INGLÊS OU ESPANHOL? QUAIS OS FATORES QUE OS ALUNOS PRIVILEGIAM NA ESCOLHA DE UMA LÍNGUA PARA O ENEM?

Authors

  • Marinês Mendes Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS
  • Marcus Antonius da Costa Nunes

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i28.20

Abstract

Este artigo objetiva investigar a preferência pela língua estrangeira (inglês ou espanhol) no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) dos alunos concluintes da EEEM “Emir de Macedo Gomes” de Linhares- ES, e os fatores que os levaram a essa predileção. Para tal fim, realizamos pesquisa de campo, utilizando o questionário como instrumento de coleta de dados. O artigo aborda a importância do ensino das línguas estrangeiras na escola, em seguida, a inclusão delas no ENEM, e, por fim, apresenta os resultados da pesquisa. Os dados indicam que, apesar de os alunos estudarem o inglês desde o ensino fundamental II e o espanhol apenas no último ano do ensino médio, a maioria dos estudantes, 66%, opta pelo espanhol para a realização do exame. Dentre os vários motivos, eles afirmam conseguir ler e interpretar textos nesse idioma com mais facilidade mesmo com a reduzida carga horária destinada ao estudo da disciplina.

Author Biographies

Marinês Mendes, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS

Mestranda em Ciência, Tecnologia e Educação da Faculdade Vale do Cricaré.

Marcus Antonius da Costa Nunes

Prof. Dr da Faculdade Vale do Cricaré.

Published

2019-06-15

How to Cite

Mendes, M., & Nunes, M. A. da C. (2019). INGLÊS OU ESPANHOL? QUAIS OS FATORES QUE OS ALUNOS PRIVILEGIAM NA ESCOLHA DE UMA LÍNGUA PARA O ENEM?. Vivências, 15(28), 124–134. https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i28.20

Issue

Section

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO