ANÁLISE DOCENTE E PEDAGÓGICA SOBRE O ENSINO DA TEMÁTICA DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - IFMA
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i42.982Resumo
Objetivou-se demonstrar como a temática dos resíduos sólidos é abordada no processo de ensino por docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) Campus Coelho Neto bem como a visão da equipe pedagógica sobre a importância do trabalho docente na abordagem de temáticas transversais como essa. Tratou-se de uma pesquisa exploratória, bibliográfica e de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio da realização de entrevista semiestruturada com um grupo de cinco docentes e um representante da equipe pedagógica da referida Instituição. Posteriormente, esses dados foram analisados e discutidos. Os resultados dessas entrevistas foram obtidos fazendo-se inicialmente a transcrição das falas para um documento Word e posteriormente utilizou-se a análise de conteúdo. Verificou-se que a maioria dos docentes participantes trabalha o ensino de resíduos sólidos em suas disciplinas, utilizando diferentes metodologias, mas principalmente por meio de projetos, porém ainda há professores que, mesmo compreendendo a importância da temática, ainda não a abordam em suas práticas pedagógicas, o que compromete o ensino dessa temática transversal. O membro da equipe pedagógica por sua vez reconhece a importância dos docentes trabalharem com essa temática em suas respectivas disciplinas principalmente devido ao cumprimento de seu trabalho enquanto docente e da missão institucional, além de que confirma que esse trabalho vem sendo realizado em diversos projetos, eventos e atividades da instituição, apesar de que ainda falta agregar para que outros docentes passem a trabalhar realmente de forma inter e transdisciplinar na instituição.
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE LIMPEZA PÚBLICA E RESÍDUOS ESPECIAIS (ABRELPE). Panorama dos resíduos sólidos no Brasil 2018/2019. São Paulo: ABRELPE, 2019. Disponível em: https://abrelpe.org.br/download-panorama-2018-2019/. Acesso em: 16 jul. 2020.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE LIMPEZA PÚBLICA E RESÍDUOS ESPECIAIS (ABRELPE). Panorama dos resíduos sólidos no Brasil 2020. São Paulo: ABRELPE, 2020. Disponível em: https://abrelpe.org.br/panorama-2020/. Acesso em: 22 nov. 2020.
BRASIL. Lei Federal N° 12.305 de 02 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei n. 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília DF, 2 ago. 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm. Acesso em: 10 out. 2019.
BRASIL. Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental,
institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário
Oficial de União, Brasília, 28 abr. 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9795.htm. Acesso em: 16 jul. 2020.
BRASIL. Lei n.º 11.445, de 5 de janeiro de 2007. Diário Oficial da União, Brasília, 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11445.htm. Acesso em: 2 out. 2019.
BRASIL. Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso: 07 maio. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 22. fev. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. PCN. Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN: Meio Ambiente, Saúde. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino médio. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília ministério da educação, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em: 20 fev. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394 de dezembro de 1996. Brasília/DF: MEC/SEF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 16 jul. 2021.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente – MMA. Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P – 5ª Ed. Brasília, DF, 2009. 100 p. Disponível em: https://www.codevasf.gov.br/acesso-a-informacao/institucional/acoes-ambientais/responsabilidade-socioambiental/agenda-ambiental-da-administracao-publica-a3p/cartilha_agenda-ambiental-na-administracao-publica-a3p.pdf. Acesso em: 19 jul. 2021.
BRASIL. Resolução nº 2, de 15 de Junho de 2012, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. DOU nº 116, Seção 1, págs. 70-71 de 18/06/2012. Brasília/BR: MMA/ME, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp002_12.pdf. Acesso em 20 de jul. 2021.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro081.pdf. Acesso em: 21 de jul. de 2021.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais/ Secretaria de Educação Fundamental, Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversais.pdf. Acesso em: 21 jul. 2021.
COSTA, J. R.; SOARES, J. E. C.; TÁPIA-CORAL, S.; MOTA, A. M. A percepção ambiental do corpo docente de uma escola pública rural em Manaus (Amazonas). Revista Brasileira de Educação Ambiental, Rio Grande, v.7, n.1, p.63-67, 2012. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/- /publicacao/937529/a-percepcao-ambiental-do-corpo-docente-de-uma-escolapublica-rural-em-manaus-amazonas. Acesso em: 20 out. 2021.
FICAGNA, M.; ORTH, M. A. Educação para um novo cidadão: construindo possibilidades ou relações entre a teoria e a prática. Formação de educadores: da itinerância das universidades à escola itinerante. In: ANDREAOLA, Balduino Antonio; PAUILI, Evaldo Luis (org). IJUI: Editora Unijuí: ABEU, 2010. p. 247-262.
