UMA PROPOSTA DE MAPAS CONCEITUAIS A PARTIR DA ABORDAGEM DO CONCEITO DE CAMPO ELÉTRICO EM LIVROS DIDÁTICOS

Autores

  • Graciela Paz Meggiolaro Universidade da Fronteira Sul (UFFS), Cerro Largo, RS, Brasil. Doutora em Ensino de Ciências e Matemática. E-mail: gracipmegg@gmail.com http://orcid.org/0000-0001-8294-2787
  • Antonio Vanderlei Dos Santos Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Programa de Pós-Graduação em Ensino Científico e Tecnológico, Santo Ângelo, RS, Brasil. Doutor em Física. E-mail: vandao@san.uri.br http://orcid.org/0000-0002-6015-4218

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v16i30.103

Resumo

educação. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é analisar o conceito de campo elétrico e propor mapas conceituais em dois livros didáticos de Física utilizados em sala de aula, sendo um indicado no PNLEM/2015 (Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio – Física) e o outro no Ensino Superior nos cursos de Engenharia. Utilizou-se a metodologia de Moraes e Galiazzi (2007), e a análise dos resultados deu-se a partir do referencial de Ausubel (1980) e Vergnaud (1982). Constatamos que os livros didáticos não abordam mapas conceituais dentro do material, sendo assim, acredita-se que existe uma lacuna na aprendizagem do aluno. 

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Publicado

2019-12-11

Como Citar

Meggiolaro, G. P., & Dos Santos, A. V. (2019). UMA PROPOSTA DE MAPAS CONCEITUAIS A PARTIR DA ABORDAGEM DO CONCEITO DE CAMPO ELÉTRICO EM LIVROS DIDÁTICOS. Vivências, 16(30), 47–62. https://doi.org/10.31512/vivencias.v16i30.103

Edição

Seção

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO