INFLUÊNCIA DA POLUIÇÃO VISUAL NA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO: PERCEPÇÕES A PARTIR DA ÁREA URBANA CENTRAL DE IJUÍ/RS
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v22i44.1592Abstract
A preservação do patrimônio arquitetônico é essencial para transmitir a história e as tradições servindo como uma base que conecta o passado ao presente e ao futuro. O objetivo do texto fundamenta-se em refletir o fenômeno da poluição visual nas ambiências urbanas aplicadas ao patrimônio arquitetônico, a partir da área urbana de Ijuí/RS. Metodologicamente, por meio dos procedimentos, a pesquisa leva em consideração a revisão bibliográfica, o estudo de caso e o levantamento de campo considerando quatro obras patrimoniais de referência situadas na região central da área urbana de Ijuí, sendo elas: o Edifício América, o Edifício Antigo Cine Teatro Serrano, o Edifício Hocevar e o Edifício Scharnberg. Como resultados percebe-se que as edificações patrimoniais ainda presentes na área urbana de Ijuí sempre desempenharam um papel fundamental na estruturação e organização do espaço urbano, servindo como marcos que orientam a sociedade em seu ambiente, pois não se trata apenas de monumentos patrimoniais, mas também pontos de referência que guiam a circulação e a interação das pessoas dentro da cidade. A presença excessiva de anúncios comerciais tem criado uma sensação de desordem e abandono, levando à degradação física e ao desinteresse público em relação ao patrimônio arquitetônico, visto que, a evolução da comunicação visual mostra uma mudança significativa, passando de um foco em estética e funcionalidade para uma ênfase crescente em publicidade. Nota-se que no passado, as edificações eram claras e funcionais, enquanto hoje o excesso de informações visuais e a poluição resultante prejudicam a estética e a clareza urbana.
Riferimenti bibliografici
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Informações. 2024. Disponível em: http://www.cidades.ibge.gov.br. Acesso em: 05 abr. 2024.
CASTANHEIRO, I. C. A Poluição Visual: Formas de Enfrentamento pelas Cidades. Revista Internacional de Direito e Cidadania, n. 4, p. 63-78, jun. 2009.
PREFEITURA DE IJUÍ. Documentos para informações. 2024.
OLIVEIRA, T. D. de. A arquitetura como cenário e a educação como possibilidade: o patrimônio e suas inter-relações com a memória, identidade, pertencimento e cidadania. 2019. 156 f. Tese (Doutorado em Educação nas Ciências) - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2019.
OLIVEIRA, T. D. de; CALLAI, H. C. Compreender a cidade e a arquitetura através da educação patrimonial. Revista Di@logus, v. 6, n. 3, p. 141-149, set. 2017.
OLIVEIRA, T. D. de, MUSSI, A. Q., ENGERROFF, F. Z. A preservação do patrimônio arquitetônico e suas relações com o planejamento e desenvolvimento urbano. Revista Missioneira, v. 22, n. 1, p. 23-34, 2020.
RAPOPORT, A. Aspectos humanos da forma urbana: rumo a um confronto das ciências sociais com o desenho da forma urbana. Barcelona: Gustavo Gili, 1978.
SANTOS, D. P. Poluição visual urbana: os impactos da publicidade na paisagem do calçadão do centro histórico e comercial de Aracaju. 2021. 146 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2021.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2026 Tarcisio Dorn de Oliveira, Josiane de Oliveira Pillar Hinning, Thaís Carpes Pereira, Ana Paula Schulz Tomm

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.