CORES E SENTIMENTOS: ANÁLISES IMAGÉTICAS SOBRE AS EMOÇÕES EM DIVERTIDA MENTE 2

Autori

DOI:

https://doi.org/10.31512/vivencias.v22i44.1585

Abstract

Divertida Mente 2 é uma animação que explora as emoções humanas através de uma jornada visual e psicológica. Com foco na personagem Riley, o filme utiliza elementos como cores e cenários para ilustrar suas transformações emocionais enquanto enfrenta novos desafios. Sob esse prisma, o presente trabalho objetiva analisar como as cores se relacionam aos sentimentos durante a narrativa apresentada em uma animação, atendo-se, especificamente, ao filme Divertida Mente 2. No que tange aos procedimentos de coleta de dados, foram selecionados keyframes do filme, analisados através da Retórica da Imagem, de Barthes (1990). Ao fim do estudo, constatou-se que a sala de controle em Divertida Mente 2 representa o estado emocional da jovem Riley, utilizando cores para simbolizar suas transições. A análise das expressões emocionais e do conflito interno da protagonista, evidenciada por cenários como o cofre cinza e a tempestade, destaca a complexidade de suas emoções. O uso de cores como azul e laranja intensifica a experiência emocional do público, representando tanto a introspecção quanto o desconforto. Esses elementos visuais e narrativos, de muitas formas, enriquecem a narrativa, conectando o espectador ao desenvolvimento psicológico da personagem.

Biografie autore

Brenda Luize Silva Corrêa, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil

Bacharela em Publicidade e Propaganda pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). 

Mauricio Barth, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil

Doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social, mestre em Indústria Criativa, especialista em Gestão de Marketing, bacharel em Publicidade e Propaganda. Professor em cursos de Graduação e Pós-graduação Stricto Sensu e Coordenador Editorial na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS).

Riferimenti bibliografici

BARROS, L. R. M. A cor no processo criativo: um estudo sobre a Bauhaus e a teoria de Goethe. 4. ed. São Paulo: Senac, 2011.

BARTHES, R. Introdução à análise estrutural da narrativa. In: BARTHES, R. (org). Análise estrutural da narrativa. trad. Maria Zélia Barbosa Pinto. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

BARTHES, R. A retórica da imagem. In: O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

BOERBOOM, P.; PROETEL, T. A cor como material e recurso visual. Osasco: Gustavo Gili, 2020.

BORDWELL, D.; THOMPSON, K. A arte do cinema: Uma introdução. trad. Roberta Gregoli. Campinas: Unicamp; São Paulo: USP, 2013.

COSTANTINO, F.; FERREIRA, E. Cotidiano e Instagram: efemeridade e narrativas de si no recurso stories. Revista Esferas, Brasília, n. 11, p. 151-161, jul./dez. 2017.

FARINA, M.; PEREZ, C.; BASTOS, D. Psicodinâmica das cores em comunicação. 6. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2011.

GANCHO, C. V. Como analisar narrativas. 7. ed. São Paulo: Ática, 2003.

GAUDREAULT, A.; JOST, F. A narrativa cinematográfica. trad. Adalberto Muller, Ciro Inácio Marcondes e Rita Jover Faleiros. Brasília: Universidade de Brasília, 2009.

GENETTE, G. Fronteiras da narrativa. In: BARTHES, R. (org). Análise estrutural da narrativa. trad. Maria Zélia Barbosa Pinto. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

HELLER, E. A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão. São Paulo: Olhares, 2021.

LESTER, J. N. Introduction to Special Issue: Qualitative Research Methodologies and Methods for Theory Building in Human Resource Development. Human Resource Development Review, v. 22, n. 1, p. 7-14, dez. 2022.

MCBRIDE, N. K. Reflexivity in the Field Encounter in Qualitative Research: Learning from Gadamer. Qualitative Research Journal, v. 23, n. 1, p. 27-40, 2023.

MARTIN, M. A Linguagem Cinematográfica. São Paulo: Brasiliense, 2007.

MITCHELTREE, C. M. Towards a Sense of Urgency for Innovation Realization: A Case Study on Complacency Asymmetries in Interorganizational Relations. Journal of Innovation and Entrepreneurship, v. 12, n. 1, 2023.

REALES, L. Introdução aos estudos da narrativa. Florianópolis: LLE/CCE/UFSC, 2011.

Pubblicato

2025-12-14

Come citare

Corrêa, B. L. S., & Barth, M. (2025). CORES E SENTIMENTOS: ANÁLISES IMAGÉTICAS SOBRE AS EMOÇÕES EM DIVERTIDA MENTE 2. Vivências, 22(44), 383–402. https://doi.org/10.31512/vivencias.v22i44.1585

Fascicolo

Sezione

ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO