EDITORIAL

VIVER, EXPERIMENTAR E APRENDER

Autores

  • Neusa Maria John Scheid Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Erechim, RS http://orcid.org/0000-0003-1638-6019
  • Luciana Dornelles Venquiaruto Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Erechim, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i38.941

Biografia do Autor

Neusa Maria John Scheid, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Erechim, RS

Doutora em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), com estágio pós-doutoral em Educação, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal (2014). Possuiu graduação em Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1980), graduação em Licenciatura Plena Em Biologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1983), mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professora tempo integral da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, exercendo o cargo de Pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação e atividades como docente permanente no Programa de Pós-graduação em Ensino Científico e Tecnológico e pesquisadora convidada nos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (UFFS ) e de Educação (UNILASALLE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Científica e Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação científica, formação de professores, ensino de ciências, história da ciência e concepção de ciência.Pesquisadora líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, Tecnologias e Saúde - GPECTS e Editora-chefe da Revista Vivências. Integrante da Equipe de Coordenação da Red Internacional de Investigación en Enseñanza de las Ciencias - RIEC.

Luciana Dornelles Venquiaruto, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Erechim, RS, Brasil

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (1998), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004) e doutorado em Educação em Ciências: Química da vida e saúde pela Universidade Federal de Rio Grande do Sul (2012). Atualmente é professora titular da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Coordenador Institucional Pibid e Residência Pedagógica da URI. Faz parte do corpo docente do PPG Ensino Científico e Tecnológico da URI- Santo Ângelo. Tem experiência na área de Química, comum na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: saberes populares, saberes escolar, saberes acadêmicos e ensino de química.

Referências

a

Publicado

2023-01-01

Como Citar

Scheid, N. M. J., & Venquiaruto, L. D. (2023). EDITORIAL: VIVER, EXPERIMENTAR E APRENDER. Vivências, 19(38), 1–6. https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i38.941

Edição

Seção

EDITORIAL