FUNDAMENTOS TEÓRICOS DAS ALFABETIZAÇÕES CIENTÍFICA, MIDIÁTICA E INFORMACIONAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v21i43.1186Abstract
Diante de um campo em que há uma dispersão de conceitos e definições, o presente artigo objetivou reunir e organizar informações que ampliem a compreensão sobre as alfabetizações científica, midiática e informacional no ensino de Ciências, destacando o contexto histórico no qual as alfabetizações se tornaram notórias para a população em geral e as principais fundamentações teóricas utilizadas. Para a busca, utilizou-se como base de dados o Scielo, Portal de Periódicos Capes, Google Acadêmico e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. O uso de termos distintos e variações semânticas justificam o baixo número de dissertações e teses que apresentam a alfabetização midiática e alfabetização informacional, mesmo ao considerar a busca dos termos de forma unificada. Dessa forma, sinaliza-se a importância dos indicadores cienciométricos na avaliação do progresso científico, evidenciando os potenciais e limitações das áreas investigadas. Conclui-se que articular múltiplas alfabetizações no ensino de Ciências permite a inserção do sujeito em uma cultura científica e tecnológica, onde este é capaz de entender como os conhecimentos são formulados e validados.
Riferimenti bibliografici
AMERICAN ASSOCIATION OF SCHOOL LIBRARIANS (AASL); ASSOCIATION FOR EDUCATIONAL COMMUNICATIONS AND TECHNOLOGY (AECT). Information Standards for Student Learning. [S. l.], 1989. Disponível em: <https://www.ala.org/ala/aasl/aaslproftools/informationpower/InformationLiteracyStandards_final.pdf>. Acesso em: 25 maio. 2023.
AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION (ALA). Report of the Presidential
Committee on Information Literacy: Final Report. [S. l.], 1989. Disponível
em: <http://www.ala.org/acrl/publications/whitepapers/presidential>. Acesso em: 25 maio. 2023.
ASSOCIATION OF COLLEGE AND RESEARCH LIBRARY (ACRL). Information Literacy Competency for Higher Education. Chicago: ALA, 2000. 16 p. Disponível em:
<https://alair.ala.org/bitstream/handle/11213/7668/ACRL%20Information%20Literacy%20Competency%20Standards%20for%20Higher%20Education.pdf?sequence= 1 & isAllowed=y Acesso em: 25 maio. 2023.
AUFDERHEIDE, P. Aspen Media Literacy Conference Report – part II: proceedings and next steps. Washington, DC: The Aspen Institute, 1992. Disponível em:
. Acesso em: 25 maio. 2023.
BÉVORT, E.; BELLONI, M. L. Mídia-Educação: conceitos, história e perspectivas. Educação e Sociedade, v. 30, n. 109, p. 1081-1102, 2009. DOI: 10.1590/S0101-73302009000400008
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão Final. Brasília: MEC. Abril, 2017. Disponível em:
<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 25 maio. 2023.
BRUCE, C. S. Information literacy research: dimensions of the emerging collective consciousness. Australian Academic & Research Libraries, v. 31, n. 2, p. 91-109, 2000. DOI: 10.1080/00048623.2000.10755119
BUCKINGHAM, D. Media education – literacy, learning and contemporary culture. Cambridge: Polity Press, 2003.
BYBEE, R. W. Achieving scientific literacy. The Science Teacher, v. 62, n. 7, p. 28-33, 1995.
DUDZIAK, E. A. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, v. 32, n. 1, p. 23-35, 2003. DOI: 10.18225/ci.inf.v32i1.1016
____________. Competência informacional e midiática no ensino superior: Desafios e propostas para o Brasil. Prisma.com [online], n.13, 2011.
FANTIN, M. Contextos, perspectivas e desafios da mídia-educação no Brasil. In: Ilana Eleá. (Org.). Agentes e vozes: um panorama da mídia-educação no Brasil, Portugal e Espanha. 1ed. Götenburg: Nordicon, 2014, v. 1, p. 49-57.
FOUREZ, G. Alphabétisation Scientifique et Technique - Essai sur les finalités de l’enseignement des sciences. Bruxelles: De Boeck-Wesmael, 1994.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. Campinas: Autores Associados; São Paulo: Cortez, 1988. 80 p.
GASQUE, K. C. G. D.; TESCAROLO, R. Desafios para implementar o letramento informacional na educação básica. Educação em Revista (UFMG), v. 26, n. 01, p. 41-56, 2010. DOI: 10.1590/S0102-46982010000100003
GONNET, J. Educação e mídias. São Paulo: Loyola, 2004.
GRIZZLE, A. et al. Alfabetização midiática e informacional: diretrizes para a formulação de políticas e estratégias. 1. ed. Brasília: UNESCO, 2016. 204 p.
HAZEN, R. M., TREFIL, J. Science matters. Achieving scientific literacy. New York: Anchor Books Doubleday, 1991.
HOBBS, R. Digital and Media Literacy: A Plan of Action. Washington, DC: The Aspen Institute, 2010.
HURD, P. D. Scientific Literacy: New Minds for a Changing World, Science Education, v. 82, n. 3, p. 407-416, 1998. DOI: 10.1002/(SICI)1098-237X(199806)82:3<407::AID-SCE6>3.0.CO;2-G
KRASILCHIK, M. Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências. Perspectiva, v. 14, n.1, p. 85-93, 2000. DOI: 10.1590/S0102-88392000000100010
KRASILCHIK, M.; MARANDINO, M. Ensino de ciências e cidadania. São Paulo: Moderna, 2007. 87 p.
