PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO POSSIBILIDADE PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

UM OLHAR PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i43.1224

Abstract

A partir de um novo olhar para os projetos de extensão vinculados à área de Ensino de Ciências e suas potencialidades para alfabetização científica e tecnológica, o objetivo deste trabalho foi o de compreender quais as contribuições dos projetos de extensão universitária para a alfabetização científica e tecnológica no Ensino de Ciências realizado na escola. Para tanto, foram selecionados seis projetos de extensão, de uma universidade federal, desenvolvidos na área de Educação em Ciências, tendo como critério de inclusão o desenvolvimento de ações educativas em contexto escolar. As entrevistas foram gravadas via plataforma virtual e depois transcritas por meio do método de transcrição focalizada. As respostas foram analisadas com uso da Análise de Conteúdo, a partir de três categorias pré-estabelecidas: domínio, autonomia e comunicação. Os resultados desta pesquisa, apontam para as potencialidades que os projetos de extensão possuem para contribuir com o desenvolvimento da autonomia, comunicação, domínio, utilização do conhecimento científico e atuação na sociedade, pressupostos da alfabetização científica e tecnológica.

Author Biographies

Larissa Naiara Gomes Pereira , Universidade Federal do Paraná (UFPR), Palotina, PR, Brasil

Graduada em Ciências Biológicas e mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (PPGCEMTE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Tiago Venturi, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Palotina, PR, Brasil

Doutor em Educação Científica e Tecnológica, Professor do Departamento de Educação, Ensino e Ciências (DEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e docente dos Programas de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (PPGCEMTE) e Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM). 

Roberta Chiesa Bartelmebs, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Palotina, PR, Brasil

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática, Professora do Departamento de Educação, Ensino e Ciências (DEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e docente dos Programas de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (PPGCEMTE) e Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM). 

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Published

2025-07-01

How to Cite

Pereira , L. N. G., Venturi, T., & Bartelmebs, R. C. (2025). PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO POSSIBILIDADE PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: UM OLHAR PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Vivências, 21(43), 231–254. https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i43.1224

Issue

Section

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO