ANÁLISE DOCENTE E PEDAGÓGICA SOBRE O ENSINO DA TEMÁTICA DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - IFMA
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i42.982Abstract
Objetivou-se demonstrar como a temática dos resíduos sólidos é abordada no processo de ensino por docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) Campus Coelho Neto bem como a visão da equipe pedagógica sobre a importância do trabalho docente na abordagem de temáticas transversais como essa. Tratou-se de uma pesquisa exploratória, bibliográfica e de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio da realização de entrevista semiestruturada com um grupo de cinco docentes e um representante da equipe pedagógica da referida Instituição. Posteriormente, esses dados foram analisados e discutidos. Os resultados dessas entrevistas foram obtidos fazendo-se inicialmente a transcrição das falas para um documento Word e posteriormente utilizou-se a análise de conteúdo. Verificou-se que a maioria dos docentes participantes trabalha o ensino de resíduos sólidos em suas disciplinas, utilizando diferentes metodologias, mas principalmente por meio de projetos, porém ainda há professores que, mesmo compreendendo a importância da temática, ainda não a abordam em suas práticas pedagógicas, o que compromete o ensino dessa temática transversal. O membro da equipe pedagógica por sua vez reconhece a importância dos docentes trabalharem com essa temática em suas respectivas disciplinas principalmente devido ao cumprimento de seu trabalho enquanto docente e da missão institucional, além de que confirma que esse trabalho vem sendo realizado em diversos projetos, eventos e atividades da instituição, apesar de que ainda falta agregar para que outros docentes passem a trabalhar realmente de forma inter e transdisciplinar na instituição.
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