EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM BIBLIOTECAS
EXPERIÊNCIAS E EVIDÊNCIAS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v20i41.1179Abstract
Relato de experiência que busca evidenciar as ações do “Batendo Perna por aí…nas Bibliotecas Cariocas”, um projeto extensão mantido pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, voltado para a educação patrimonial em bibliotecas. O projeto possibilita aos moradores da cidade do Rio de Janeiro perceber as bibliotecas como parte de sua cultura e pertencentes a eles, através da realização de visitas a essas instituições. O referencial teórico sustenta-se pelas temáticas patrimônio cultural, memória e educação patrimonial, recorrendo-se a Pilar Guarcía Cuentos, Juan Miguel Palma Peña, Michel Pollak, Pierre Nora, Orlanda Jaramillo, Sabastián-Alejandro Marín-Agudelo, Pedro Paulo Funari, Sandra Pelegrini, Karin Kreismann Carter, Maria de Lourdes Parreiras Horta, Evelina Grunberg, Adriane Queiroz Monteiro para sua fundamentação. Caracteriza-se como pesquisa descritiva e comparativa, cujos resultados analisam questionários respondidos pelos participantes do projeto em 2022 e o primeiro semestre de 2023 e traça paralelos com estudo realizado anteriormente a fim de captar as mudanças ocorridas. Ressalta a importância da educação patrimonial em bibliotecas, uma vez que permite a aproximação e entendimento desses lugares de memória.
Riferimenti bibliografici
ARAÚJO, J. M. G. Coleções especiais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro: patrimônio bibliográfico no âmbito institucional. Cadernos de informação Jurídica, [s.l.], v. 7, n. 2, p. 29-48, 2020. Disponível em: https://www.academia.edu/50956464/Cole%C3%A7%C3%B5es_especiais_da_Universidade_Federal_do_Estado_do_Rio_de_Janeiro_patrim%C3%B4nio_bibliogr%C3%A1fico_no_%C3%A2mbito_institucional. Acesso em: 10 set. 2023.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 10 set. 2023.
CARTER, K. K. Educação patrimonial e biblioteconomia: uma interação inadiável. Inf. & Soc.: Est. João Pessoa, v. 14, n. 2, p. 31-52, jul./dez. 2004. Disponível em: https://brapci.inf.br/_repositorio/2010/11/pdf_584223b2f7_0013010.pdf. Acesso em: 28 out. 2022.
EMICIDA: amarelo: é tudo pra ontem. Diretor: Fred Ouro Preto. [S.l.]: Netflix, 2020.
FUNARI, P. P.; PELEGRINI, S. C. A. Histórico e Cultural. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL (Brasil). Histórico. Fundação Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, [2022]. Disponível em: https://www.bn.gov.br/sobre-bn/historico. Acesso em: 10 out. 2022.
FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA. Acervos. Fundação Casa de Rui Barbosa, [Rio de Janeiro?], 10 de março de 2004a. Disponível em: http://antigo.casaruibarbosa.gov.br/interna.php?ID_S=3. Acesso em: 3 out. 2022.
FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA. Biblioteca de Rui Barbosa. Fundação Casa de Rui Barbosa, [Rio de Janeiro?], 17 de agosto de 2004b. Disponível em: http://antigo.casaruibarbosa.gov.br/interna.php?ID_S=10. Acesso em: 3 out. 2022.
FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA. Rui Barbosa. Fundação Casa de Rui Barbosa, [Rio de Janeiro?], 10 de março de 2004c. Disponível em: http://antigo.casaruibarbosa.gov.br/interna.php?ID_S=2. Acesso em: 3 out. 2022.
GARCÍA CUENTOS, M. P. El patrimonio cultural: conceptos básicos. Zaragoza: Prensas Universitarias de Zaragoza, 2011.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
HORTA, M. de L. P.; GRUNBERG, E.; MONTEIRO, A. Q. Guia básico de Educação Patrimonial. Brasília: Iphan; Rio de Janeiro: Museu Imperial, 1999.
INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da Leitura no Brasil 5. Organizado por Zoara Failla. 5 ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2020. 153p. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/pesquisas-retratos-da-leitura/as-pesquisas-2/. Acesso em: 03 nov. 2022.
JARAMILLO, O.; MARÍN-AGUDELO, S. Patrimonio bibliográfico en la biblioteca pública: memorias locales e identidades nacionales. El Profesional de la Información, v. 23, n. 4, p. 425-432, 2014. Disponível em: https://recyt.fecyt.es/index.php/EPI/article/view/epi.2014.jul.11/16972. Acesso em: 18 out. 2022.
MARINHA DO BRASIL. Histórico. Biblioteca da Marinha, [Rio de Janeiro?], [200-?]. Disponível em: https://www.marinha.mil.br/bibliotecadamarinha/content/historico. Acesso em: 3 out. 2022.
NORA, P. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Proj. História, São Paulo, v. 10, p. 7-28, dez. 1993.
O CATÁLOGO on-line da BiblioMaison. BiblioMaison, Rio de Janeiro, c2022. Disponível em: https://bibliomaison.net.br/. Acesso em: 29 out. 2022.
PALMA PEÑA, J. M. El patrimonio cultural, bibliográfico y documental de la humanidad: revisiones conceptuales, legislativas e informativas para una educación sobre patrimonio. Cuicuilco, México, v. 20, n. 58, sep./dic., p. 31-58, 2013. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttextπd=S0185-16592013000300003. Acesso em: 22 out. 2022.
SOBRE a BiblioMaison. BiblioMaison, Rio de Janeiro, c2022. Disponível em: https://bibliomaison.net.br/node/content/nid/262107. Acesso em: 29 out. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. PROExC: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Portal Unirio, Rio de janeiro, [200-?]. Disponível em: http://www.unirio.br/proreitoriadeextensaoecultura/quem-somos/front-page. Acesso em: 03 nov. 2022.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Julia Maria Moraes Barata, Jaqueline Santos Barradas, Stefanie Cavalcanti Freire, Roberta de Roode Torres
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.