ÁGUA COMO TEMÁTICA PARA UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA DO MÉTODO CIENTÍFICO
DOI:
https://doi.org/10.31512/vivencias.v15i29.51Abstract
Este estudo, realizado com os acadêmicos do 3º semestre do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA Campus Dom Pedrito, buscou evidenciar aspectos do método científico através de uma experimentação investigativa sobre a temática água. Como abordagem metodológica utilizou-se a experimentação por investigação, já que esta favorece autonomia, criticidade e levantamento de hipótese. O instrumento de coleta de dados foi aplicado em formato de um quadro contendo os seguintes tópicos: “O que sei?; O que quero saber? e O que aprendi?” distribuídos em três questionamentos distintos. Os resultados encontrados foram analisados de maneira qualitativa, e mostram que os acadêmicos vinculam em quase todas as questões as relações da água com as tarefas triviais e da sobrevivência humana. Muitos dos sujeitos destinaram suas curiosidades relacionadas à sensibilização de como economizar este recurso, assim como conhecer as possibilidades da postura de indústrias para utilização consciente da água. Por fim, considera-se que as atividades investigativas são excelentes recursos para compreensão de temáticas como a água e que a aprendizagem é favorecida quando se proporciona aos estudantes a visualização dos fenômenos, sendo que a experimentação por investigação pode ser empregada com diversas finalidades e através de distintas abordagens, oferecendo significativas contribuições para educação científica e para a compreensão do método científico.
Riferimenti bibliografici
AZEVEDO, M. C. P. S. de. Ensino por Investigação: Problematizando as atividades em sala de aula. In: Carvalho, A. M. P. de (org); NASCIMENTO,V. B. do; CAPECCHI, M. C. de M. ; VANNUCHI, A. I., CASTRO,R. S. de; PIETROCOLA, M.; VIANNA, D. M. ; ARAÚJO, R. S. Ensino de Ciências: Unindo a pesquisa e a prática. São Paulo-SP: Cecange Learning, 2009.
BACCI, D. C.; PATACA, E. C. Educação para água. Estudos Avançados, v. 22, n. 63, p. 221-226, 2008.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.
BEVILACQUA, G.D.; SILVA, R.C. (2007). O ensino de Ciências na 5ª série através da experimentação. Revista Ciências & Cognição, v.10, p. 84-92, 2007.
BLUMKE, R. A.; AUTH, M.A. O processo de conceituação e as atividades experimentais no ensino de Física. VI Encontro Iberoamericano de Coletivos Escolares e Redes de Professores que Fazem Investigação na sua Escola. 2005.
CACHAPUZ, A.; VILCHES, A. A importância da educação científica na sociedade actual.
In: CACHAPUZ, A., GIL-PÉREZ, D. CARVALHO, AMP, VILCHES, A.(Org.). A
Necessária Renovação do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez. 2011. cap. 01. p. 19-34.
p.
CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito 6. ed., São Paulo: Cortez, 2012. 255p.
CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 5 ed. Ijuí: Unijuí, 2011, p.368.
CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para inclusão social. Revista brasileira de educação, n. 21, sete/dez., p.89-100, 2003.
COQUIDÉ, M. Um olhar sobre a experimentação na escola primária francesa. Revista ensaio, v. 10, n.1, 2008.
DIAS, G. F. Educação Ambiental: Princípios e Praticas. 6º Ed. rev. São Paulo: Gaia, p. 38-45. 2004
FIORI, S; FERNANDES, V. M. C.; PIZZO, H. Avaliação qualitativa e quantitativa do reuso de águas cinzas em edificações. Ambiente Construído, v. 6, n. 1, p. 19-30, jan./mar. 2006.
GALIAZZI, M. C. et al. Objetivos das Atividades Experimentais no Ensino Médio: A pesquisa coletiva como modo de formação de professores de ciências. Ciência & Educação, v.7, n.2, 2001.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010, 200p.
MOREIRA, M. A.; OSTERMANN, F. Sobre o ensino do método científico. Revista Cad. Cat. Ens. Física, v. 10, n. 2, p. 108-117, 1993.
OLIVEIRA, J. R. S. Contribuições e abordagens das atividades experimentais no ensino de ciências: Reunindo elementos para a prática docente. Acta Scientiae, 2010.
QUILLFELDT, J. A. Astrobiologia: água e vida no sistema solar e além. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 27, n. Especial, p. 685-697, 2010.
SASSERON, L.H.; CARVALHO, A.M.P. Ensino por CTSA: Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental. In: Encontro Nacional em Pesquisa em Educação, Anais... Bauru: VI ENPEC, 2007.
SOARES JUNIOR, M. P. et al. Educação ambiental: um desafio à sustentabilidade sócio
ambiental. RBGA (Pombal – PB – Brasil), v.6, n.1, p. 18 – 34, 2012.