KUHLTHAU, C. C. Information Skills for an Information Society: A Review of Research. Information Resources Publications, 030 Huntington Hall, Syracuse University, Syracuse, NY 13244-2340, 1987.
LAUGKSCH, R. C. Scientific literacy: a conceptual overview. Science Education, v. 84, n. 1, p. 71-94, 2000. DOI: 10.1002/(SICI)1098-237X(200001)84:1<71::AID-SCE6>3.0.CO;2-C
MARQUES, A. C. T. L.; MARANDINO, M. Alfabetização científica, criança e espaços de educação não formal: diálogos possíveis. Educação e Pesquisa, v. 44, e170831, p. 1-19, 2018. DOI: 10.1590/S1678-4634201712170831
MILLER, J. D. The measurement of civic scientific literacy. Public Understand of Science, v. 7, n. 3, p. 203-223, 1998. DOI: 10.1088/0963-6625/7/3/001
MUJIKA, M. G.; ARANZABAL, J. G. Alfabetización científica en contextos escolares: El Proyecto Zientzia Live!. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, v. 12, n. 2, p. 294-310, 2015. DOI: 10.25267/Rev_Eureka_ensen_divulg_cienc.2015.v12.i2.05http://reuredc.uca.es
OLIVEIRA, R. J. A escola e o ensino de ciências, São Leopoldo: Unisinos, 2000.
OXFORD DICTIONARIES. Literacy. Oxford [s. d.]. 2020. Disponível em: <https://www.oxfordlearnersdictionaries.com/definition/english/literacy?q=literacy>. Acesso em: 25 maio. 2023.
SÁNCHEZ, E. M. R.; ORTEGA, P. G. R.; ARIZA, M. R. Conocimiento, demanda cognitiva y contextos en la evaluación de la alfabetización científica en PISA. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, v. 17, n. 2, p. 2302, 2020. DOI: 10.25267/Rev_Eureka_ensen_divulg_cienc.2020.v17.i2.2302
SANTOS, W. L. P. Educação científica na perspectiva de letramento com prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 36, p. 474-550, 2007. DOI: 10.1590/S1413-24782007000300007
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011.
SASSERON, L. H. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Revista Ensaio, v.17, n. especial, p. 49-67, 2015. DOI: 10.1590/1983-2117201517s04
SCHEID, N. M. J. História da ciência na educação científica e tecnológica: contribuições e desafios. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 2, p. 443-458, 2018.
SHEN, B. S. P. Science Literacy. In: American Scientist, v. 63, p. 265-268, 1975.
SILVA, K. K. A.; BEHAR, P. A. Competências digitais na educação: uma discussão
acerca do conceito. Educação em Revista, v.35, e.209940, p. 1-32, 2019. DOI: 10.1590/0102-4698209940
TAKAHASHI, T. (Org.). Sociedade da informação no Brasil: livro verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.
TUFTE, B.; CHRISTENSEN, O. Mídia-Educação – entre a teoria e a prática. Perspectiva, v. 27, n. 1, p. 97-118, 2009. DOI: 10.5007/2175-795X.2009v27n1p97
UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION (UNESCO). Grünwald Declaration on Media Education. In International Symposium on Media Education, Grünwald, Federal Republic of Germany, 1982. Disponível em:<http://www.unesco.org/education/pdf/MEDIA_E.PDF>. Acesso em: 25 maio. 2023.
UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION (UNESCO). Educating for the Media and the Digital Age. In Media Vienna Conference, Austria, 1999. Disponível em:
< https://www.mediamanual.at/en/pdf/educating_media_engl.pdf >. Acesso em: 25 maio. 2023.
UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL
ORGANIZATION (UNESCO). Marco de avaliação global da alfabetização midiática
e informacional: disposição e competências do país. Paris, UNESCO; Brasília,
UNESCO Office Brasília; Rio de Janeiro, Cetic.br/NIC.br, 2016.
UNITED NATIONS EDUCATIONAL SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION (UNESCO). Defining literacy. Hamburg: Germany, 2018. Disponível em:
<http://gaml.uis.unesco.org/wp-content/uploads/sites/2/2018/12/4.6.1_07_4.6-defining-literacy.pdf>. Acesso em: 25 maio. 2023.
VIZZOTTO, P. A.; MACKEDANZ, L. F. Alfabetização Científica e a Contextualização do conhecimento: um estudo da Física aplicada ao trânsito. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, e20190027, p. 1-16, 2020. DOI: 10.1590/1806-9126-RBEF-2019-0027
WEINER, S.A.; JACKMAN, L.W. Final report on the National Forum on Information Literacy (NFIL). Journal of Information Literacy, v. 9, n. 2, p. 129-130, 2015. DOI: 10.11645/9.2.2006
WILSON, C. et al. Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores. 1. ed. Brasília: UNESCO, 2013. 194 p.
ZURKOWSKI, P. G. The Information Service Environment Relationships and Priorities: report 5. Washington, National Commission on Libraries and Information Science, 1974. Disponível em: <http://files.eric.ed.gov/fulltext/ED100391.pdf>. Acesso em: 25 maio. 2023.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Karine Gehrke Graffunder, Cíntia Moralles Camillo, Lenira Maria Nunes Sepel

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.