EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM ESCOLAS DO CAMPO
UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i40.997Resumo
O estudo tem por objetivo identificar as produções científicas disponíveis na literatura brasileira acerca do processo de inclusão escolar em escolas do campo. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, a qual buscou identificar e analisar resultados de pesquisas nacionais acerca da interface entre educação inclusiva e educação do campo, no recorte temporal de 2008 a novembro de 2021. O total de artigos selecionados foi de 11 produções, destas 9 (81,8%) foram publicadas no período de 2018 a 2021, a abordagem metodológica qualitativa predominou em 9 estudos. Referente às regiões, 2 (18,2%) estudos foram desenvolvidos na região norte, 4 (36,4%) nordeste, 3 (27,3%) centro-oeste e 2 (18,2%) sudeste. A partir dos resultados encontrados evidenciou-se a falta de políticas educacionais pensadas para a efetividade do processo de inclusão escolar específicas para a realidade das escolas do campo, principalmente relacionadas a carência em formação continuada, apoio pedagógico, apoio complementar de outros profissionais, materiais adequados e a oferta de atendimento educacional especializado. Por fim, ressalta-se a importância de novas pesquisas que abordam essa temática, principalmente no que se refere à prática e ao trabalho docente.
Referências
BEYEA, Suzanne C.; NICOLL, Leslie H. Writing an integrative review. AORN Journal: the office voice of perioperative nursing, v. 67, n. 4, p. 877-88, 1998. Doi: https://doi.org/10.1016/S0001-2092(06)62653-7.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 10 jan. 2022.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 jan. 2022.
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 10 jan. 2022.
BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008a.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 2, de 28 de abril de 2008b. Estabelece diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/livro/livro.pdf. Acesso em: 10 jan. 2022.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência - Estatuto da Pessoa com Deficiência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 15 dez. 2021.
CAIADO, Katia Regina Moreno; MELETTI, Silvia Márcia Ferreira. Educação especial na educação do campo: 20 anos de silêncio no GT 15. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 17, n. 1, p. 93-104, 2011. Doi: https://doi.org/10.1590/S1413-65382011000400008.
GOMES, Daiane dos Santos; MACHADO, K. C. S. Educação inclusiva em uma escola do campo de Teresina (PI): da sala regular ao atendimento educacional especializado (AEE). Cadernos Cajuína, v. 5, n. 3, p. 193-208, set., 2020. Doi: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v5i3.421.
LOPES, Messias Batista Santos; ZOIA, Alceu. Educação inclusiva em escolas do campo do município de Juara-Mato Grosso. Revista Eventos Pedagógicos, v. 7, n. 3, p. 1506-1529, ago./dez., 2016. Disponível em: https://sumarios.org/artigo/educa%C3%A7%C3%A3o-inclusiva-em-escolas-do-campo-do-munic%C3%ADpio-de-juara-mato-grosso. Acesso em: 15 dez. 2021.
MENDES, Karina Dal Sasso; SILVEIRA, Renata Cristina de Campos Pereira; GALVÃO, Cristina Maria. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto – Enfermagem. Florianópolis, v. 17, n. 4, p. 758-64, 2008. Doi: https://doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018.
MERCÊS, Ronielson Santos das; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. A educação inclusiva em escolas multisseriadas do campo na Amazônia Paraense. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, v. 9, n. 27, p. 418-442, 2018. Doi: https://doi.org/10.26514/inter.v9i27.2956.
NOZU, Washington Cesar Shoiti; BRUNO, Marilda Moraes Garcia. Inclusão e produção da diferença em escolas do campo. Cadernos CEDES, v. 41, n. 114, p. 131-143, maio/ago., 2021. Doi: https://doi.org/10.1590/CC223636.
NOZU, Washington Cesar Shoiti et al. Inclusão de alunos da Educação Especial em escola do campo: possibilidades de um trabalho colaborativo? Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 5, p. e8972-e8972, 2020. Doi: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e8972.
NOZU, Washington Cesar Shoiti; RIBEIRO, Eduardo Adão; BRUNO, Marilda Moraes Garcia. Interface entre Educação Especial e Educação do Campo: a produção científica em teses e dissertações. Interfaces da Educ., Paranaíba, v.9, n.27, p. 317-349, 2018. Doi: https://doi.org/10.26514/inter.v9i27.3002.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Declaração Mundial sobre Educação para Todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien: UNESCO, 1990.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Declaração de Salamanca: sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. Salamanca: UNESCO, 1994.
PALMA, Debora Teresa; CARNEIRO, Relma Urel Carbone. Sala de recursos multifuncional em escolas do campo: direito assegurado? INTERFACES DA EDUCAÇÃO, v. 9, n. 27, p. 518-548, 2018. Doi: https://doi.org/10.26514/inter.v9i27.2941.
RABELO, Lucélia Cardoso Cavalcante; CAIADO, Katia Regina Moreno. Educação especial em escolas do campo: um estudo sobre o sistema municipal de ensino de Marabá, PA. Revista Cocar, v. 8, n. 15, p. 63-71, jan./jul., 2014. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/336. Acesso em: 15 dez. 2021.
RIBEIRO, Marlene. Pedagogia da alternância na educação rural/do campo: projetos em disputa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.34, n.1, p. 027-045, jan./abr. 2008. Doi: https://doi.org/10.1590/S1517-97022008000100003.
SILVA, Osni Oliveira Noberto. Análise das relações interpessoais dos docentes de educação especial com os outros “atores”: um estudo em escolas municipais do campo. Revista de Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 26 n. 3, p. 01-11, out., 2021. Doi: http://dx.doi.org/10.18316/recc.v26i3.8691.
SILVA, Osni Oliveira Noberto; MIRANDA, Theresinha Guimarães; BORDAS, Miguel Angel Garcia. A educação especial nas escolas do campo: uma análise da estrutura física das salas de recursos multifuncionais de escolas do Piemonte da Diamantina/BA. Revista Cocar, v.13. n.27, p.753-767, set./dez., 2019a. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2866. Acesso em: 20 dez. 2021.
SILVA, Osni Oliveira Noberto; MIRANDA, Theresinha Guimarães; BORDAS, Miguel Angel Garcia. Educação Especial no campo: uma análise do perfil e das condições de trabalho dos docentes no Piemonte da Diamantina - Bahia. Rev. Bras. Educ. Camp., Tocantinópolis, v. 4, e5944, 2019b. Doi: http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e5944.
VALANI, Raquel; OLIVEIRA, Cristiane Lopes Rocha. Os desafios da formação e atuação em sala de aula: as perspectivas dos professores em escolas do campo no município de Castelo (ES) diante da educação inclusiva. Revista Educação Especial em Debate, v. 4, n. 8, p. 113-124, jul./dez., 2019. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/28534. Acesso em: 15 dez. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Tatiane Motta da Costa e Silva, Mylena Francini da Rosa, Rodrigo de Souza Balk, Susane Graup
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.