REPRESENTAÇÕES DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM UMA COLEÇÃO DIDÁTICA DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autori

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i39.962

Abstract

O artigo apresenta resultados da análise de uma coleção didática de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental no que se refere à temática das relações étnico-raciais no âmbito da educação. Busca-se compreender as possibilidades de utilização do livro didático como instrumento de transgressão de um sistema estruturalmente racista e excludente. A metodologia une a Análise de Conteúdo à Hermenêutica de Profundidade como modo de favorecer o aprofundamento dos sentidos, desvelando e caracterizando a abordagem das relações étnico-raciais. Foram priorizadas para análise as passagens que continham os termos associados à temática, especialmente as imagens referentes à representação preta e indígena, além de textos, títulos e legendas que as acompanham. Através dessas etapas, foi possível construir categorias de análise referentes às ausências e presenças no livro didático com relação a culturas não brancas, bem como, sinalizar os desafios e também as possíveis consequências de naturalizar e perpetuar um ensino em viés colonizador.

Biografie autore

Brunna Alves da Silva, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia, mestra e doutoranda em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Uberlândia, membro do Grupo de Pesquisa na Formação de Professores de Física (GPFPF-UFU), pós-graduada em Supervisão, Inspeção e Gestão Escolar, professora pesquisadora frente às relações étnico-raciais no âmbito da Ciência, mais precisamente quanto a alfabetização científica decolonial em paralelo à formação de professores.

Sandro Rogério Vargas Ustra, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

Licenciado em Física (UFSM), Mestre (UFSM) e Doutor (USP) em Educação, professor do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pesquisador do Grupo de Pesquisa na Formação de Professores de Física (GPFPF)/CNPq.

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Pubblicato

2023-06-15

Come citare

Silva, B. A. da, & Ustra, S. R. V. (2023). REPRESENTAÇÕES DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM UMA COLEÇÃO DIDÁTICA DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Vivências, 19(39), 93–111. https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i39.962

Fascicolo

Sezione

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO