N.; ELZE, D.; BUTLER, L. The role of field education in a university-community partnership aimed at curricular transformation. Journal of Social Work Education , v.52, n.2, 2016.

LIMA, E.S. SILVA, A.M. Diálogos sobre Educação do Campo. Teresina: EDUFPI, 208pag, 2011.

LIMA, G. C. O discurso da sustentabilidade e suas implicações para educação. Ambiente & Sociedade. v. 6. nº 2. jul./dez. 2003.

LISZBINSKI, B. B.; BRIZOLLA, M. M. B. Engajamento corporativo aos objetivos de desenvolvimento sustentável: mapeando a frente de pesquisa. Vivências, v. 17, n. 33, p. 83-105, 21 jun. 2021.

MILLER, G. J. Teacher Retention in a Rural East Texas School District. Avaliação da liderança escolar, v.15, n.1, 2020.

MOLINA, M. C. FREITAS, H. C. de A. Avanços e desafios na construção da Educação do Campo. Revista Em Aberto, Brasília, v. 24, n, 85, p. 17 – 31. Abr / 2011.

MOLINA, M. C.; SÁ, L.M. Educação do campo. In: ALENTEJANO, P.; CALDART, R.S.; FRIGOTTO, G.; PEREIRA, I. B. Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

MUNARIM, A. BELTRAME, S. CONDE, S. F. PEIXER, Z. I. Educação do Campo: reflexões e perspectivas. 2ª Ed. Florianópolis: Editora Insular, 2011.

NASCIMENTO, F.C.B.; BICALHO, R. Breve contextualização da educação rural no brasil e os contrastes com a educação do campo. Educação em Debate, Fortaleza, ano 41, nº 78 - jan./abr. 2019.

OLIVEIRA, M. E. B.; GÓMEZ, J. R. M. A educação do campo no contexto do modelo de desenvolvimento rural no Brasil: o princípio educativo do trabalho como alternativa. Revista Pegada, v. 15, n. 1, p. 171-207, jul. 2014.

OLSON-MORRISON, D.; RADOHL, T.; DICKEY, G. Strengthening Field Education: An Integrated Model for Signature Pedagogy in Social Work. InSight: A Journal of Scholarly Teaching , v.14. 2019.

PIRES, Angela Monteiro. Educação do campo como direito humano. São Paulo: Cortez, 2012.

PISTRAK, M. M. Fundamentos da escola do trabalho. São Paulo: Expressão Popular, 2003.

QUEIROZ, J. B. P. A educação do campo no Brasil e a construção das escolas do campo. Revista Nera, Presidente Prudente, v.14, n. 18, p. 37-46, jan./jun. 2011.

RUDE, H.; MILLER, K.J. Policy challenges and opportunities for rural special education. Rural Special Education Quarterly , v.37, n.1, 2018.

SACHS, I. Estratégias de transição para o século XXI. In: BURSZTYN, M. Para pensar o Desenvolvimento Sustentável. São Paulo: Brasiliense, 1993, p.29-56.

SALAMONDRA, T. Defendendo Escolas Rurais. Revista BU de Pós-Graduação em Educação, v.12, n.2, 2020.

SAMPAIO, R. F.; MANCINI, M. N. Estudos de Revisão Sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, jan./fev. 2007.

SCHAFFT, S.K. Rural education as rural development: understanding the rural-school-community well-being relationship in a 21st century political contexto. Peabody Journal of Education , v.91, n.2, 2016.

SILVA, M. S. Educação do Campo e Desenvolvimento: uma relação construída ao longo da história, 2004. Disponível em: http://www.contag.org.br/imagens/f299Educacao_do_Campo_e_Desenvolvimento_Sustentavel.pdf. Acesso em: 13 jun. 2021.

SOUZA, M. A. Escola pública, educação do campo e projeto político-pedagógico – Curitiba: Universidade Tuiuti do Paraná, 448p. 2018. Disponível em: LivroEdCampo2018.pdf (utp.br). Acesso em: 13 jun. 2021.

TEIXEIRA, M. F. A luta dos movimentos sociais camponeses pela educação e sua concepção de formação de educadores do campo. In: CAVALCANTI, C. R.; COUTINHO, A. F. (Orgs.). Questão agrária, movimentos sociais e educação do campo. Curitiba, Paraná: CRV, 2012.

THAPLIYAL, N. Reframing the Public in Public Education: the Landless Workers Movement (MST) and Adult Education in Brazil. Journal for Critical Education Policy Studies , v.11, n.4, 2013.

Pubblicato

2023-01-01

Come citare

Simonetti, K. T. G., Simonetti, M. G., & Bertolini, G. R. F. (2023). EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Vivências, 19(38), 301–322. https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i38.889

Fascicolo

Sezione

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO