EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS DE GRADUANDOS DA FACULDADE ESTÁCIO, CASTANHAL-PA

UMA ANÁLISE INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i39.969

Resumo

Este estudo objetivou analisar as experiências relacionadas à Educação Ambiental (EA) e práticas sustentáveis de acadêmicos da Faculdade Estácio de Castanhal-PA. Foram entrevistados aleatoriamente 144 acadêmicos por meio de um formulário semiestruturado. Os informantes foram predominantemente mulheres, idade entre 16 e 59 anos, pertenciam a diferentes cursos e a maioria já tinha participado de cursos e atividades sobre EA, inclusive na referida faculdade. Estes acadêmicos realizavam, em distintas frequências, todas as ações sustentáveis definidas neste estudo, e a principal prática cotidiana citada foi o descarte adequado de resíduos. Entretanto, percebeu-se que este é um processo incipiente e, apesar de haver um determinado conhecimento sobre o assunto, outros fatores influenciam a consumação das práticas sustentáveis, como os de ordem econômica. Portanto, a EA ainda exerce pouca influência sobre a consciência ambiental e ações de sustentabilidade dos discentes, porém, as práticas já existentes precisam ser mais trabalhadas ao longo do processo de formação pessoal e profissional.

Biografia do Autor

Reynan Jorge Monteiro Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Castanhal, PA, Brasil

Graduado em Ciências Biológicas pela Faculdade Estácio - Castanhal. Mestrando em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares pelo  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

Raynon Joel Monteiro-Alves, Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil

Graduado em Ciências Naturais - habilitação em Biologia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Mestre em Ciências Ambientais pela UEPA. Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (REDE BIONORTE) pela Universidade Federal do Pará.

Janaína Pinheiro Gonçalves, Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil

Graduado em Ciências Naturais - habilitação em Química pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Mestre em Ciências Ambientais pela UEPA. Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (REDE BIONORTE) pela Universidade Federal do Pará.

Ana Cláudia Caldeira Tavares-Martins, Universidade do Estado do Pará, UEPA, Belém, PA, Brasil

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia. Mestra em Botânica pela Universidade Federal Rural da Amazônia. Doutora em Botânica pelo Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Atualmente é professora Adjunto IV do departamento de Ciências Naturais e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Estado do Pará, e pesquisadora colaboradora do Programa de Pós-Graduação da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Bionorte). 

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Publicado

2023-06-15

Como Citar

Alves, R. J. M., Monteiro-Alves, R. J., Gonçalves, J. P., & Tavares-Martins, A. C. C. (2023). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS DE GRADUANDOS DA FACULDADE ESTÁCIO, CASTANHAL-PA: UMA ANÁLISE INTEGRATIVA. Vivências, 19(39), 203–214. https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i39.969

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO