REPRESENTAÇÕES DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM UMA COLEÇÃO DIDÁTICA DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i39.962Resumo
O artigo apresenta resultados da análise de uma coleção didática de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental no que se refere à temática das relações étnico-raciais no âmbito da educação. Busca-se compreender as possibilidades de utilização do livro didático como instrumento de transgressão de um sistema estruturalmente racista e excludente. A metodologia une a Análise de Conteúdo à Hermenêutica de Profundidade como modo de favorecer o aprofundamento dos sentidos, desvelando e caracterizando a abordagem das relações étnico-raciais. Foram priorizadas para análise as passagens que continham os termos associados à temática, especialmente as imagens referentes à representação preta e indígena, além de textos, títulos e legendas que as acompanham. Através dessas etapas, foi possível construir categorias de análise referentes às ausências e presenças no livro didático com relação a culturas não brancas, bem como, sinalizar os desafios e também as possíveis consequências de naturalizar e perpetuar um ensino em viés colonizador.
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