PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS ATRAVÉS DE NARRATIVAS DE UM GRUPO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v22i44.1542

Abstract

Este estudo teve como objetivo analisar as contribuições de uma experiência formativa, baseada em pesquisa narrativa, com um grupo de residentes de uma universidade no Nordeste, participantes de um subprojeto de Ciências Biológicas do Programa de Residência Pedagógica (PRP). A investigação adotou a pesquisa narrativa como metodologia, utilizando a análise hermenêutica objetiva para explorar as vivências dos graduandos. Os resultados revelaram três categorias principais: inseguranças iniciais, a relação teoria-prática nos primeiros meses e a importância da residência na formação docente. Os residentes expressaram sentimentos de insegurança ao ensinar, especialmente diante da necessidade de integrar teoria e prática de forma efetiva. Destacaram também o valor do PRP como uma oportunidade de aprendizado intenso e compartilharam suas experiências práticas na educação básica, que foram cruciais para o desenvolvimento de suas habilidades pedagógicas. O estudo ressaltou a relevância do programa como uma ponte entre a educação superior e as escolas-campo, oferecendo aos licenciandos uma formação inicial com forte enfoque prático, essencial para sua futura atuação docente e para a construção de uma prática educativa mais eficaz e conectada à realidade das salas de aula.

Author Biographies

Lucas Yuri Dantas Lima Barbosa, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil

Graduando do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará - UFC.

Raphael Alves Feitosa, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil

Doutorado em Educação, Centro de Ciências, Departamento de Biologia da Universidade Federal do Ceará - UFC.

References

BRITO, Ana Claudia da Silva; BEZERRA, Cynara Carmo; OLIVEIRA, Simone Barbosa de. RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE BIOLOGIA CESP-UEA. Marupiara | Revista Científica do CESP/UEA, [S.l.], n. 9, p. 112-122, ago. 2022. ISSN 2527-0753. Disponível em: https://periodicos.uea.edu.br/index.php/marupiara/article/view/2661. Acesso em: 25 jul. 2024.

CAPES. PORTARIA GAB Nº 38, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2018. Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. 2018. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica. Acesso em 30 de mar. 2023.

CLANDININ, Dean J.; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa Narrativa: experiências e história em pesquisa qualitativa. Uberlândia: EdUFU, 2011. 250p.

FARIA, Juliana Batista; DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Residência pedagógica: afinal, o que é isso?. Revista de Educação Pública, v. 28, n. 68, p. 333, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.29286/rep.v28i68.8393. Acesso em: 05 de abr. 2023.

FEITOSA, Raphael Alves. Uma revisão narrativa sobre o programa de residência pedagógica no Brasil. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 12, n. 2, p. 1-15, 2022. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/6937. Acesso em: 09 de abr. 2023.

FEITOSA, Raphael Alves; SARMENTO, Teresa. Proposta de tecelagem artístico-reflexiva na preparação de equipes de Residência Pedagógica no Brasil. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, v. 23, n. 3, p. 593–609, 2021. Disponível: https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.33964. Acesso em: 30 de mar. 2023.

FERREIRA, Pamela Cristina Conde; SIQUEIRA, Miriam Carla da Silva. RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: um instrumento enriquecedor no processo de formação docente. Revista Práticas de Linguagem, v. 10, n. 1, p. 7-19, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.34019/2236-7268.2020.v10.31448. Acesso em: 19 de set. 2023.

FERREIRA NETO, José Olímpio; NASCIMENTO, Ana Paula Souza do; NASCIMENTO, Ana Patrícia Sousa do. Formação de Professores e o Ensino Multicultural: o papel do programa residência pedagógica Biologia (prpbio). Research, Society And Development, v. 11, n. 16, p. 1-10, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i16.37597. Acesso em: 15 de mar. 2023.

GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa Qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, v. 3, n. 35, p. 20-29, 1995. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/20595. Acesso em: 28 de jun. 2023.

LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro; GERALDI, Corinta Maria Grisolia; GERALDI, João Wanderley. O trabalho com narrativas na investigação em educação. Educação em Revista, v. 31, n. 1, p. 17–44, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-4698130280. Acesso em: 30 de jun. 2023.

LUZ ARAGÃO, V.; RODRIGO CRUZ DOS SANTOS, P.; DE ALMEIDA SILVA, J. O. Residência Pedagógica: Vivências, Contribuições Ao Ensino E Aprendizagem Na Educação Básica E Na Formação Docente Em Biologia No Município Codó, Ma, Brasil. Vivências, [S. l.], v. 18, n. 35, p. 161–181, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i35.457. Acesso em: 25 jul. 2024.

MAYRING, Philipp. Einführung in die qualitative Sozialforschung [Introdução à pesquisa social qualitativa: uma orientação ao pensamento qualitativo] (Tradução de Hartmut Günther). 5. ed. Weinheim: Beltz. 2002. 145 p.

SANTOS, Dayanna Carvalho Rocha et al. RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: um incentivo para a formação e atuação docente no ensino de biologia. Brazilian Journal Of Development, v. 6, n. 8, p. 57586-57593, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n8-244. Acesso em: 31 de maio 2023.

SANTOS, Maria Cristina Ferreira dos et al. Formação docente para o ensino de ciências e biologia na residência pedagógica. Revista Aproximando, Rio de Janeiro, v. 6, n. 8, p. 1-8, set. 2022. Disponível em: https://ojs.latic.uerj.br/ojs/index.php/aproximando/article/view/236. Acesso em: 31 maio 2023.

SOUZA, Maycon dos Santos; SHAW, Gisele Soares Lemos. Formação interdisciplinar por meio da pesquisa no ensino na residência pedagógica. Momento - Diálogos em Educação, v. 31, n. 03, p. 317-341, 23 nov. 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14295/momento.v31i03.14143. Acesso em: 10 de jul. 2023.

Published

2025-12-14

How to Cite

Barbosa, L. Y. D. L., & Feitosa, R. A. (2025). PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS ATRAVÉS DE NARRATIVAS DE UM GRUPO. Vivências, 22(44), 187–201. https://doi.org/10.31512/vivencias.v22i44.1542

Issue

Section

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO