MODELO DIDÁTICO PARA A TERCEIRA IDADE

POLÍMEROS E MEIO AMBIENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i39.937

Resumo

Neste artigo serão apresentados os resultados de um estudo que visou a elaboração de um modelo didático, por meio da investigação temática sobre “polímeros e educação ambiental”. O estudo, de abordagem qualitativa, foi desenvolvido em uma Universidade Pública no município de União da Vitória-PR com os integrantes da Associação da Faculdade da Terceira Idade (AFATI). Através da temática proposta, foi possível o desenvolvimento do trabalho para abordagem dos temas presentes no cotidiano da sociedade, tais como: Consumismo, Meio Ambiente e Reciclagem, correlacionando-os com situações vivenciadas pelos integrantes da AFATI e ressaltando as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade abordadas em sala de aula. A contextualização da temática trabalhada aliada ao uso de uma metodologia diferenciada proporcionou uma aula mais dinâmica, atrativa e interativa, aproximando a Química da sociedade e possibilitando aos participantes a construção do conhecimento em relação às propriedades dos polímeros, bem como compreensão da problemática ambiental associada ao uso de materiais poliméricos (plásticos), separação de resíduos para reciclagem e métodos alternativos de reutilização, facilitando o processo de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Lutécia Hiera da Cruz, Universidade Estadual do Paraná, União da Vitória, PR, Brasil

Professora do Colegiado de Química, Membro do EPEDIN (Espaço de Estudos e Pesquisas em. Educação, Direito e Inclusão) e Membro do GT Mestrado em Ensino. Centro de Ciências Exatas e Biológicas, UNESPAR - campus União da Vitória  

Deise Borchhardt Moda, Universidade Estadual do Paraná, União da Vitória, PR, Brasil

Professora do Colegiado do Curso de Licenciatura em Química, Membro do EPEDIN (Espaço de Estudos e Pesquisas em. Educação, Direito e Inclusão). Universidade Estadual do Paraná - Campus União da Vitória

Ana Paula Konkol, Universidade Estadual do Paraná, União da Vitória, PR, Brasil

Egressa do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Paraná.

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Publicado

2023-06-15

Como Citar

Cruz, L. H. da ., Moda, D. B. ., & Konkol, A. P. . (2023). MODELO DIDÁTICO PARA A TERCEIRA IDADE: POLÍMEROS E MEIO AMBIENTE. Vivências, 19(39), 255–272. https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i39.937

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO