MODELO DIDÁTICO PARA A TERCEIRA IDADE
POLÍMEROS E MEIO AMBIENTE
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i39.937Abstract
Neste artigo serão apresentados os resultados de um estudo que visou a elaboração de um modelo didático, por meio da investigação temática sobre “polímeros e educação ambiental”. O estudo, de abordagem qualitativa, foi desenvolvido em uma Universidade Pública no município de União da Vitória-PR com os integrantes da Associação da Faculdade da Terceira Idade (AFATI). Através da temática proposta, foi possível o desenvolvimento do trabalho para abordagem dos temas presentes no cotidiano da sociedade, tais como: Consumismo, Meio Ambiente e Reciclagem, correlacionando-os com situações vivenciadas pelos integrantes da AFATI e ressaltando as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade abordadas em sala de aula. A contextualização da temática trabalhada aliada ao uso de uma metodologia diferenciada proporcionou uma aula mais dinâmica, atrativa e interativa, aproximando a Química da sociedade e possibilitando aos participantes a construção do conhecimento em relação às propriedades dos polímeros, bem como compreensão da problemática ambiental associada ao uso de materiais poliméricos (plásticos), separação de resíduos para reciclagem e métodos alternativos de reutilização, facilitando o processo de ensino e aprendizagem.
Riferimenti bibliografici
BEZERRA, J. J. L.; SOUZA, F. F.; ALMEIDA NETO, J. X. de; SANTO, M. G.. A Reciclagem de Papel Como Recurso Para Promover a Educação Ambiental. In: CONEDU, 3, 2016, Natal - RN. Anais... Natal: Centro Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas (CEMEP), 2016.
BRASIL. Lei n° 10.741, de 1o de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5/01/1994. Seção 1, p. 77.
BRASIL. Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28/04/1999. p. 1.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Orientações Curriculares Para o Ensino Médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Vol. 2. Brasília: Ministério da Educação, 135 p., 2006.
BRASIL. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE (MMA); MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC); INSTITUTO BRASILEIRO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. In:______. Manual de Educação Para o Consumo Sustentável. Brasília: Consumers International/ MMA/ MEC/IDEC, 2005. p. 113-134.
BRUICE, P. Y. Química Orgânica. Vários tradutores. 4 ed. vol 2. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 641 p., 2006.
FERREIRA, D. A. Eficiência Agronômica da Ureia Revestida com Polímero na Adubação do Milho. 85p. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Setor de Solos e Nutrição de Plantas, USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Piracicaba, 2012.
CANGEMI, J. M.; SANTOS, A. M. dos; CLARO NETO, S. Biodegradação: Uma Alternativa para Minimizar os Impactos Decorrentes dos Resíduos Plásticos. QNEsc, v. 22, p. 17-21, 2005.
CHROBAK, R.; BENEGAS, M. L. Mapas Conceptuales y Modelos Didácticos de Professores de Química. Proc. of the Second Int. Conference on Concept Mapping San José, Costa Rica: 2006. Disponível em:<http://cmc.ihmc.us/cmc2006Papers/cmc2006-p215.pdf>. Acesso em: 18/12/18.
DE PAOLI, M. A. Degradação e estabilização de polímeros, 2ª versão on-line (revisada), 2008.
FERREIRA, P. F. M.; JUSTI, R. S. Modelagem e o “Fazer Ciência”. QNEsc, no 28, maio de 2008. Disponível em:< http://qnesc.sbq.org.br/online/ qnesc28/08-RSA-3506.pdf>. Acesso em: 30/03/19.
FREIRE, P. Extensão ou Comunicação? Tradução de: Rosisca Darcy de Oliveira. 8 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983, 93 p.
FREITAS, A. B. R. de; BRITO, C. A.; CARVALHO, J. L. A. Projeto em Educação, Meio Ambiente e Polímeros: Investigação dos temas com alunos de escolas do estado do Rio de Janeiro. In: ENEQ, 18, 2016, Florianópolis - SC. Anais... Florianópolis: Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Catarina (QMC/UFSC), 2016.
GAUTO, M. A.; ROSA, G. R. Processos e Operações Unitárias da Indústria Química. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda., 419 p., 2011.
GOMES, G. S.; AMARAL, E. M. R. Percepção de Estudantes da Educação Básica Sobre a Estratégia de Estudo de Caso. IV CONEDU. João Pessoa: 2017. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID2932_12092017013856.pdf>. Acesso em: 15/07/18.
HEMAIS, C. A. Polímeros e a Indústria Automobilística. Polímeros: Ciência e Tecnologia, v. 13, n. 2, p. 107-114, 2003.
IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Diagnostico dos Resíduos Sólidos Urbanos. Brasília: 2012. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/relatorio pesquisa/121009_relatorio_residuos_solidos_urbanos.pdf>. Acesso em: 08/04/18.
LANDIM, A. P. M.; BERNARDO, C. O.; MARTINS, I. B. A.; FRANCISCO, M. R.; SANTOS, M. B.; MELO, N. R. de. Sustentabilidade quanto às embalagens de alimentos no Brasil. Polímeros, São Carlos, v. 26, p. 82-92, 2016.
LIMA, P. Sacola plástica é uma das maiores vilãs do meio ambiente. 2016. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2016/04/19/sacola-plastica-e-uma-das-maiores-vilas-do-meio-ambiente>. Acesso em: 15/06/18
MACHADO, R. F. O.; VELASCO, F. C. G.; AMIM, V. O Encontro da Política Nacional da Educação Ambiental com a Política Nacional do Idoso. Saúde e Sociedade, v. 15, n. 3, p. 162-169, set-dez 2006.
MADEIRA, M. C. Situação em que a Aula Expositiva Ganha Eficácia. In: Congresso Nacional de Educação (EDUCERE), 12, 2015, Curitiba. Anais... Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), 2015.
MANEIA, A.; CUZZUOL, V.; KROHLING, A. A educação ambiental e a responsabilidade socioambiental nas práticas ambientais em instituições de ensino superior no brasil. Revista do Centro de Ciências Naturais Exatas – UFSM, Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental. v.3 n. 3 Ago, 2013. p. 2716-2726.
MANO, E. B.; MENDES, L. C. Introdução a polímeros. 2 ed. São Paulo: Blucher, 192 p., 1999.
MILLER, Jr. TYLER, G. Ciência Ambiental. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
MOUL, R. A. T.M.; SILVA, F. C. L. A Modelização em Genética e Biologia Molecular: Ensino De Mitose com Massa de Modelar. Experiências em Ensino de Ciências, v.12, n.2, p. 118-128, 2017.
OLIVEIRA, R. C. S. A Educação na Terceira Idade: Conhecimentos a Partir da Análise das Produções (2003-2013). Seminário de Pesquisa do PPE – Universidade Estadual de Maringá, dezembro 2015. Disponível em: <http://www.ppe.em.br/publicacoes/seminario_ppe_2015 /trabalhos/co_04/96.pdf>. Acesso em: 18/12/18.
OLIVEIRA, A. M.; RECENA, M. C. P. O Ensino de polímeros na perspectiva da educação dialógica com enfoque em CTS. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. v. 7, n. 1, p. 103-126, 2014.Organização das Nações Unidas no Brasil (ONUBR). Mundo está sendo ‘inundado’ por lixo plástico, diz secretário-geral da ONU. 2018. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/mundo-esta-sendo-inundado-por-lixo-plastico-diz-secretario-geral-da-onu />. Acesso em: 15/05/18.
OZÓRIO, M. S.; SOUZA FILHO, M. P.; ALVES, N.; JOB, A. E. Promovendo a Conscientização Ambiental: Resultados de uma Pesquisa Realizada com Alunos do Ensino Médio Sobre Polímeros, Plásticos e Processos de Reciclagem. Revbea, São Paulo, v 10, n 2, p 11-24, 2015.
QUADROS, S. F.; RODRIGUES, V. E. R.; OLIVEIRA, R. C. S. Idade: Uma Discussão Sobre a Longevidade, o Empoderamento e a Tecnologia. Papéis – Revista Do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem, Campo Grande, v. 21, n. 41, 2017.
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. del P. B. Metodologia de Pesquisa. 5 ed. Porto Alegre: Penso Editora, 2013.
SILVA, A. S.; SILVA, A. R. G.; REIS, M. L. R.; MOTA, R. D. P. Elaboração e Utilização de Modelo didático para o Ensino e Aprendizagem das Teorias Atômicas. Caderno de resumos, 7ª SECITEC, IFG – Anápolis, Goiás – 15 e 16 de outubro de 2019. Disponível em: <http://ifg.edu.br/attachments/article/15049/CARTAZ9.png>.
TESSARO, P. S. et al. Alfabetização Cientifica: uma abordagem no Ensino de Química para Terceira Idade. XVIII ENEQ, Florianópolis, SC, Brasil – 25 a 28 de julho de 2016. Disponível em: < http://www.eneq2016.ufsc.br/anais /resumos/R1318-1.pdf>.
WAN, E.; GALEMBECK, E.; GALEMBECK, F. Polímeros Sintéticos. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola, Edição Especial, maio 2001.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.