FRANÇA, J. P. et al. A Percepção Ambiental Docente em uma Escola Pública do Município de Upanema-RN. Revista Geotemas, v. 10, n. 2, p. 195-216, 2020. Disponível em: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/2417. Acesso em: 20 out.2021.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 2014a.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Editora Paz e Terra, 2014b.
FREITAS, J. R. S. Ampliação da percepção e da compreensão sobre questões ambientais em institutos federais de ensino: um estudo de caso no Instituto Federal do Amapá 2014. __f. (Dissertação, Mestrado em Educação Agrícola). Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola. Instituo de Agronomia. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica: UFRRJ. Disponível em: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3021. Acesso em: 16 abr. 2021.
GATTI, B.A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educ. & Soc. v. 31, n. 113, p. 1355-1379, dez. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/R5VNX8SpKjNmKPxxp4QMt9M/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 13 mar. 2021.
GONSALVES, F. N.; MARSIGLIA, W. I. M. L. Projeto RECICLA: percepção ambiental dos alunos da escola estadual de ensino médio Auzanir Lacerda, Patos - PB. In: Congresso Internacional de Educação e Inclusão - SINTEDI, 2014, Campina Grande - PB. Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - SINTEDI. Campina Grande: REALIZE, 2014. v. 1. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/cintedi/2014/Modalidade_1datahora_12_11_2014_18_18_05_idinscrito_3536_620d44f8ed2632c3769debe4502e421c.pdf. Acesso em: 12 abr. 2021.
LAYRARGUES, P. P. Para onde vai a Educação Ambiental? O cenário político-pedagógico da educação Ambiental Brasileira e os desafios de uma agenda política crítica contra-hegemônica. Revista Contemporânea de Educação, v. 7, n. 14, p. 398-420, ago./dez. 2012. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/1677#:~:text=A%20ideia%20que%20se%20quer,cr%C3%ADtica%20anticapitalista%3B%20como%20na%20dificuldade. Acesso em: 12 nov. 2021.
LEITE, A. A.; ANDRADE, M. O.; CRUZ, D. D. Percepção ambiental do corpo docente e discente sobre os resíduos sólidos em uma escola pública no agreste paraibano. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 35, n. 1, p. 58-75, 2018.
LIBÂNEO, J. C.. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
LOUREIRO, C. F. B.; LIMA, M. J. G. S. Ampliando o debate entre educação e educação ambiental. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, n. 14, p. 244-251, ago./dez. 2012. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/1669. Acesso em: 07 jan. 2022.
MACHADO, G. B. O que é lixo? In: Portal Resíduos Sólidos. 7 agosto 2018. Disponível em: https://portalresiduossolidos.com/o-que-e-lixo/. Acesso em: 19 nov. 2019.
MINAYO, M.C.S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
PRESTINI, S. A. M. M. Transversalidade e Temas Transversais na Formação Inicial do Professor de Matemática. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2005. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/6184/Disserta%c3%a7%c3%a3oUFPR_Sirlene_.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 09 ago. 2021.
REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SANTOS, I. M. dos; LEÃO, M. F. Concepções dos professores, funcionários e estudantes do Ensino Médio de uma Escola do Campo sobre a problemática do lixo doméstico. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 13, n. 3, 2017. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/1690. Acesso em: 17 out. 2021.
SAVIANI, D. Escola e democracia. 40. ed. Campinas: Autores Associados, 2008.
SLONSKI, G. T.; GELSLEICHTER, M. A pesquisa em educação ambiental na educação profissional e tecnológica: tendências dos artigos publicados entre 2002 e 2012. VII EPEA – Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental. Rio Claro, São Paulo, 2013. Disponível em: http://www.epea.tmp.br/epea2013_anais/pdfs/plenary/0048-1.pdf. Acesso em: 13 jul. 2021.
SOUZA, A. P. G. D. RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO AMBIENTE ESCOLAR: INFORMAÇÕES DE ALUNOS E ABORDAGEM DOCENTE– Volta Redonda: UniFOA, 2016. Dissertação (Mestrado) – UniFOA / Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente, 2016. Disponível em: https://sites.unifoa.edu.br/portal_ensino/mestrado/mecsma/arquivos/2016/ana-paula-gomes.pdf. Acesso em: 08 nov. 2019.
THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa - ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
TRINDADE, N. A. D. Consciência ambiental: coleta seletiva e reciclagem no ambiente escolar. Enciclopédia Biosfera, centro científico – Goiânia, v.7, n.12, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Clarissa Maria Brito Lima, Kleiton Rocha Saraiva, Márcio Aurélio Carvalho de Morais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.