FUNDAMENTOS TEÓRICOS DAS ALFABETIZAÇÕES CIENTÍFICA, MIDIÁTICA E INFORMACIONAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autori

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i43.1186

Abstract

Diante de um campo em que há uma dispersão de conceitos e definições, o presente artigo objetivou reunir e organizar informações que ampliem a compreensão sobre as alfabetizações científica, midiática e informacional no ensino de Ciências, destacando o contexto histórico no qual as alfabetizações se tornaram notórias para a população em geral e as principais fundamentações teóricas utilizadas. Para a busca, utilizou-se como base de dados o Scielo, Portal de Periódicos Capes, Google Acadêmico e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. O uso de termos distintos e variações semânticas justificam o baixo número de dissertações e teses que apresentam a alfabetização midiática e alfabetização informacional, mesmo ao considerar a busca dos termos de forma unificada. Dessa forma, sinaliza-se a importância dos indicadores cienciométricos na avaliação do progresso científico, evidenciando os potenciais e limitações das áreas investigadas. Conclui-se que articular múltiplas alfabetizações no ensino de Ciências permite a inserção do sujeito em uma cultura científica e tecnológica, onde este é capaz de entender como os conhecimentos são formulados e validados.

Biografie autore

Karine Gehrke Graffunder, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria, RS, Brasil

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus Panambi (2018), Mestra (2021) e Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência nas áreas de Parasitologia, Entomologia Agrícola, com ênfase em fitossanidade e Educação. Atuou como representante do IFFar no projeto "Meninas na Ciência" desenvolvido pelo Instituto Federal de Brasília, no ano de 2018.

Cíntia Moralles Camillo, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria, RS, Brasil

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Mestre em Tecnologias Educacionais em Rede/UFSM; Especialista em Estatística e Modelagem Quantitativa/UFSM; Especialista em Educação a Distância/UNOPAR; Graduada em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Graduada em Pedagogia/Uninter. Atualmente Pós-Graduanda em Metodologias e Práticas para a Educação Básica/IFFar e Pós-Graduanda em Educação Teoria e Prática/IFMG. Tem atuado com as temáticas: tecnologias aplicadas à educação, tecnologias e metodologias no ensino de matemática e ciências, atividades práticas no processo de aprendizagem, planejamentos didáticos, metodologias ativas de ensino e aprendizagem.

Lenira Maria Nunes Sepel, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria, RS, Brasil

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1982), mestre em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (2012). Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Departamento de Ecologia e Evolução, atuando no ensino de Genética Geral, Genética Humana, Biologia Molecular e Evolução, junto aos cursos de Ciências Biológicas e Medicina. Orientadora no PPG Educação em Ciências Química da Vida e Saúde, coordenadora do subprojeto PIBID-Biologia/CCNE da UFSM, de 2007 a 2017; Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas do Centro de Ciências Naturais e Exatas, de 2005 a 2015. Coordenadora do PPG Educação em Ciências Química da Vida e Saúde a partir de dezembro de 2019.

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Pubblicato

2025-07-01

Come citare

Graffunder, K. G. ., Camillo, C. M. ., & Sepel, L. M. N. (2025). FUNDAMENTOS TEÓRICOS DAS ALFABETIZAÇÕES CIENTÍFICA, MIDIÁTICA E INFORMACIONAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Vivências, 21(43), 7–24. https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i43.1186

Fascicolo

Sezione

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO