EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM ESCOLAS DO CAMPO

UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i40.997

Resumo

O estudo tem por objetivo identificar as produções científicas disponíveis na literatura brasileira acerca do processo de inclusão escolar em escolas do campo. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, a qual buscou identificar e analisar resultados de pesquisas nacionais acerca da interface entre educação inclusiva e educação do campo, no recorte temporal de 2008 a novembro de 2021. O total de artigos selecionados foi de 11 produções, destas 9 (81,8%) foram publicadas no período de 2018 a 2021, a abordagem metodológica qualitativa predominou em 9 estudos. Referente às regiões, 2 (18,2%) estudos foram desenvolvidos na região norte, 4 (36,4%) nordeste, 3 (27,3%) centro-oeste e 2 (18,2%) sudeste. A partir dos resultados encontrados evidenciou-se a falta de políticas educacionais pensadas para a efetividade do processo de inclusão escolar específicas para a realidade das escolas do campo, principalmente relacionadas a carência em formação continuada, apoio pedagógico, apoio complementar de outros profissionais, materiais adequados e a oferta de atendimento educacional especializado. Por fim, ressalta-se a importância de novas pesquisas que abordam essa temática, principalmente no que se refere à prática e ao trabalho docente.

Biografia do Autor

Tatiane Motta da Costa e Silva, Universidade Federal do Pampa, RS, Brasil

Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana/RS. 

Mylena Francini da Rosa, Universidade Federal do Pampa, RS, Brasil

Acadêmica do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Uruguaiana/RS. 

Rodrigo de Souza Balk, Universidade Federal do Pampa, RS, Brasil

Professor Associado da Universidade Federal do Pampa, no Curso de Fisioterapia.

Susane Graup, Universidade Federal do Pampa, RS, Brasil

Professora do Curso de Educação Física, da Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal do Pampa e do Programa de Pós Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.

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Publicado

2024-01-01

Como Citar

da Costa e Silva, T. M. ., Rosa, M. F. da, Balk, R. de S., & Graup, S. (2024). EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM ESCOLAS DO CAMPO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA BRASILEIRA. Vivências, 20(40), 183–197. https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i40.997

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO