REPRESENTAÇÕES DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM UMA COLEÇÃO DIDÁTICA DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i39.962

Resumo

O artigo apresenta resultados da análise de uma coleção didática de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental no que se refere à temática das relações étnico-raciais no âmbito da educação. Busca-se compreender as possibilidades de utilização do livro didático como instrumento de transgressão de um sistema estruturalmente racista e excludente. A metodologia une a Análise de Conteúdo à Hermenêutica de Profundidade como modo de favorecer o aprofundamento dos sentidos, desvelando e caracterizando a abordagem das relações étnico-raciais. Foram priorizadas para análise as passagens que continham os termos associados à temática, especialmente as imagens referentes à representação preta e indígena, além de textos, títulos e legendas que as acompanham. Através dessas etapas, foi possível construir categorias de análise referentes às ausências e presenças no livro didático com relação a culturas não brancas, bem como, sinalizar os desafios e também as possíveis consequências de naturalizar e perpetuar um ensino em viés colonizador.

Biografia do Autor

Brunna Alves da Silva, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia, mestra e doutoranda em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Uberlândia, membro do Grupo de Pesquisa na Formação de Professores de Física (GPFPF-UFU), pós-graduada em Supervisão, Inspeção e Gestão Escolar, professora pesquisadora frente às relações étnico-raciais no âmbito da Ciência, mais precisamente quanto a alfabetização científica decolonial em paralelo à formação de professores.

Sandro Rogério Vargas Ustra, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

Licenciado em Física (UFSM), Mestre (UFSM) e Doutor (USP) em Educação, professor do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pesquisador do Grupo de Pesquisa na Formação de Professores de Física (GPFPF)/CNPq.

Referências

ADICHIE, Chimamanda N. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

APPOLINÁRIO, Fábio. Dicionário de metodologia científica: um guia para a produção do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2009.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB Lei nº 9394/96. Brasília: MEC. 1996.

GEVEHR, Daniel L; ALVES, Darlã. Educação étnico-racial na escola: a lei 10.639/2003 e os desafios da interdisciplinaridade para além das aulas de história. Revista Ágora, v. 17, n. 02, p. 17-30, jul./dez. 2016. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/agora/article/view/8294. Acesso em: 01 jul 2019.

GEWANDSZNAJDER, Fernando; PACCA, Helena. M. Teláris Ciências: Ensino Fundamental – Anos Finais. São Paulo: Ática, 2018.

GOMES, Joaquim B. B. Ação afirmativa e princípio constitucional da igualdade: o direito como instrumento de transformação social. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.

GOMES, Nilma L. A questão racial na escola: desafios colocados pela implementação da Lei 10.639/03. In: MOREIRA, A. F. B.; CANDAU, V. M. (orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. 10.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, p. 67-89, 2013.

GOMES, Nilma L. Educação e relações raciais: refletindo sobre algumas estratégias de atuação. In: MUNANGA, K. (Org.). Superando o racismo na escola. Brasília: MEC, 2005. p. 143-154.

GOMES, Nilma. L. O Movimento Negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: Vozes, 2017.

GUARESCHI, Pedrinho. Psicologia social crítica: como prática de libertação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009.

LIMA, Marcus E. O.; VALA, Jorge. As novas formas de expressão do preconceito e do racismo. Estudos de Psicologia, v. 9, n. 3, p. 401-411, 2004.

LÜCK, Heloísa. Pedagogia interdisciplinar. Petrópolis: Vozes, 1994.

MINAYO, Maria C. de S. (Org.). Pesquisa Social. Petrópolis: Vozes, 2003.

MUNANGA, Kabengele. Identidade, cidadania e democracia: algumas reflexões sobre os discursos anti-racistas no Brasil. In: SPINK, M. J. P (Org.). A cidadania em construção: uma reflexão transdisciplinar. São Paulo: Cortez, p. 177-187, 1994.

MUNDURUKU, Daniel. Como surgiu: mitos indígenas brasileiros. São Paulo: Callis, 2011.

NEGRÃO, Esmeralda V. A discriminação racial em livros didáticos e infanto-juvenis. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 63, p. 86-87, 1987.

NOGUERA, Renato. O ensino de Filosofia e a Lei 10.639. Rio de Janeiro: CEAP, 2011.

ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: princípios e Procedimentos. Campinas: Pontes, 2007.

ORTIZ, Cisele. Só não enxerga quem não quer: racismo e preconceito na educação infantil. Revista AvisaLa, n. 23, nov. 2005. Disponível em: https://avisala.org.br/index.php/conteudo-por-edicoes/revista-avisala-23/so-nao-enxerga-quem-nao-quer-racismo-e-preconceito-na-educacao-infantil/. Acesso em: 04nov2021.

ROSEMBERG, Fluvia. Literatura infantil e ideologia. São Paulo: Global, 1985.

RUFINO, Luiz. Pedagogia das encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019.

SANTOS, Boaventura de S. La Globalización del derecho: los nuevos caminhos de la regulación y la emancipación. Bogotá/Colombia: IlSA; Universidad Nacional de Colombia. Disponível em: http://www.boaventuradesousasantos.pt/media/La_globalizacion_del_derecho_Los_nuevos_caminos_de_la_regulacion_y_la_emancipacion.pdf. Acesso em: 04 nov 2021.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela Mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. Campinas: Cortez, 1996.

SANTOS, Nadia F. Entre saberes e fazeres docentes: o ensino das relações étnico-raciais no cotidiano escolar. Curitiba: Appris, 2018.

SILVA, Ana. C. A discriminação do negro no livro didático. Salvador: CEAO /CED, 1995.

SILVA, Petronilha B. G. Entre o Brasil e a África: construindo conhecimento e militância. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2011.

TEIXEIRA, Anísio. Educação é um direito. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1996.

THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.

ZILBERMAN, Regina; MAGALHÃES, Lígia C. Literatura infantil: autoritarismo e emancipação. São Paulo: Editora Ática, 1987.

Publicado

2023-06-15

Como Citar

Silva, B. A. da, & Ustra, S. R. V. (2023). REPRESENTAÇÕES DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM UMA COLEÇÃO DIDÁTICA DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Vivências, 19(39), 93–111. https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i39.962

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO