EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS DE GRADUANDOS DA FACULDADE ESTÁCIO, CASTANHAL-PA
UMA ANÁLISE INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i39.969Resumo
Este estudo objetivou analisar as experiências relacionadas à Educação Ambiental (EA) e práticas sustentáveis de acadêmicos da Faculdade Estácio de Castanhal-PA. Foram entrevistados aleatoriamente 144 acadêmicos por meio de um formulário semiestruturado. Os informantes foram predominantemente mulheres, idade entre 16 e 59 anos, pertenciam a diferentes cursos e a maioria já tinha participado de cursos e atividades sobre EA, inclusive na referida faculdade. Estes acadêmicos realizavam, em distintas frequências, todas as ações sustentáveis definidas neste estudo, e a principal prática cotidiana citada foi o descarte adequado de resíduos. Entretanto, percebeu-se que este é um processo incipiente e, apesar de haver um determinado conhecimento sobre o assunto, outros fatores influenciam a consumação das práticas sustentáveis, como os de ordem econômica. Portanto, a EA ainda exerce pouca influência sobre a consciência ambiental e ações de sustentabilidade dos discentes, porém, as práticas já existentes precisam ser mais trabalhadas ao longo do processo de formação pessoal e profissional.
Referências
BACK, L.; HAHN, I. S.; SCHERER, F. L. A consciência ambiental e as atitudes de consumo sustentável de estrangeiros. REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade, v. 5, n. 2, p. 25-42, 2015.
BARBETTA, P. A. Estatística Aplicada às Ciências Sociais. Florianópolis: Editora da UFSC, 2008, 315 p.
BENICIO, F. C. et al. Hábitos de consumo sustentável e intenção de compra de produtos ecológicos de alunos de uma instituição de ensino superior do Estado do Piauí. Revista Científica Semana Acadêmica, n. 114, p. 1-17, 2017.
BRASIL. Lei Federal nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 12 set. 2021.
CAVALCANTE, R. B.; CALIXTO, P.; PINHEIRO, M. M. K. Análise de conteúdo: considerações gerais, relações com a pergunta de pesquisa, possibilidades e limitações do método. Informação & Sociedade: estudos, v. 24, n. 1, p. 13-18, 2014.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa Qualitativa em Ciências Humanas e Sociais-Estudo de Caso. Editora Vozes, 2017. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
CORDASSO, J. A. et al. Fatores determinantes na evasão de acadêmicos no ensino superior: estudo em um município do norte mato-grossense. In: Anais... XVI Coloquio Internacional de Gestión Universtiraria, Arequipa: Peru, 2016.
COSTA, L. et al. Transporte ativo entre casa-escola em Vila Nova de Famalicão. Estudo de um caso em escola urbana. In: Anais... Livro de Atas do XI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS). Perspectivas de Desenvolvimento num Mundo Globalizado (p. 93-101). Porto: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, 2015.
DISTERHEFT, A. et al. Environmental Management Systems (EMS) implementation processes and practices in European higher education institutions - Top-down versus participatory approaches. Journal of Cleaner Production, v.31, p. 80-90, 2012.
ESTÁCIO. Sobre a Estácio, 2021. Disponível em: https://estacio.br/a-estacio/sobre-a-estacio. Acesso em: 10 jun. 2021.
FONSECA, R. G.; BERNARDES, M. B. J. Formação e ação: reflexões sobre a Educação Ambiental no curso de graduação em geografia da Universidade de Coimbra-Portugal. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 10, n. 4, p. 40-57, 2015.
GAZZONI, F. et al. O papel das IES no desenvolvimento sustentável: estudo de caso da Universidade Federal de Santa Maria. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 48-70, 2018.
GOMES, L. A.; BRASILEIRO, T. S. A.; CAEIRO, S. Educação ambiental e educação superior: uma revisão sistemática da literatura. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 10, p. 77012-77029, 2020.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Educação, 2019. IBGE, 2020.
JACOMOSSI, R. R.; MORANO, R.; BARRICHELLO, A. O comportamento ambiental de estudantes de graduação: um modelo internacional de equações estruturais aplicado no contexto brasileiro. Revista de Gestão Social e Ambiental, v. 8, n. 3, p. 106, 2014.
MARQUES, R. M. Estudo de conscientização e práticas ambientais dos estudantes de pós-graduação na área de meio ambiente no Rio de Janeiro. In: Anais ... do Congresso Nacional de Excelência em Gestão, 5, Niterói, p. 1 -15, 2010.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE – MMA. Educação Ambiental por um Brasil sustentável: ProNEA, marcos legais e normativos [recurso eletrônico]. Brasília, DF: MMA, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaoambiental/pronea3.pdf. Acesso em: 8 de ago. 2021.
MORALES, A. G. M. O processo de formação em educação ambiental no ensino superior: trajetória dos cursos de especialização. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 18, 2007.
MUNARETTO, L. F.; CORRÊA, H. L.; CUNHA, J. A. C. da. Um estudo sobre as características do método Delphi e de grupo focal, como técnicas na obtenção de dados em pesquisas exploratórias. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, v. 6, n. 1, p. 9-24, 2013.
OLEKSZECHEN, N.; BATTISTON, M.; KUHNEN, A. Bicycle as a mean of transportation on person-environment studies. Desenvolvimento e Meio Ambiente, v. 36, p. 355-369, 2016.
PEIXOTO, A. F.; PEREIRA, R de C. de F. Discurso versus ação no comportamento ambientalmente responsável. Revista de Gestão Ambiental e sustentabilidade, v. 2, n. 2, p. 71-103, 2013.
PEIXOTO, C. S. B. de S. et al. Práticas sustentáveis: estudo de caso em uma instituição de ensino superior. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, v. 12, n. 2, p. 230-252, 2019.
REMOR, A. R.; NERIS, R. da S. O conhecimento da constituição como elemento da formação cidadã: um estudo de dados coletados em Castanhal–PA. Revista da Pós-Graduação Lato Sensu em Direito da Estácio, v. 1, n. 1, p. 33-47, 2019.
ROMÃO, E. L. et al. MELO, L. R. de. Percepção ambiental de alunos de graduação em engenharia sobre a importância da Educação Ambiental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), v. 15, n. 1, p. 194-208, 2020.
ROSSINI, C. M.; CENCI, D. R. Interdisciplinaridade e Educação Ambiental: um diálogo sustentável. Revista Prática Docente, v. 5, n. 3, p. 1733-1746, 2020.
SANTIAGO, C. da S.; SILVA, E. F. da; PAES, R. V. O. As Práticas sustentáveis nas atividades técnicas de Secretariado. Connection Scientific Journal, v. 3, n. 2, p. 51-66, 2020.
SILVA, Í. P. et al. Consciência ambiental versus as práticas de comportamento pró-ambiental de acadêmicos de graduação. GESTÃO. Org, v. 14, p. 59-74, 2016.
TAMBOSI, S. S. V. et al. Consciência ambiental, hábitos de consumo sustentável e intenção de compra de produtos ecológicos de alunos de uma IES de Santa Catarina. Revista Eletrônica de Administração e Turismo-ReAT, v. 5, n. 3, p. 454-468, 2014.
TAVARES, C. M. S.; BRANDÃO, C. M. M.; SCHMIDT, E. B. Estética e Educação Ambiental no paradigma da complexidade. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 4, n. 1, p. 177-193, 2009.
THOMAZ, C. E.; CAMARGO, D. M. P. de. Educação ambiental no ensino superior: múltiplos olhares. REMEA-Rbevista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 18, p. 303-318, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.