THERAPEUTIC JURISPRUDENCE: PRÁTICAS JURÍDICAS A PARTIR DA ÉTICA DO CUIDADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v16i30.148

Resumo

A atividade jurídica/processual por vezes é realizada somente por atos formais e sequenciais, sem a observância da humanização das relações interpessoais na busca da pacificação social, finalidade esta da aplicação do Direito. Nesse sentido, é necessário pensar a atividade jurídica de forma humanizada sob o viés da ética do cuidado, a qual possibilita um olhar reflexivo do âmbito jurídico no tocante às influências no meio social que a prática jurídica provoca. Assim, a doutrina da Therapeutic Jurisprudence (“TJ”) apresenta-se como proposta pertinente ao cenário jurídico contemporâneo marcado por uma necessidade de sua humanização, seja no âmbito processual, da legislação, dos agentes que atuam na prática forense e das práticas alternativas de solução de conflitos. Dessa forma, o presente estudo busca problematizar a aplicação da atividade jurídica sob o viés do cuidar e analisar a materialização da “TJ” na esfera penal através do método APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, tendo em vista a necessidade de humanizar a pena privativa de liberdade na busca da ressocialização e reintegração social dos apenados. O presente trabalho acadêmico faz parte do grupo de estudos em Therapeutic Jurisprudence do curso de Direito da URI Campus de Frederico Westphalen/RS, sendo desenvolvido por método dedutivo e dialógico, através de pesquisa bibliográfica e documental por meio de leituras e sintetização de livros, artigos científicos e textos publicados na internet, uma vez que há pouca doutrina que versa sobre o método APAC e sobre a prática da “TJ”.

Biografia do Autor

Iziane Luiza Bertotti, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- Campus de Frederico Westphalen.

Acadêmica do Curso de Direito da URI- Campus de Frederico Westphalen. Bolsista do Projeto Therapeutic Jurisprudence: práticas jurídicas a partir da ética do cuidado.

Fernando Battisti, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Professor na URI-Campus de Frederico Westphalen e Doutorando em Educação pelo PPGEDU da URI-FW.

Referências

A ineficácia do sistema carcerário brasileiro. Disponível em: <http://www.pastoralcarcerariadf.com.br/2017/02/21/aineficienciadosistemacarcerariobrasileiro/>. Acesso em: 22 de Julho de 2019.

ANDRADE, Ueliton Santos de; FERREIRA, Fábio Félix. Crise no Sistema Penitenciário Brasileiro. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde. Salvador: Abril de 2014, v. 2. p. 24-38.

BAUMAN, Zygmunt. Confiança e medo na cidade. Tradução: Eliana aguiar: Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.

BITTAR, Eduardo C.B. Curso de Ética Jurídica. 11 ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

BOFF, Leonardo. Saber Cuidar: ética do humano – compaixão pela Terra. 15.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado Federal/Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Lei de execução Penal. Lei nº 7210 de 11 de julho de 1984.

COLOMBO, Silvana. A mediação como ferramenta de aplicação dos princípios da Therapeutic Jurisprudence. In: FENSTERSEIFER, Daniel Pulcherio (Organizador) Therapeutic Jurisprudence: lições e práticas que podem humanizar o Direito. Curitiba: CRV, 2018.

FENSTERSEIFER. Daniel Pulcherio. Therapeutic Jurisprudence: lições e práticas que podem humanizar o direito. 1 ed. Curitiba: CRV, 2018.

FERREIRA, Valdeci; OTTOBONI, Mário. Método APAC: sistematização de processos. 1 ed. Belo Horizonte: Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, Programa Novos Rumos, 2016.

TEIXEIRA, Faustino. Ética do Cuidado. Diálogos. Postado em 20 de abril de 2001. Disponível em:<http://fteixeiradialogos.blogspot.com.br/search/label/Artigo%20em%20peri%C3%B3dico%202001>. Acesso em: 30 de julho de 2019.

The concept of jurisprudence. Disponível em <https://aija.org.au/research/resources/the-concept-of-therapeutic-jurisprudence/>. Acesso em 20 janeiro. 2019

WEXLER, David B; PERLIN, Michael L; VOLS, Michel; SPENCER, Pauline; STOBBS, Nigel. Guest editorial: current issues in therapeutic jurisprudence. Qut law review: 03 de Dezembro de 2016, v. 16. p.1-3. Issn online: 2201-7275.

Downloads

Publicado

2019-12-11

Como Citar

Bertotti, I. L., & Battisti, F. (2019). THERAPEUTIC JURISPRUDENCE: PRÁTICAS JURÍDICAS A PARTIR DA ÉTICA DO CUIDADO. Vivências, 16(30), 145–159. https://doi.org/10.31512/vivencias.v16i30.148

Edição

Seção

ARTIGOS DO PRÊMIO DESTAQUE