LEVANTAMENTO DE INTERESSES DOS ESTUDANTES SOBRE ASTRONOMIA: UM OLHAR SOBRE AS ORIENTAÇÕES PARA O CURRÍCULO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i28.23Abstract
Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados sobre uma investigação realizada a respeito dos interesses de estudantes do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental sobre aprendizado de conceitos fundamentais em Astronomia. Com base nos resultados obtidos, elaboramos uma escala de categorias emergentes, agrupando-se as respostas em assuntos por recorrências entre semelhanças de ideias dos depoimentos verbais e recorrências de palavras-chave constituintes das frases expressas em trabalhos escritos. Com o intuito de verificar se os interesses dos estudantes sobre Astronomia estão relacionados com os conceitos científicos contemplados no livro didático, realizou-se uma análise no sumário da coleção mais distribuída do livro didático de Ciências do PNLD 2017. Dentro desse contexto, analisou-se também o eixo “Terra e Universo” dos Parâmetros Curriculares Nacionais, e a unidade temática “Terra e Universo” da Base Nacional Comum Curricular, a fim de estabelecer relações entre os interesses dos estudantes sobre Astronomia com as propostas destes documentos para o Ensino Fundamental. A partir das análises, verificou-se que na coleção do livro didático Projeto Teráris, o conteúdo relacionado a Astronomia é contemplado em maior parte no livro direcionado ao sexto ano. Por outro lado, na BNCC, a unidade denomidada “Terra e Universo” contempla do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental. Diante disso, observa-se que a BNCC está mais próxima da realidade dos estudantes, contemplando maior número de interesses dos mesmos, bem como, orienta para um ensino de Astronomia mais gradual e que envolva temas contemporâneos em Astronomia moderna como vistos em literatura geral de divulgação científica.Downloads
Published
2019-06-15
How to Cite
Reis, M. T., & Lüdke, E. (2019). LEVANTAMENTO DE INTERESSES DOS ESTUDANTES SOBRE ASTRONOMIA: UM OLHAR SOBRE AS ORIENTAÇÕES PARA O CURRÍCULO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Vivências, 15(28), 152–164. https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i28.23
Issue
Section
ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO