EDUCAR POR MEIO DA LUDICIDADE, AMPLIANDO AÇÕES DE SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Authors

  • Cisnara Pires Amaral Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santiago, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5510-5710
  • Gabriel Pereira Lopes Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santiago, RS, Brasil
  • Patrícia Vielmo Galvani Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santiago, RS, Brasil
  • Lucas Machado Bertolo Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santiago, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v16i31.136

Abstract

Na atual conjuntura nos deparamos com crianças que chegam as escolas apresentando deficiências nutricionais comprovadas pelo consumo exagerado de frituras, bolachas, doces e refrigerantes sinalizando que estamos diante do desenvolvimento de uma população sedentária, propensa à desenvolver diabetes, doenças cardiovasculares e obesidade mórbida. Dessa forma, o presente trabalho de extensão teve como objetivo oportunizar as escolas de ensino fundamental – anos iniciais, do município de Santiago/RS brincadeiras e discussões sobre saúde, alimentação e hábitos saudáveis, utilizando para isso personagens infantis do filme “Toy Story”. Para a atividade, dois acadêmicos se caracterizaram de “Jessy e Woody” e desenvolveram um jogo interativo com discentes de 1º ao 5º ano do ensino fundamental de uma escola particular e três escolas públicas estaduais, totalizando 530 crianças. Para a pesquisa de dados foi proposto um questionário semiaberto para as regentes das turmas e suas monitoras, totalizando 25 questionários. Notou-se a diferença entre as escolas, sendo que a particular apresenta estratégias para auxiliar a nutrição do discente como dias estipulados para o consumo de frutas, bolos da vovó, sanduíches e compras no bar. As escolas públicas fornecem merenda para os discentes, porém é muito alto o consumo de produtos industrializados no bar. Dessa forma, conclui-se que é fundamental a inserção de atividades acadêmicas como projeto de extensão que visem e auxiliem a promoção da saúde, que o uso de personagens infantis promove a identificação da criança com seu personagem favorito, relacionando o não apenas a produtos industrializados, mas ao desenvolvimento de hábitos saudáveis.

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Published

2020-06-29

How to Cite

Amaral, C. P., Lopes, G. P., Galvani, P. V., & Bertolo, L. M. (2020). EDUCAR POR MEIO DA LUDICIDADE, AMPLIANDO AÇÕES DE SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Vivências, 16(31), 315–325. https://doi.org/10.31512/vivencias.v16i31.136

Issue

Section

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO