OS SENTIDOS DA SEXUALIDADE E PREVENÇÃO DE INFECCÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS NA PERSPECTIVA DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS NEGROS: REFLEXÕES PRELIMINARES
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i43.1279Abstract
A sexualidade e a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST) são assuntos que precisam ser discutidos entre os jovens universitários, principalmente entre os negros. Os jovens negros são desproporcionalmente afetados por não acesso às informações sobre infecções sexualmente transmissíveis e sofrem mais preconceitos quanto ao tema da sexualidade, marcado por estigma e estereótipos sexuais. Objetivo. Compreender a percepção de jovens negros universitários sobre sexualidade e prevenção de IST. Metodologia. Pesquisa qualitativa, tendo por instrumento a entrevista semiestruturada e por participantes jovens negros universitários na faixa etária entre 18 a 25 anos, e análise de conteúdo de Laurence Bardin. Resultados. Os participantes relataram que, em relação à sexualidade, a religião tem influência significativa, bem como a questão étnica racial, o que interfere decisivamente no acesso à prevenção de IST/HIV. O silenciamento do tema com recorte étnico racial, as normas culturais, as mensagens sobre a sexualidade e os estereótipos sexuais contribuem para o risco de IST/HIV entre jovens negros. Considerações finais. As descobertas demonstram como a interseção de estruturas étnicos raciais molda o contexto da percepção sobre sexualidade, prevenção e IST ente jovens negros(as). Sugerimos que os esforços de prevenção de IST/VIH abordem estes fatores de forma sistêmica, a fim de reduzir as disparidades raciais quanto ao conhecimento sobre sexualidade e prevenção de IST/HIV.
References
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BORGES, M. R.; SANTOS, Á. S.; DA SILVEIRA, R. E.; LIPPI, U. G. Sexual behaviour among initial academic students. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online, Rio de Janeiro, Brasil, v. 7, n. 2, p. 2505-2515, 2015. DOI: 10.9789/2175-5361.2015.v7i2.2505-2515. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3676. Acesso em: 19 set. 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde. Boletim Epidemiológico HIV/Aids | 2021. Brasil: Ministério da Saúde, dez. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins/epidemiologicos/especiais/2021/boletim-epidemiologico-especial-hiv-aids-2021.pdf. Acesso em: 15 ago. 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas Infecções Sexualmente Transmissíveis. Brasília: Ministério da Saúde, 2019. [cited 2020 Oct. 25] Disponível em: https://antigo.aids.gov.br/pt-br/pub/2022/protocolo-clinico-e-diretrizes-terapeuticas-para-atencao-integral-pessoas-com-infeccoes#:~:text=A%20publica%C3%A7%C3%A3o%20do%20Protocolo%20Cl%C3%ADnico%20e%20Diretrizes%20Terap%C3%AAuticas,evid%C3%AAncias%20cient%C3%ADficas%20e%20validado%20em%20discuss%C3%B5es%20com%20especialistas. Acesso em: 15 de ago. 2023.
CARVALHO, G. P.; OLIVEIRA, A. S. Q. Discurso, poder e sexualidade em Foucault. Revista Dialectus, [S.l.], ano 4, n. 11, p. 100-115, ago./dez. 2017. DOI: 10.30611/2017n11id31003. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/dialectus/article/view/31003/71627. Acesso em: 19 set. 2023.
CRENSHAW, K. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 171-189, 2002. DOI: 10.1590/S0104-026X2002000100011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/mbTpP4SFXPnJZ397j8fSBQQ/. Acesso em: 20 set. 2023.
DE MELO, L. D.; SODRÉ, C. P.; SPINDOLA, T.; MARTINS, E. R. C.; ANDRÉ N. L. N. O.; MOTTA, C. V. V. Prevención de infecciones de transmisión sexual entre los jóvenes e importancia de la educación sanitaria. Enfermería Global, [S.l.], v. 21, n. 1, p. 74-115. 2022. DOI: 10.6018/eglobal.481541. Disponível em: https://scielo.isciii.es/pdf/eg/v21n65/1695-6141-eg-21-65-74.pdf. Acesso em: 24 set. 2023.
DESSUNTI, E. M; REIS, A. O. A. Vulnerabilidade às DST/AIDS entre estudantes da saúde: estudo comparativo entre primeira e última série. Cienc Cuid Saude, [S.l.], v. 11 (Supl), p. 274-283, 2012. DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v11i5.17738. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/17738/pdf. Acesso em: 22 set. 2023.
FERREIRA, G. R. Cursos de formação em educação sexual que empregam as tecnologias digitais. 2015. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação Sexual) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara, SP, 2015. Disponível em: https://agendapos.fclar.unesp.br/agenda-pos/educacao_sexual/3680.pdf. Acesso em: 24 set. 2023.
FILGUEIRAS, S. L, MAKSUD, I. Da política à prática da profilaxia pós-exposição sexual ao HIV no SUS: sobre risco, comportamentos e vulnerabilidades. Sex. Salud Soc, Rio de Janeiro, v. 30, p. 382-304, 2018. DOI: 10.1590/1984-6487.sess.2018.30.14.a Disponível em: https://www.scielo.br/j/sess/a/wr7r88qvqxkXBQsnnrZMqtj/. Acesso em: 25 set. 2023.
FONTE, V. R. F.; SPINDOLA, T.; FRANCISCO, M. T. R.; SODRÉ, C. P.; ANDRÉ, N. L. N. O.; PINHEIRO, C. D. P. Young university students and the knowledge about sexually transmitted infectionsa. Esc Anna Nery, [S.l.], v. 22, n. 2, e201703182018, p. 1-7, 2018. DOI: 10.1590/2177-9465-EAN-2017-0318. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/5HqmrYZPWj4yPFnPts9mSsH/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 set. 2023.
FREUD, S. Conferências introdutórias da psicanálise. Conferência xxi. O desenvolvimento da libido e as organizações sexuais. In: Edição brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996, v. 13, p. 324-338.
FREUD, S. Um caso de histeria. In: Obras Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1980.
GOMES, R. R. F. M.; CECCATO, M. G. B; KERR, L. R. F. S.; GUIMARÃES, M. D. C. Fatores associados ao baixo conhecimento sobre HIV/AIDS entre homens que fazem sexo com homens no Brasil. Cadernos de Saúde Pública, [S.l.], v. 33, n. 10, e00125515, p. 1-15, 2017. DOI: 10.1590/0102-311X00125515. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/kh8sS5QRnhG8NDzdzHcXxxc/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 set. 2023.
GRÄF, D. D., MESENBURG, M. A.; FASSA, A. G. Risky sexual behavior and associated factors in undergraduate students in a city in Southern Brazil. Revista de Saúde Pública, [S.l.], v. 54, n. 41, p. 1-13, 2020. DOI: 10.11606/s1518-8787.2020054001709. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsp/a/WkRVZRqRqy438XxmvTcrznx/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 set. 2023.
HARRÉ, R. The singular self: an introduction to the psychology of personhood. London: Sage, 1998.
KNECHTEL, M. R. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. Curitiba, PR: Intersaberes, 2014.
LEDERER, A. M.; SHEENA, B. S. A content analysis of college students’ gaps in knowledge about sexually transmitted infections. Health Education Journal, [S.l.], v. 80, n. 2, p. 238-250, 2021. DOI: 10.1177/0017896920959091. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/0017896920959091. Acesso em: 27 set. 2023.
LINHARES, T. P. S.; PINHO, M. J. S. Educar para sexualidade processo colaborativo crítico-reflexivo. InN: SILVA, A. L. G.; SILVA, J. J. C.; AMAR, V. (Org). Interseccionalidades em pauta: gênero, raça, sexualidade e classe social. Salvador: EDUFBA, 2020, v. 1, p. 385-410.
LOURO, G. L. Currículo, gênero e sexualidade. Porto: Porto Editora, 2000.
MAIA, A. C. B. Conceito amplo de sexualidade no processo de educação sexual. Revista Psicopedagogia On Line, São Paulo, v. 1, p. 1-10, 2010. Disponível em: http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=1303. Acesso em: 19 set. 2023.
MALTA, D. C.; SILVA, M. A. I.; MELLO, F. C. M.; MONTEIRO, R. A.; PORTO, D. L.; SARDINHA, L. M. V.; FREITAS, P. C. Saúde sexual dos adolescentes segundo a Pesquisa Nacional de Saúde dos Escolares. Revista Brasileira de Epidemiologia, [S.l.], v. 14, n. 1, p. 147-56, 2011. DOI: 10.1590/S1415-790X2011000500015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbepid/a/X7L34jV6zHFHvznpdMJ6wyt/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 28 set. 2023.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em Saúde. São Paulo. Hucitec, 2014.
MAY, T. Entrevistas: métodos e processo. In: MAY, T. Pesquisa social: questões, métodos e processos. Tradução: Carlos Alberto Silveira Netto Soares. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 145-172.
QUINET, A. O ato psicanalítico e o fim de análise. In: QUINET, A. As 4+1 condições da análise. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 1991, p. 95-110.
RIBEIRO, M. O. A sexualidade segundo Michel Foucault: uma contribuição para a enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, [S.l.], v. 33, n. 4, p. 358-363, dez. 1999. DOI: 10.1590/S0080-62341999000400006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/6FDcP4ccQcRbyphYqYNL4dr/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 2 out. 2023.
RISCADO, J. L. S.; OLIVEIRA, M. A. B.; BRITO, A. M. B. Vivenciando o racismo e a violência: um estudo sobre as vulnerabilidades da mulher negra e a busca de prevenção do HIV/AIDS em comunidades remanescentes de quilombos, em Alagoas. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 1999, supl. 2, p. 96-108, 2010. DOI: 10.1590/S0080-62341999000400006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/nQ8BbWW8qGLZCSr5hPB34YQ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 4 out. 2023.
SANTOS, N. J. S. Mulher e negra: dupla vulnerabilidade às DST/HIV/aids. Saude Soc, São Paulo, v. 25, n. 3, p. 602-618, 2016. DOI: 10.1590/S0104-129020162627. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/B8LmxH9RGg3mbSm34SGSBDD/. Acesso em: 8 out. 2023.
SCULLT, K. J. B.; MALIK, C. V.; KEEFE, E. M. Examinando a eficácia de uma mídia mHealth programa de alfabetização para promoção da saúde sexual em adolescentes mais velhos que frequentam faculdades comunitárias. Jornal de Psicologia Comunitária, [S.l.], v. 66, n. 3, p. 165-177, 2018. DOI: 10.1080/07448481.2017.1393822. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/Examining-the-efficacy-of-an-mHealth-media-literacy-Scull-Kupersmidt/7f9a9a96073441bcb12206d4040f455c68250063. Acesso em: 17 out. 2023.
SHOKOOHI, M.; KARAMOUZIAN, M.; MIRZAZADEH, A.; HAGHDOOST, A.; RAFIERAD, A. A.; SEDAGHAT, A.; SHARIFI, H. HIV Knowledge, attitudes, and practices of young people in Iran: findings of a national population-based survey in 2013. PLoS One, [S.l.], v. 11, n. 9, e01618492016, Sep 2014. DOI: 10.1371/journal.pone.0161849. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5023173/. Acesso em: 15 out. 2023.
SILVA, P. F. K.; SCHWANTES, L. HIV/AIDS em tempos de retrocesso: possibilidades de atuação na educação básica. RELACult, [S.l.], v. 6, ed. espec., p. 1-12, 2020. DOI: 10.23899/relacult.v6i4.1746. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/346402946_HIVAIDS_em_Tempos_de_Retrocesso_Possibilidades_de_Atuacao_na_Educacao_Basica. Acesso em: 18 out. 2023.
SOBZE, M. S.; TIOTSIA, A. T.; DONGHO, G. B. D.; TANKUI, G. A. F.; FOKAM, J.; KIEN-ATSU, T.; FOTSO, J. R.; AZEUFACK, Y. N.; NKAMEDJIE, P. P.; SALI, A. B. B.; MABVOUNA, R. B.; ERCOLI, L.; COLIZZI, V.; RUSSO, G. Youth awareness on sexually transmitted infections, HIV and AIDS in Secondary Schools in the Dschang Municipality (Cameroon): The Mobile Caravan Project. J Public Health Afr, [S.l.], v. 7, n. 2, 2017. DOI: 10.4081/jphia.2016.614. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28299163/. Acesso em: 12 out. 2023.
TREPKA, Mary Jo et al. High-risk sexual behavior among students of a minority-serving university in a community with a high HIV/AIDS prevalence. Journal of American College Health, v. 57, n. 1, p. 77, 2008.d
WOOD, S.; MIN, J.; TAM, V.; PICKEL, J.; PETSIS, D.; CAMPBELL, K. Inequities in Chlamydia trachomatis Screening Between Black and White Adolescents in a Large Pediatric Primary Care Network, 2015-2019. Am J Public Health, [S.l.], v. 112, n. 1, p. 135-143, jan. 2022. DOI: 10.2105/AJPH.2021.306498. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8713640/. Acesso em: 21 out. 2023.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Communities at the centers. Global Aids Update, 2019. Avaiable from: https://www.unaids.org/sites/default/files/media_asset/2019-global-AIDS-update_en.pdf. Access at: 21 out. 2023.
ZHANG, L.; YU, H.; LUO, H.; RONG, W.; MENG, X.; DU, X.; TAN, X. HIV/AIDS-related knowledge and attitudes among Chinese college students and associated factors: a cross-sectional study. Front Public Health, v. 9, 2021. DOI: 10.3389/fpubh.2021.804626. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35096751/. Acesso em: 20 out. 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Josenaide Engracia dos Santos , Keyza Loyanne da Costa Silva, Ana Luiza Oliveira Leal, Ileno Izidio Costa Silva

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.