EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS DE GRADUANDOS DA FACULDADE ESTÁCIO, CASTANHAL-PA
UMA ANÁLISE INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v19i39.969Resumo
Este estudo objetivou analisar as experiências relacionadas à Educação Ambiental (EA) e práticas sustentáveis de acadêmicos da Faculdade Estácio de Castanhal-PA. Foram entrevistados aleatoriamente 144 acadêmicos por meio de um formulário semiestruturado. Os informantes foram predominantemente mulheres, idade entre 16 e 59 anos, pertenciam a diferentes cursos e a maioria já tinha participado de cursos e atividades sobre EA, inclusive na referida faculdade. Estes acadêmicos realizavam, em distintas frequências, todas as ações sustentáveis definidas neste estudo, e a principal prática cotidiana citada foi o descarte adequado de resíduos. Entretanto, percebeu-se que este é um processo incipiente e, apesar de haver um determinado conhecimento sobre o assunto, outros fatores influenciam a consumação das práticas sustentáveis, como os de ordem econômica. Portanto, a EA ainda exerce pouca influência sobre a consciência ambiental e ações de sustentabilidade dos discentes, porém, as práticas já existentes precisam ser mais trabalhadas ao longo do processo de formação pessoal e profissional.
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