PRÁTICAS AUTOGESTIONÁRIAS EM UM EMPREENDIMENTO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA (EES) NO SUL DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i42.1039Abstract
Este artigo tem como objetivo, em um primeiro momento, apresentar alguns conceitos teóricos sobre autogestão, suas vantagens, benefícios e desdobramentos, fazendo uma análise sobre as diferenças entre a autogestão e a heterogestão e também caracterizando que na autogestão deve haver um ciclo onde a responsabilidade e a autonomia devem ter bases sólidas para que haja pleno desenvolvimento. Em um segundo momento é apresentado o empreendimento econômico solidário (EES) das “Morenas do Divino” que fica localizado na cidade de Rio Rufino, interior do Estado de Santa Catarina e que faz da prática autogestionária um dos seus pilares aliando a teoria à prática e podendo destacar dentre essas práticas do EES a identidade do grupo, a participação e o envolvimento com a comunidade e seu entorno, dentre outras práticas. Quanto à metodologia trata-se de um trabalho qualitativo, descritivo e bibliográfico. Espera-se que este trabalho sirva de inspiração para a popularização da prática autogestionária aliada à teoria para a cooperação e fortalecimento da economia solidária.
Riferimenti bibliografici
BARBOSA, Rosangela Nair de Carvalho. A economia solidária como política pública: uma tendência de geração de renda e ressignificação do trabalho no Brasil. São Paulo: Cortez, 2007.
CANÇADO, Airton Cardoso. Autogestão em cooperativas populares: os desafios da prática. 2004. 134p. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2004.
CANÇADO, Airton Cardoso. A construção da autogestão em empreendimentos da economia solidária: uma proposta metodológica baseada em Paulo Freire. In: SILVA JÚNIOR, Jeová Torres; MÂSIH, Rogério Teixeira; CANÇADO, Airton Cardoso; SCHOMMER, Paula Chies (organizadores). Gestão Social: práticas em debate, teorias em construção. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2008.
CÁRITAS BRASILEIRA. V Prêmio Odair Firmino de Solidariedade. 2018. Disponível em: <http://caritas.org.br/caritas-brasileira-realiza-entrega-do-v-premio-odair-firmino-de-solidariedade/40702>. Acesso em: 10 de Maio de 2019.
FREIRE, Ana Maria Araújo (org.). Pedagogia do compromisso: América latina e educação popular. 1ª Edição. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.
GUTIERREZ, Gustavo Luiz. Autogestão de empresas: Considerações a respeito de um modelo possível. Revista administração de empresas. São Paulo / SP. Vol. 28, nº 02. Abr- jun. 1988
HABERMAS, Jurgen. O discurso filosófico da modernidade. São Paulo / SP, Marthins Fontes. 1º Ed. 2000.
HABERMAS, Jungen. Verdade e justificação: Ensaios filosóficos. São Paulo / SP. Editora Loyola. 2004.
HABERMAS, Jurgen. Teoria do agir comunicativo I: Racionalidade da ação e racionalização social. São Paulo / SP. Marthins Fontes, 2012
LALANDE, A. Vocabulário técnico e crítico da filosofia. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
LISBOA, Marijane. Ética e cidadania planetária na era tecnológica: O caso da proibição da Basiléia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1ª Ed. 2009.
LUBENOW, Jorge Adriano. Esfera pública e democracia deliberativa em Harbermas: modelo teórico e discursos críticos. Belo Horizonte. Revista Kriterion, n º 121, Junho, 2010.
PRADO, Antônio Ides Antunes. A lógica do trabalho associado e cooperativista dos empreendimentos da economia social e solidária e sua relação com o projeto de emancipação dos trabalhadores livremente associados. (Dissertação de mestrado) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Mestrado em Ciênciais Sociais. 194 páginas, 2015.
RODRIGUES, Ivete; BARBIERI, José Carlos. A emergência da tecnologia social: revisitando o movimento da tecnologia apropriada como estratégia de desenvolvimento sustentável. Revista de Administração Pública – RAP. Rio de Janeiro, 42 (6): 1069-94, nov./dez. 2008.
SISTEMA BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Conheça os tipos de associações existentes no Brasil. SEBRAE NACIONAL. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/sites/ PortalSebrae/artigos/conheca-os-tipos-de-associacoes-existentes-no-brasil>. Acesso em: 02 de maio de 2019.
TENÓRIO, Fernando Guilherme (org.). Gestão Social e gestão estratégica. Rio de Janeiro / RJ: FGV. 1° Ed, 2013
TITO, Josip Broz. As fábricas aos operários. Prishtina, 1951.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Carlos Alberto Sarmento do Nascimento, João Eduardo Branco de Melo, Riyuzo Ikeda Júnior
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.